AutomobilismoBlogColunistasDestaquesFórmula 1Post

Norris supera Verstappen e lidera classificação marcada por pista molhada em Las Vegas

Pole épica sob chuva: Norris desbanca Verstappen e coloca Las Vegas em estado de alerta para uma corrida imprevisível

Lando Norris conquistou a pole position do GP de Las Vegas — sua terceira consecutiva, após México e Brasil — e segue embalado na disputa pelo primeiro título da carreira. O britânico aproveitou a constante evolução da pista no Q3 para sustentar um ritmo forte e cravar 1m47s934, garantindo mais uma vez a posição de honra.

Apesar de não considerar sua volta perfeita, Norris registrou os dois primeiros melhores setores da sessão antes de confirmar a pole. O piloto da McLaren esperava uma classificação em condições de pista seca, mas a chuva mudou completamente o cenário e tornou o duelo ainda mais imprevisível. Max Verstappen tentou acompanhar o ritmo, mas ficou 0s323 atrás do britânico, após cometer pequenos erros ao longo da sessão.

Carlos Sainz brilhou com a Williams e assegurou a terceira posição, ficando a apenas 0s039 de Verstappen. O espanhol esteve competitivo durante toda a classificação e aproveitou bem o momento em que pôde usar os pneus intermediários na parte final.

George Russell largará ao lado de Sainz na segunda fila, enquanto Oscar Piastri garantiu o quinto lugar, seguido de perto por Liam Lawson. Fernando Alonso colocou a Aston Martin em sétimo, enquanto Isack Hadjar classificou o segundo carro da Racing Bulls em oitavo.

A Aston Martin quase conseguiu levar os dois pilotos ao Q3, mas a aposta em pneus intermediários para Lance Stroll no fim do Q2 acabou não rendendo, resultando na eliminação do canadense.

Charles Leclerc sofreu com o comportamento da Ferrari durante toda a sessão e ficou apenas em nono, enquanto Lewis Hamilton foi eliminado ainda no Q1 após atingir um cone de sinalização que delimitava o traçado.

Pierre Gasly completou o top-10 com a Alpine, conquistando um resultado que se destacou em meio ao caos da classificação molhada.

Mesmo com a combinação de chuva, baixa aderência e expectativa de bandeiras vermelhas, a sessão transcorreu sem maiores incidentes — embora algumas bandeiras amarelas tenham surgido ao longo da atividade.

A Fórmula 1 retorna na madrugada de sábado para domingo, às 1h da manhã (horário de Brasília), para a largada do GP de Las Vegas.

Saiba como foi a Classificação do GP de Las Vegas

O último treino livre em Las Vegas teve George Russell na liderança, mas a sessão foi marcada por grande movimentação. A pista começou úmida e foi melhorando volta após volta, tornando o TL3 bastante dinâmico, com os pilotos lidando com condições que mudavam rapidamente e permitiram o uso dos pneus slicks próximo do cronômetro zerar.

Oscar Piastri e Lando Norris terminaram apenas em 19º e 20º, mas o resultado não reflete o real desempenho da McLaren. A equipe enfrentou problemas em ambos os carros: no de Piastri, houve perda completa de telemetria, comprometendo a coleta de dados. No carro de Norris, um problema elétrico também tirou a telemetria do ar. Com isso, a dupla ficou impossibilitada de participar da parte mais rápida da sessão, quando a pista apresentou seu melhor momento.

Antes do início da classificação, a pista mudou mais uma vez, a chuva caiu no circuito no final do TL3 e persistiu até o começo da classificação. A temperatura na pista estava na casa dos 13 °C, com 12 °C no ambiente.

Q1

Quando a liberação para o Q1 ocorreu, a chuva ainda caia de forma regular no traçado. Apenas a dupla de pilotos da Aston Martin, Gabriel Bortoleto e Oscar Piastri estavam com os pneus de chuva extrema, enquanto o restante do grid operava com os pneus intermediários.

Logo na liberação, Max Verstappen e Isack Hadjar escaparam na pista. Enquanto isso, Fernando Alonso fechou a sua primeira volta com a marca de 2m03s747, com Bortoleto obtendo 2m03s991. O grid então passava nos boxes para instalar os pneus de chuva extrema, em busca de um pouco mais de aderência pelas condições de pista.

