Diz o ditado que tudo na vida é um aprendizado! Por onde as pessoas passam elas deixam marcas e são marcadas. Estes seis anos na Ferrari trouxeram para Sebastian Vettel uma gama de novas experiências, pois dos dois lados existia uma chama que clamava por vitórias e momentos agradáveis.
Na equipe italiana o piloto alemão conquistou 14 vitórias, 12 poles, 56 pódios e 14 voltas rápidas, aprendeu a falar italiano, regeu o hino italiano, cantou no rádio para a equipe. Encerrou um ciclo, ainda que as coisas tenham terminado de forma um pouco amarga, ainda existiu respeito e reconhecimento.
O alemão deixa a equipe ainda com o sentimento de agradecimento, além disso eles tentaram fazer a coisa girar e acontecer. Vettel teve campeonatos bem disputados neste período que passou pela Ferrari, mas alguns problemas com o carro e sua forma de guiá-lo, levaram ele até este ponto da história.
Pode não ser os mesmos resultados da sua época com a Red Bull, mas tudo contou para o seu desenvolvimento. Resultados como aqueles levaram o alemão para a Ferrari que se interessou pelo seu talento, e agora é esta mesma confiança que vai levar Vettel para a Aston Martin na próxima temporada.
E toda a vida é feita de escolhas, não sabemos para onde os caminhos vão nos levar, mas ninguém pode dizer que não existiu uma tentativa. Quem já se permitiu em algum momento vai entender que a vida é feita de oportunidades e escolhas.
Minha aposta é que Vettel tem muito potencial ainda, com o carro certo e um time funcionando bem o alemão deve voltar a brigar por pódios e ser mais consistente. Quem sabe até arriscar um novo título, pois vontade ele ainda tem.
O adeus da Ferrari um dia aconteceria, mas ninguém esperava que seria desta forma, mas ainda existiu música.
Vettel takes the mic after his swansong for @ScuderiaFerrari 🎤#AbuDhabiGP 🇦🇪 #F1 pic.twitter.com/z5vFJ5bK9v
— Formula 1 (@F1) December 13, 2020