ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Verstappen crava a pole para o GP da Espanha. Leclerc é eliminado no Q1

Max Verstappen não deixou brecha para perder a pole, o piloto apresentou o melhor desempenho na Espanha. Sainz ficou com o segundo lugar, seguido de perto por Norris

Em termos de classificação, tivemos uma atividade bem agitada em Barcelona neste sábado (03), com a evolução constante da pista, as posições foram se alternando rapidamente ao longo da sessão. Max Verstappen faturou mais uma pole na temporada 2023, demonstrando um desempenho muito superior. O holandês anotou 1m12s272, não deixando margem para ninguém buscar a pole, Verstappen ficou separado por 0s462 do segundo colocado.

Um duelo então foi travado pelo segundo lugar, mas Carlo Sainz levou a melhor, o piloto da Ferrari anotou 1m12s734 para garantir a segunda posição. Desde que o carro da Ferrari foi atualizado na Espanha, Sainz tem se sentido mais confortável com o SF-23. Com a classificação se aproximando do final Lando Norris completou mais uma volta rápida e assumiu a terceira posição com o tempo de 1m12s792.

Pierre Gasly ficou com o 4º lugar, faturando mais uma boa posição de largada para a Alpine, porém, o francês é investigado por ter atrapalhado alguns pilotos durante a classificação. Se Gasly for punido, como Leclerc em Mônaco, perde ao menos três posições no grid de largada. Lewis Hamilton representou a Mercedes no Q3 e vai começar a prova do 5º lugar. O inglês e George Russell no final do Q2.

LEIA MAIS: Coleta de dados e análise das atualizações são o foco desta sexta-feira em Barcelona

Lance Stroll finalmente superou Fernando Alonso, o piloto canadense vai começar o GP da Espanha na 6ª posição.  O canadense teve um fim de semana bem complicado em Barcelona e surpreendeu ao andar mais próximo de Alonso nessa atividade.

Esteban Ocon faturou o sétimo lugar com a Alpine e foi seguido por Nico Hülkenberg da Haas. Alonso tinha apenas um jogo de pneus macios, desta forma se contentou com o nono lugar. O espanhol também lidou com uma quebra do assoalho, pois extravasou os limites de pista ainda no Q1 e passou pela brita. Oscar Piastri completou o top-10, os dois carros da McLaren avançaram para o Q3.

Os destaques negativos desta classificação ficam para Charles Leclerc e Sergio Pérez. O monegasco obteve apenas a 19ª posição, pois não conseguiu um bom desempenho com nenhum dos jogos de pneus macios usados. Leclerc acredita que o carro estava com algum problema, assim foi eliminado no Q1.

O mexicano foi eliminado no Q2, Pérez prejudicou a sua volta quando cometeu um erro e passou pela brita, ficando apenas com a 11ª posição.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 10h (pelo horário de Brasília), para disputar o GP da Espanha.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 1 para o GP da Espanha

A chuva lavou a pista na corrida da Fórmula 2 e deixou o traçado úmido para o início da classificação da Fórmula 1. Um trilho seco tinha se formado pelo traçado de Barcelona. As nuvens dominavam o circuito completamente, com isso, as temperaturas estavam baixas, na pista era aferido 24ºC, com 21ºC no ambiente.

Por conta da pista úmida no TL3, a atividade foi inconclusiva e os pilotos não conseguiram completar muitas voltas no traçado.

Q1

O pit-lane estava bem úmido fora do traçado que havia se formado. Rapidamente os pilotos foram se dirigindo para o traçado, mas apostavam nos pneus macios nesta primeira saída. Não demorou muito, para vermos o primeiro piloto saindo da pista, Tsunoda perdeu o controle do carro na penúltima curva do traçado, pegando um pouco da brita. O piloto japonês permaneceu na pista.

Esteban Ocon anotou 1m14s820, sendo superado por Pierre Gasly que obteve 1m14s618. Nico Hülkenberg saltou para a ponta ao anotar 1m14s006. Fernando Alonso perder o controle do carro na última curva, passando pela brita. Cometeram erros Valtteri Bottas e Alexander Albon também passaram pela brita. Com isso, a sessão foi encaminhada para a bandeira vermelha, por conta da quantidade de brita levada ao traçado.

Apenas sete pilotos tinham tempo quando a sessão foi paralisada, eram eles: Gasly, Ocon, Stroll, Magnussen, Hamilton, Russell e Alonso. O piloto espanhol da Aston Martin tinha apenas 1m16s170, completando o giro no traçado depois do seu erro. A volta de Hülkenberg foi deletada por ter extravasado os limites de pista.

Quando  Q1 foi reestabelecido, rapidamente 19 dos 20 pilotos entraram no traçado com os seus pneus macios, procurando uma volta rápida. Sargeant levou um pouco mais de tempo para ser liberado pela Williams. Gasly atrapalhou Sainz. surpreendendo o espanhol na última curva, mas o piloto da Ferrari anotou 1m14s360. Leclerc tinha apenas 1m16s618, em sua primeira volta rápida com a Ferrari no traçado. A dupla da Alpine prejudicou a volta de mais alguns pilotos.