No giro seguinte, Lance Stroll assumiu a dianteira, com a marca de 2m00s067, colocando 0s680 no tempo de Alonso.

Restando sete minutos para o final e algumas bandeiras amarelas, os dez primeiros eram: Alonso, Russell, Gasly, Bearman, Antonelli, Stroll, Albon, Lawson, Hadjar e Hülkenberg. Na zona de eliminação estavam: Tsunoda, Piastri, Verstappen, Sainz e Leclerc, após alguns erros de Verstappen. Sainz e Leclerc eramos únicos sem tempo, depois do monegasco ter a volta deletada e seguir com problemas para abrir uma volta rápida.

Faltando 4 minutos para o final, Sainz roubou a cena com o tempo de 1m55s659 com a Williams, acompanhado por Alexander Albon e o tempo de 1m56s220. A pista seguia em evolução, com as posições mudando rapidamente.

Por fim, Verstappen encontrou uma boa volta, com 1m55s054, assim como Leclerc que mesmo brigando com o carro, obteve 1m54s464. Stroll seguiu imprimindo um ritmo forte e tomou a ponta com 1m54s416. Oliver Bearman bateu, acabando com a sua classificação.

Antes do cronômetro zerar, Alexander Albon também bateu, mas o piloto conseguiu levar o carro aos boxes, para não instaurar um regime de bandeira vermelha. Com as bandeiras amarelas que se sucederam e Lewis Hamilton ainda atingindo um dos cones de pista, acabou eliminado no Q1, ficando apenas com o 20° lugar.

Q2

Para limpeza de pista, o início do Q2 foi atrasado em alguns minutos. O asfalto permanecia muito molhado, demandando novamente o uso dos pneus de chuva extrema.

Lando Norris abriu a segunda parte da classificação com o tempo de 1m53s302, tomando a ponta. Russell surgiu na sequência na segunda colocação com 1m53s302. Lance Stroll, mesmo não emplacando nenhum setor roxo, roubou mais uma vez a cena, para colocar 0s452 no tempo do piloto da McLaren.

Com menos de cinco minutos para o final, os dez primeiros eram: Hadjar, Lawson, Norris, Piastri, Verstappen, Sainz, Stroll, Alonso, Leclerc e Russell. Neste momento da classificação, basicamente os competidores estavam próximos aos seus companheiros de equipe.

Lance Stroll foi o primeiro piloto que decidiu trocar os pneus de chuva extrema pelos compostos intermediários, em busca de se livrar de uma eliminação. No entanto, o canadense não conseguiu colocar o ritmo esperado naqueles compostos.

Norris melhorou o seu tempo, para estabelecer 1m51s379. Russell conseguiu encaixar um bom tempo, faturando 1m50s935 com o cronômetro zerado. Hadjar, por sua vez, ficou com a terceira posição (0s185).

Q3

Com a pista evoluindo constantemente, os pilotos partiram para o uso dos pneus intermediários. No primeiro ciclo de voltas rápidas, Carlos Sainz comandava a tabela de tempos com 1m50s880, seguido por Hadjar com 1m51s346. Leclerc era o terceiro colocado, com 1m52s060.

A pista continuou com espaço para entregar melhores tempos; restando cinco minutos para o final, a sequência eram: Piastri, Sainz, Norris, Lawson, Verstappen, Alonso, Hadjar, Leclerc e Gasly. Piastri atingiu o tempo de 1m49s136, com Sainz ficando atrás do australiano por apenas 0s120.

Norris conseguiu uma volta forte no circuito de Las Vegas, com 1m48s384 para roubar a ponta de Piastri, com uma diferença de 0s577.

Sainz melhorou para 1m48s296, mas Max Verstappen tirou ainda mais com 1m47s257. Norris imprimeiu um ritmo ainda mais forte nos dois primeiros setores do circuito para roubar a pole que estava nas mãos do neerlandês e cravar 1m47s934 como o melhor resultado da classificação.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading