Lando Norris conquistou a vitória na corrida Sprint do Grande Prêmio de São Paulo, garantindo oito pontos preciosos na disputa do campeonato e liderando uma dobradinha da McLaren com Oscar Piastri. A decisão veio a duas voltas do fim, quando a equipe optou por inverter as posições, colocando o britânico à frente do companheiro, em uma estratégia para a busca pelo título e o duelo com Max Verstappen.
Saiba como foi a Sprint em São Paulo, com o relato da sessão
A largada trouxe emoção logo nos primeiros metros. Piastri reagiu melhor que Norris e assumiu a liderança, enquanto Max Verstappen tentava pressionar Charles Leclerc pela terceira posição. O australiano abriu caminho no início, mas logo precisou lidar com a aproximação constante do companheiro de equipe.
Norris chegou a reclamar pelo rádio: “Não tenho certeza do que estamos fazendo aqui, pensei que já tivéssemos conversado sobre isso”. A tensão aumentava à medida que Leclerc e Verstappen se aproximavam da dupla da McLaren.
No pelotão intermediário, a disputa também foi intensa. Sergio Perez conseguiu superar Franco Colapinto e Ollie Bearman para avançar rumo ao top-10. O mexicano ainda travou uma briga direta com Liam Lawson pela oitava posição, repetindo o duelo acirrado que tiveram no México.
Enquanto isso, Verstappen conseguiu finalmente ultrapassar Leclerc na Curva 4, subindo para terceiro. O holandês encostava nas McLarens quando a equipe de Woking decidiu agir: na volta 22, Norris foi autorizado a assumir a ponta.
Pouco depois, um problema no carro de Nico Hülkenberg provocou um Safety Car Virtual, o que manteve a disputa viva até os instantes finais. Na última volta, Verstappen ainda tentou atacar Piastri, mas o australiano conseguiu segurar a posição, selando a dobradinha da McLaren.
A bandeira quadriculada trouxe Norris em primeiro, seguido por Piastri e Verstappen. No entanto, o campeão mundial foi punido em cinco segundos por infringir o tempo mínimo durante o VSC, caindo para a quarta posição. Assim, Leclerc herdou o pódio para a Ferrari.
Com o triunfo, Norris reduziu para 44 pontos a diferença para Verstappen no campeonato de pilotos. Já a McLaren ampliou a vantagem para a Ferrari na tabela de construtores, abrindo 34 pontos.
O clima em Interlagos deixa claro: a Sprint foi apenas a prévia de um fim de semana eletrizante, com disputas diretas entre McLaren, Red Bull e Ferrari prometendo ainda mais emoção na corrida principal.
Resultado final da Sprint em São Paulo
- Lando Norris (McLaren)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Max Verstappen (Red Bull) – punido em 5s
- Carlos Sainz (Ferrari)
- George Russell (Mercedes)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Sergio Perez (Red Bull)
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.