A FIA está analisando as equipes que tem desejo de entrar na Fórmula 1 a partir de 2025. Um novo potencial participante do grid da categoria comunicou o seu interesse, dessa vez a LKY SUNZ diz que garantiu o apoio do fundo esportivo americano (Legends Advocates Sports Group) e de outros investidores asiáticos para ingressar na F1.
Dentro do prazo estipulado pela FIA a equipe pretende enviar a sua inscrição para formalizar a análise. O projeto foi cofundado por Benjamin Durand, que por sua vez já esteve envolvido em uma outra tentativa de entrar na F1 com uma equipe. O projeto Panthera Team Asia foi anunciado em 2019. Os outros cofundadores são Adrew Pyrah, nomeado como diretor comercial, enquanto Paul Fleming foi identificado como presidente.
A Andretti é um time que já deixou claro o seu interesse na categoria, a Hitech Grand Prix também pode estar disposta a participar da categoria. O nome LKY Sunz vem de ‘lucky’ (sortudo em inglês) e ‘Sunz’ (sóis em inglês) remete à herança asiática da equipe.
O time pretende ter uma abordagem interessante, principalmente quando pensamos em questões sustentáveis. A Lky Sunz pretende ser operada a partir de algum local da Europa, mas em seus planos estão a construção de um complexo fabril de última geração movida por energia verde no sudeste da Ásia.
LEIA MAIS: FIA abre inscrições para a entrada de até duas novas equipes na Fórmula 1
“Estamos entusiasmados em ver nossos investidores compartilharem nossa visão de fundir a cultura jovem e as corridas para criar uma equipe que irá revolucionar a F1. A popularidade do esporte cresceu exponencialmente e cada parte interessada no esporte tem sido responsável por isso, mas nosso caminho é trazer algo diferente para o esporte e atrair um novo público”, disse Benjamin Durant.
“Por ser a única equipe operando fora dos caminhos tradicionais da F1 e desenvolvendo programas sob medida para atrair talentos de comunidades subrepresentadas, podemos trazer uma diversidade de pensamento ainda não vista na F1.”
“É claro que pretendemos ser competitivos em pista, mas também nos comprometemos a entreter os fãs fora da pista. Para apoiar os nossos planos, já contratamos uma equipe impressionante de executivos do automobilismo, especialistas da indústria musical e de entretenimento que ajudarão a dar vida a essa visão”, seguiu.
As equipes tem até o dia 15 de maio para apresentarem a sua intenção.