Nyck De Vries cometeu mais um erro, extravasando os limites de pista no setor 3 da pista. O piloto da AlphaTauri foi mais uma vez para a brita, provocando uma bandeira amarela localizada.

Assim que todos os pilotos, com exceção de De Vries aferiram um tempo, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Hamilton, Ocon, Zhou, Sainz, Norris, Alonso, Bottas e Gasly. Na zona de eliminação estavam: Leclerc, Tsunoda, Russell, Albon e Sargeant. O monegasco foi chamado para a pesagem quando retornava para os boxes. A Ferrari começou a trabalhar rapidamente em seu carro, pois restavam apenas quatro minutos para o final da sessão.

Antes do cronômetro zerar, Pérez saltou para a quarta posição com 1m13s874, fugindo da zona de eliminação. Gasly surpreendeu ao anotar 1m13s471, o piloto da Alpine ocupou a liderança da sessão momentaneamente, pois Nico Hülkenberg obteve 1m13s420. Na sequência Hamilton anotou 1m12s937, seguido por Norris que cravou 1m13s295. Russell fechou na terceira posição com 1m13s326. Leclerc foi eliminado, depois de obter apenas a décima nona posição.

O monegasco reclamou do carro, com os dois pneus macios que foram usados. O piloto não compreendia o desempenho ruim, acreditando que algo também estava quebrado no SF-23.

Eliminados

16) Valtteri Bottas – 1m13s977
17) Kevin Magnussen – 1m14s042
18) Alexander Albon – 1m14s063
19) Charles Leclerc – 1m14s079
20) Logan Sargeant – 1m14s699

Q2

Com a pista liberada outra vez, os pilotos foram retornando ao traçado. Verstappen apostavam em pneus macios novos, enquanto Pérez, Sainz e Tsunoda estavam com pneus macios usados instalados em seus carros.

O holandês obteve 1m12s760, seguido por Pérez que estava separado por 0s854 do companheiro de equipe. Sainz anotou apenas 1m13s790, na sequência o piloto seguiu para os boxes, preparando o carro para uma nova saída.

Com todos os pilotos completando ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Alonso, Ocon, Stroll, Russell, Gasly, Pérez, Sainz e Zhou. Na zona de eliminação era possível ver: Norris, Piastri, De Vries, Tsunoda e Hülkenberg.

Os pilotos foram retornando ao traçado mais uma vez quando restavam apenas três minutos para a finalização da sessão. Pérez cometeu um erro na sua volta rápida, e com isso extravasou os limites de pista, pegando a brita. O mexicano foi eliminado, conseguindo apenas a décima primeira posição.

Lando Norris e Oscar Piastri se salvaram, conseguindo avançar para o Q3. O inglês obteve a segunda posição, enquanto australiano foi o sexto. Apenas Hamilton representou a Mercedes na última fase da classificação. Para piorar a situação da Mercedes, Hamilton e Russell se tocaram. O dono do carro #63, estava lento no traçado, mas Russell estava tentando pegar o vácuo do carro da Ferrari. Ao mudar de faixa, Russell atingiu Hamilton que tinha acabado de completar uma volta rápida.

Eliminados

11) Sergio Pérez – 1m13s334
12) George Russell – 1m13s447
13) Zhou Guanyu – 1m13s521
14) Nyck De Vries – 1m14s083
15) Yuki Tsunoda – 1m14s477

Q3

Novamente os pilotos foram se encaminhando para o traçado. Apenas Verstappen e Hamilton estavam com pneus macios novos, o restante tinha compostos macios usados. Rapidamente o holandês cravou 1m12s272, acompanhado por Norris que anotou 1m13s544. Instantes depois, Hamilton anotou 1m13s196, separado por 0s924 da Red Bull.

Norris foi empurrado para a terceira posição, acompanhado por Ocon (1m13s656), Sainz (1m13s754). Piastri foi o sexto colocado, acompanhado por Stroll e Gasly. Hülkenberg foi liberado para a pista depois que 8 pilotos completaram as suas voltas rápidas. Alonso permanecia nos boxes.

Hülkenberg saltou para a terceira posição com 1m13s229. Restavam apenas três minutos para o encerramento da atividade, quando os competidores retornaram ao traçado com um conjunto novo de pneus macios.

Sainz melhorou a sua marca para 1m12s734, para ocupar a segunda posição. Norris saltou para o terceiro lugar, seguido por Gasly e Hamilton. Stroll vai começar a prova em sexto, enquanto Alonso obteve apenas a nona posição. Ocon se estabeleceu em sétimo, seguido por Hülk que só conseguiu fazer uma volta rápida no circuito e perdeu espaço na tabela de tempos. Piastri completou o Top-10.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo