Lando Norris foi o grande nome da classificação deste sábado (24) no icônico circuito de Monte Carlo, conquistando uma pole marcante para o GP de Mônaco. O piloto da McLaren superou o favorito do fim de semana e protagonizou uma batalha eletrizante contra Charles Leclerc e Oscar Piastri nos instantes finais da sessão, marcando 1m09s954 — o tempo mais rápido já registrado em uma classificação no Principado.
A conquista não veio sem drama. Leclerc, herói local e líder de todas as sessões de treinos livres, chegou a ocupar a primeira colocação após uma volta precisa no Q3 e parecia caminhar rumo à sua quarta pole nas últimas cinco edições do GP. Mas Norris, aproveitando uma estratégia inteligente da McLaren, conseguiu tirar o máximo do seu jogo de pneus macios no fim da sessão e roubou o topo da tabela, silenciando momentaneamente os torcedores monegascos.
Oscar Piastri garantiu a terceira posição no grid, confirmando a força da McLaren no circuito de rua mais desafiador da temporada. Lewis Hamilton, que sofreu um acidente no TL3 fez uma boa sessão para obter o quarto lugar. No entanto, o britânico passou por uma investigação ao final da sessão, perdendo três posições no grid de largada.
Max Verstappen teve uma classificação apagada, marcada por dificuldades com equilíbrio e aderência. O tetracampeão mundial da Red Bull não foi além da quinta colocação.
Entre os destaques do Q3, o jovem Isack Hadjar brilhou com o sexto lugar a bordo de sua Racing Bulls, superando nomes experientes como Fernando Alonso (Aston Martin), Esteban Ocon (Haas) e Liam Lawson, seu companheiro de equipe. Alex Albon, com a Williams, fechou o top 10.
Quem decepcionou foi Carlos Sainz, que não conseguiu avançar para o Q3 após relatar falta de aderência nos pneus macios em sua última tentativa no Q2. O espanhol largará apenas em 11º, seguido por Yuki Tsunoda e Nico Hulkenberg.
A Mercedes também viveu uma tarde complicada: George Russell parou no túnel por perda de potência e terminou em 14º, enquanto o novato Kimi Antonelli bateu na Nouvelle Chicane durante o Q1 e sairá da 15ª posição.
Gabriel Bortoleto ficou muito próximo de avançar ao Q2, mas acabou eliminado no Q1, assim como Ollie Bearman, penalizado em 10 posições por ignorar bandeiras vermelhas no TL2.
Com a pole em Mônaco, Norris não apenas reforça a fase grandiosa da McLaren, mas também se coloca em uma posição privilegiada para conquistar sua segunda vitória na Fórmula 1 — especialmente em um circuito onde ultrapassar é quase impossível e cada detalhe na estratégia conta. Porém, a prova deste domingo contará com duas paradas, para agitar a corrida.
O GP de Mônaco acontece neste domingo, às 10h (horário de Brasília), e promete fortes emoções com a disputa acirrada entre McLaren, Ferrari e Red Bull nas ruas apertadas do Principado.
Saiba como foi a Classificação do GP de Mônaco
Q1
Antes mesmo do início da classificação, dois pilotos já estavam marcados com penalidades, sendo eles: Oliver Bearman – por ignorar o regime de bandeira vermelha, fazendo uma ultrapassagem; enquanto Lance Stroll foi considerado culpado pelo incidente com o monegasco no TL1.
Charles Leclerc foi o mais rápido na primeira fase da classificação para o GP de Mônaco, superando os dois carros da McLaren e mantendo o bom ritmo mostrado nos treinos livres. A sessão, marcada por trânsito intenso e pneus variados, teve seu desfecho antecipado por uma batida do novato Kimi Antonelli na Nouvelle Chicane, que causou bandeira vermelha.
Entre os pilotos afetados pelo trânsito na pista e por conta de pilotos lentos pelo traçado, os comissários anotaram o incidente entre Pierre Gasly e Lance Stroll.
Apesar do susto com o acidente, os principais favoritos avançaram ao Q2, incluindo Verstappen, Russell e Hamilton, que retornou à pista após a Ferrari trocar toda a traseira de seu carro por conta da batida no TL3. A surpresa ficou por conta da eliminação precoce de Gabriel Bortoleto, que ficou a menos de um décimo da vaga. Também caíram Bearman, Gasly, Stroll e Colapinto.
Q2
O Q2 da classificação em Mônaco foi marcado por estratégias variadas de pneus e mais uma interrupção, dessa vez causada por um problema no carro de George Russell, que perdeu potência e parou dentro do túnel. A paralisação comprometeu as voltas de alguns pilotos e embaralhou ainda mais a disputa por um lugar no top 10.
Lando Norris brilhou novamente, desta vez com 1m10s570, liderando a fase à frente de Leclerc e Albon, que apostou nos pneus médios no início, mas trocou para os macios no final. Piastri, Verstappen, Hamilton, os dois pilotos da Racing Bulls (Hadjar e Lawson), Alonso e Ocon também avançaram ao Q3.
Carlos Sainz foi um dos grandes prejudicados, ficando fora da fase final após reclamar da falta de aderência dos pneus macios. Yuki Tsunoda, Nico Hulkenberg, Russell e Antonelli também foram eliminados, deixando a Mercedes sem representantes na briga pela pole.
Q3
A disputa pela pole em Mônaco entregou o espetáculo esperado, com um Q3 eletrizante e decidido nos detalhes. A maioria dos pilotos optou pelos pneus macios, enquanto Ocon e Albon ousaram com os médios, mostrando a diferença mínima de performance dos compostos, mas ressaltando que os pneus de faixa amarela são melhores no quesito gerenciamento de temperatura.
Lando Norris abriu a fase final mantendo o bom ritmo do Q2, mas a batalha pela liderança foi intensa até os segundos finais. Oscar Piastri e Charles Leclerc chegaram a liderar provisoriamente, com o monegasco inflamando a torcida local ao marcar 1m10s063. No entanto, Norris respondeu com autoridade: cravou 1m09s954 na última tentativa e conquistou a pole mais rápida da história do circuito de Monte Carlo.
Piastri ainda melhorou, mas ficou com a terceira posição, atrás de Leclerc. Hamilton garantiu o quarto lugar, seguido por um Verstappen discreto no Q3. Completando o top 10: Hadjar, Alonso, Ocon, Lawson e Albon.
An EPIC battle for pole!
Compare how Lando Norris and Charles Leclerc’s laps unfolded…#F1 #MonacoGP pic.twitter.com/BH3walUBUz
— Formula 1 (@F1) May 24, 2025
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