A Fórmula E realizou nesta semana mais uma edição de seu tradicional teste de novatos, no circuito montado no Aeroporto de Tempelhof, em Berlim. Com 22 jovens talentos ao volante dos carros Gen3 Evo, o dia de treinos foi marcado por equilíbrio, quilometragem intensa e boas performances de nomes que podem estar no futuro da categoria elétrica.
Na sessão da manhã, o italiano Gabriele Minì foi o grande destaque ao cravar 57.643s — tempo mais rápido do dia até aquele momento — e superior ao que foi registrado durante o fim de semana de corrida, graças às condições secas e ensolaradas da pista alemã.
Quem também se destacou foi Kush Maini, primeiro indiano a vencer uma corrida na Fórmula 2. Pilotando pela Mahindra, ele terminou em segundo pela manhã e repetiu o bom desempenho à tarde, consolidando-se entre os três primeiros em ambas as sessões. Maini, que já havia impressionado no teste de novatos em Jeddah, parece cada vez mais confortável com o Gen3 Evo.
O americano Jack Crawford, outro nome da F2, voltou a acelerar pela Andretti e foi o terceiro mais rápido pela manhã, enquanto o campeão da F2 em 2023, Théo Pourchaire, garantiu o quarto lugar em sua segunda experiência com a Maserati MSG Racing. Fechando o top 6 da sessão matinal estavam Dino Beganovic (Mahindra) e Arthur Leclerc (Jaguar), que retornou a um carro de Fórmula E após cinco anos.
Outro destaque foi o jovem alemão Elia Weiss, que se tornou o piloto mais jovem a guiar um carro da Fórmula E em uma sessão oficial, pela Porsche. Com 46 voltas completadas, ele fechou a manhã em 21º. No mesmo pelotão, a britânica Abbi Pulling, junto de suas compatriotas Jamie Chadwick e Ella Lloyd, realizou um programa de desenvolvimento robusto com a Nissan, as competidoras juntas somaram 150 giros no traçado.
Tarde de evolução e equilíbrio
Na parte da tarde, Mini voltou à pista e melhorou sua própria marca: 57.428s, tempo que o manteve no topo da tabela, confirmando o excelente desempenho no traçado berlinense. O piloto da Nissan se impôs em uma sessão altamente competitiva, onde os 22 novatos ficaram separados por apenas 1,5 segundo.
O vice-líder da tarde foi o piloto do DTM Ayhancan Güven, que estreou com a Porsche e ficou a apenas 0,226s do tempo de Mini. Maini apareceu novamente em terceiro, seguido pelo britânico Callum Voisin (CUPRA), enquanto Alex Dunne (McLaren) e Jack Crawford completaram os seis primeiros.
O dia foi altamente produtivo para as equipes, com mais de mil giros acumuladas nas duas sessões. Para os pilotos, foi uma chance rara de mostrar serviço em um ambiente competitivo e com equipamento de ponta — muitos deles com o claro objetivo de conquistar uma vaga no grid da Fórmula E em breve.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.