No GP dos Estados Unidos, mas uma vez todos estavam ansiosos para um embate entre Max Verstappen e Lando Norris. O encontro dos pilotos aconteceu de forma mais intensa no final da corrida, quando o britânico mirou na conquista do pódio, mas uma punição de cinco segundos fez com que Norris retornasse ao quarto lugar.
O piloto da McLaren começou a corrida da ponta, dividindo a primeira fila com o outro postulante ao título, mas em um primeiro confronto com Verstappen, viu a liderança da corrida escapar das suas mãos, com Charles Leclerc aproveitando o momento para saltar para a ponta. Pelo restante da prova, Norris permaneceu no quarto lugar, mas tentou encontrar um meio de se posicionar melhor na pista para buscar um pódio.
Nas voltas finais da corrida, com pneus um pouco mais novos, Norris encontrou Verstappen mais uma vez, foi neste momento que o britânico iniciou a sua perseguição, mas o adversário optou por realizar uma linha bem defensiva, tentando bloquear os ataques.
A quatro voltas do final, Norris concluiu a manobra de ultrapassagem, mas na sequência os comissários passaram a avaliar o movimento realizado pelo piloto da McLaren, já que a ultrapassagem aconteceu logo depois dele passar por fora da pista.
No entanto, Norris e Verstappen foram juntos para fora do traçado. De qualquer forma os comissários declararam que a manobra gerou uma vantagem duradoura para Norris, não levando em consideração que ambos foram para fora da pista por falta de espaço; e cinco segundos foram aplicados ao tempo final de Norris. Como a distância para Verstappen era menor do que cinco segundos, o piloto da Red Bull retomou o terceiro lugar do pódio.
Como no embate, tanto Norris como Vertappen foram para fora da pista, o piloto da McLaren achou que foi injusta a punição e ainda mencionou a falta de inconsistência da aplicação de penalidade pelos comissários. Também não gostou do fato dos comissários decidirem a punição antes do final da corrida, sem falar com os pilotos envolvidos.
Geralmente na primeira volta, os comissários são um pouco mais tolerantes com os embates que ocorrem entre os pilotos. Na largada, Verstappen fechou Norris na primeira curva, como o piloto foi para fora da pista, Leclerc encontrou neste momento um espaço para obter a primeira posição. Na ocasião, Verstappen não foi punido e o britânico caiu para a quarta posição.
Nesta mesma corrida, em um embate entre George Russell e Valtteri Bottas, os comissários analisaram que o britânico colocou o finlandês para fora da pista, gerando cinco segundos de punição para o piloto da Mercedes. Russell estava equivalente à posição de Verstappen, enquanto Bottas seria Norris – sendo forçado para fora da pista pela falta de espaço deixada na batalha.
As duas batalhas aconteceram na curva 12, enquanto Norris e Russell perseguiam os seus adversários para obter uma posição em pista.
No documento que gerou a punição de Norris, os comissários disseram: “Os comissários revisaram dados do sistema de posicionamento, vídeo e evidência de vídeo do carro. O carro 4 [Norris] estava ultrapassando o carro 1 [Verstappen] por fora, mas não estava nivelado com o carro 1 no apex.”
“Portanto, sobre as diretrizes de padrões de condução, o carro 4 havia pedido o “direito” de fazer a curva. Assim, como o carro 4 saiu da pista e retornou à frente do carro 1, é considerado um caso de sair da pista e ganhar vantagem duradoura.”
“Uma penalidade de 5 segundos é importa em vez de uma penalidade de 10 segundos, recomendada nas diretrizes porque, tendo se comprometido a fazer a ultrapassagem por fora, o piloto do caro 4 teve pouca alternativa a não ser sair da pista devo à proximidade do carro 1, que também havia saído de pista.”
“Em vista do exposto, determinamos que isso não contará como um “impacto” no limite de pista para o carro 4.”
No documento da punição de Russell, foi julgado como jogar outro piloto para fora da pista, nele os comissários disseram: “Os comissários revisaram os dados de sistema de posicionamento e as evidências de vídeo no carro. As diretrizes de padrão de condução estabelecem que, ao ultrapassar por dentro, o piloto não deve forçar o outro carro a sair da pista e deve deixar uma largura justa e aceitável para o carro que está sendo ultrapassado. Isso não ocorreu nesta ocasião.”
“No entanto, como atenuante, uma penalidade de 5 segundo, é imposta em vez da penalidade padrão de 10 segundos porque os comissários determinaram que a saída forçada de pista, não foi deliberada e o piloto do carro 63 [Russell] esta no controle do carro o tempo todo.”
A batalha entre Norris e Verstappen vale o título do campeonato. Após o encerramento do GP dos Estados Unidos, o piloto da Red Bull atinge os 354 pontos, contra 297 de Norris.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.