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Nova falha de comunicação entre Hamilton e engenheiro marca corrida em Mônaco

Adami novamenta não passa as informações claras e por fim, deixa Hamilton sem reposta ao final da prova no Principado

O GP de Mônaco foi encerrado, mas marcou mais um atrito de Lewis Hamilton com o seu engenheiro de corrida. Logo nas primeiras corridas do campeonato, o britânico e Riccardo Adami tiveram algumas divergências na comunicação, mas no Principado, o resultado da classificação e o desenvolver do evento, causaram um transtorno maior para a prova do heptacampeão mundial.

Na classificação realizada no sábado, Hamilton encerrou a sessão obtendo a 4ª posição, mas foi punido por impedir Max Verstappen, por conta de uma informação incorreta passada pelo seu engenheiro. O incidente em questão, aconteceu no Q1, quando o britânico mudou de trajetória e foi para a faixa rápida, bloqueando o neerlandês.

A comunicação equivocada da equipe não impediu de o piloto lidar com a punição.

Na corrida, Hamilton começou a prova ocupando o 7° lugar, aumentando ainda mais o desafio de progredir na corrida, já que em Mônaco é difícil ultrapassar.

Hamilton conseguiu avançar para a 5ª posição ao longo da prova e recebeu o comando de Adami: “Acelere, esta é a nossa corrida”. Três voltas para o fim da corrida, Hamilton tentou entender qual era o gap para o carro da frente (Verstappen) e o engenheiro disse: “Charles está com os pneus médios, e a McLaren está com os duros, virando 1m16s e lutando”.

No entanto, Hamilton rebateu, pois essa não era a informação que ele queria: “Você não está respondendo à pergunta. Eu acho que não importa, na verdade, mas estou só perguntando se estou um minuto atrás ou…”

Hamilton então cruzou a linha de chegada, nesse momento da prova é muito comum os pilotos trocarem alguma informação com os seus engenheiros e deixar uma mensagem para equipe. O piloto então agradeceu ao trabalho dos mecânicos que consertaram o carro do heptacampeão mundial após a batida no TL3.

‘Obrigada aos rapazes que consertaram o carro. O fim de semana não foi dos mais fáceis, mas vamos continuar”.

Para essa mensagem, Hamilton não recebeu qualquer reposta e após alguns segundos no completo vácuo, Hamilton fez uma nova pergunta: “Você ficou chateado comigo?”. Adami mais uma vez não enviou qualquer mensagem ao competidor.

Na corrida em Ímola, Hamilton e Adami tiveram um atrito que era referente a estratégia da prova. Lewis queria saber do engenheiro se ao trocar os pneus, com o novo jogo, ele seria capaz de perseguir os adversários e ganhar algumas posições. Adami não tinha uma resposta imediata e fez o piloto esperar um pouco, para chegar o que aconteceria com aquela movimentação.

Em Mônaco Hamilton fez uma corrida isolada e o fato da Ferrari não ter explicado a dinâmica do que estava acontecendo, deixou o piloto completamente cego.

Hamilton estava separado por mais de 48 segundos de distância para Oscar Piastri no final da prova. Esse era um momento que Max Verstappen aguardava uma bandeira vermelha para fazer a segunda troca de pneus, mas alguns até aceitavam que a Red Bull poderia bancar a punição por não fazer a segunda troca, já que a distância para Hamilton permitiria Verstappen ficar com a quarta posição.

Adami além de não passar a informação correta, também não ajudou Hamilton a aumentar o seu ritmo e tentar diminuir o gap que existia para o piloto da McLaren.

Ao final da corrida, Hamilton falou um pouco sobre essa troca que não teve nessa corrida: “Não foi muito claro. A informação não foi exatamente clara, eu não entendia o “essa é nossa corrida”. Não sei pelo que estamos lutando, é pela posição da frente ou o quê? Mas, na verdade, quando eu olho as informações, eu não estava em lugar algum. Eu usei muito os meus pneus no momento, mas ainda estava muito longe deles, de qualquer forma. Pelo menos a gente avançou”

Para mim, eu estava meio que no meio do nada. Comecei com a penalidade que sofri em sétimo, obviamente fiquei atrás de dois carros por um tempo e depois consegui me livrar deles. Depois disso, fiquei meio que em terra de ninguém. Acho que a diferença era relativamente grande e eu não estava correndo com ninguém.”

“Eu precisava que o Safety Car ou algo assim entrasse em ação, mas isso não aconteceu, então foi bem tranquilo a partir daí.”

Uma parte muito importante para a corrida de um piloto, se resume principalmente na troca do engenheiro com o piloto. É por isso que a dupla Bono e Hamilton funcionou por várias provas, embora tivessem alguns problemas em corridas específicas.

A questão é que desde que Hamilton entrou na Ferrari, ele e Adami não conseguem encaixar as informações. O piloto pergunta uma coisa e recebe uma informação completamente oposta do que precisa.

Lewis gosta de uma comunicação clara, direta, sem firulas. Parte das informações que ele precisa para a prova estão no seu volante. Além disso, antes da corrida são discutidos cenários e alternativas para a corrida. O que ele precisa realmente é ser alertado se algo mudou no plano que foi estabelecido, e receber a informação que ele busca.

Obviamente qualquer relação se desenvolve ao poucos, mas quando está cheia de ruídos dificulta o avanço.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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