Lando Norris escreveu um capítulo histórico neste domingo em Silverstone. O britânico da McLaren venceu pela primeira vez diante de sua torcida no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, após uma corrida marcada por mudanças de clima, estratégias complexas e incidentes que embaralharam o grid. Oscar Piastri completou a dobradinha da equipe de Woking em segundo lugar, enquanto Nico Hülkenberg brilhou ao conquistar o primeiro pódio de sua carreira — e o primeiro da Sauber — ao terminar em terceiro.
Lewis Hamilton, em sua estreia em Silverstone como piloto da Ferrari, ficou em quarto, seguido pelo pole position Max Verstappen em quinto, após um giro que comprometeu suas chances de vitória. Pierre Gasly fez uma atuação sólida e levou a Alpine ao sexto lugar, à frente de Lance Stroll, Alex Albon, Fernando Alonso e George Russell, que completaram o top 10.
Saiba como foi o GP da Inglaterra
Largada sob chuva e primeiros abandonos
A corrida começou em condições úmidas, com todos os pilotos alinhando no grid com pneus intermediários, mas alguns — como Russell, Leclerc e Antonelli — arriscaram trocar por slicks no pit-lane antes da largada. Verstappen manteve a liderança, seguido de perto por Piastri e Norris, enquanto Hamilton pressionava o compatriota da McLaren.
Logo nas primeiras voltas, Liam Lawson se envolveu em uma colisão com Esteban Ocon e abandonou, assim como Franco Colapinto, que ficou parado com sua Alpine no pit-lane. Pouco depois, Gabriel Bortoleto também deixou a disputa após rodar na brita.
Com a chuva ganhando força, Piastri ultrapassou Verstappen e assumiu a liderança, arrancando aplausos da torcida. Mas a corrida logo foi neutralizada com a entrada do Safety Car após uma sequência de incidentes. Na relargada, o australiano manteve a ponta, mas reduziu demais a velocidade atrás do carro de segurança e recebeu uma penalidade de 10 segundos.
A situação se complicou ainda mais quando Verstappen rodou e despencou para fora do top 10, deixando o caminho livre para a McLaren consolidar sua vantagem.
As trocas para pneus slicks trouxeram novo embaralhamento no pelotão. Hamilton chegou a ameaçar um lugar no pódio, mas encontrou resistência feroz de Hulkenberg, que aproveitou bem o momento da pista para se firmar em terceiro lugar.
Stroll também surpreendeu, aparecendo em quarto em determinado momento, mas perdeu rendimento no stint final e foi ultrapassado. Enquanto isso, Alonso e Russell sofreram com erros e dificuldades de aderência, limitando suas posições.
No trecho final, Norris herdou a liderança após o pit-stop de Piastri, que cumpriu sua punição. Mesmo com a aproximação do australiano, a McLaren optou por não dar ordens de equipe, e Norris manteve a dianteira até a bandeirada, conquistando sua oitava vitória na Fórmula 1 e a mais especial de sua carreira até aqui.
Hulkenberg, por sua vez, resistiu à pressão de Hamilton e cruzou a linha em terceiro, celebrando seu primeiro pódio após 239 largadas na categoria.
RACE CLASSIFICATION (LAP 52/52)
Lewis Hamilton takes his 104th F1 win 🤯#F1 #BritishGP pic.twitter.com/7x2aokGM4t
— Formula 1 (@F1) July 7, 2024
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.