A partir da temporada 2026, as equipes de Fórmula 1 terão uma nova obrigação perante a FIA, pois será necessário exibir o logotipo de maneira visível nos carros. A exigência foi formalizada no novo Pacto de Concórdia, divulgado na última sexta-feira e estabelece um novo acordo de Governança para o ciclo de 2026 até 2030.
Como foi informado anteriormente, o regulamento que rege a Fórmula 1 foi divido em seções para o próximo ano. Conforme o Artigo A2.3.4 da Seção A, cada carro de Fórmula 1 deverá apresentar o logotipo da FIA em azul ou branco, com uma altura mínima de 75 milímetros. A posição para instalação do símbolo é no topo do bico ou em um dos lados da peça para ficar visível a partir da lateral do monoposto.
LEIA MAIS: Novo Pacto de Concórdia é assinado e garante estabilidade até 2030
Os últimos detalhes do novo Pacto de Concórdia demoraram para ser definidos, por conta de algumas exigências da FIA. O documento é uma formalidade necessária, para estabelecer os elementos críticos que regem o campeonato, enquanto do lado da Fórmula 1, existe o desejo que a FIA profissionalize os comissários e fiscais.
A obrigatoriedade do logo em exibição dos carros, reforça a presença da FIA no grid como autoridade. Também é uma forma de buscar uma padronização visual em alguns elementos dos carros.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.