AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Fórmula 2Post

Novas saídas na FIA exigem que Rui Marques acumule funções no GP do Catar

Com demissão de Janette Tan, Rui Marques precisará atuar como diretor de corridas da Fórmula 2 e F1 Academy, além da função recém-adquirida na Fórmula 1

A Federação Internacional de automobilismo tem sofrido com uma debandada de funcionários. Às vésperas do GP do Catar, o diretor de corrida Rui Marques, precisará assumir a função também na Fórmula 2, em substituição a Janette Tan.

A informação foi divulgada pela BBC, Janette atuava como vice-diretora de corridas da Fórmula 2. Pouco depois, Tim Mayer, que era comissário sênior e também foi demitido da FIA, comentou que a instituição regulamentadora do esporte está “ficando sem pessoas para fazer esse trabalho”.

Tan e Mayer entram para o quadro de pessoas que deixaram a FIA nos últimos meses. No mais recente caso, Niels Wittich abandonou o cargo de diretor de corrida depois do GP de São Paulo, foi quando Rui Marques foi nomeado para comandar as corridas da Fórmula 1.

Também deixaram os seus postos, o diretor esportivo Tim Nielsen, o diretor técnico Tim Goss, a diretora-executiva Natalie Robyn, assim como a chefe da comissão de mulheres Deborah Mayer, o secretário-geral de mobilidade Jacob Bangsgaard e o diretor de comunicação Luke Skipper.

O mais interessante em toda essa movimentação, é que Tan estava definida para ocupar o cargo de diretora de corrida da F2 pelas próximas duas etapas – GP do Catar e Abu Dhabi – quando a categoria de base encerrará o seu campeonato.

Com sua saída, Rui Marques terá que acumular essa função pelos próximos dois eventos e também cuidar da corrida da F1 Academy – planejada para encerrar o campeonato pelas próximas duas etapas.

Marques realizou a sua estreia na F1 no GP de Las Vegas da semana passada, mas anteriormente atuava como o diretor de corrida da F2.

Todo esse cenário, acontece pouco depois da FIA anunciar que gostaria de criar um plano de carreira melhor, permitindo que as pessoas cresçam no esporte, além de preparar pessoas capacitadas para assumir cargos na FIA. Como têm existido essas saídas dos cargos, tem se notado que eles realmente não têm pessoas preparadas para assumir alguma dessas funções, justamente por falta de experiência.

Como foi ressaltado por Tim Mayer para a BBC: “Não há muitos diretores de corrida na FIA ‘nível platina’, que é a certificação de nível mais alta na FIA.”

Com Rui precisando de cuidar de três categorias ao mesmo tempo, colabora para colocar ainda mais pressão em seus ombros, se já não bastasse a mudança repentina. Fora que os pilotos nem foram notificados sobre a alteração, quando ela aconteceu para Las Vegas.

A situação de descontentamento fica ainda mais evidente por conta de todos os comentários tecidos contra o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem que tem sido o centro do descontentamento de muitos.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo