A luta de Lando Norris pelo título de 2025 ganhou contornos dramáticos após o GP de Las Vegas. A desclassificação da McLaren por uma irregularidade técnica não apenas retirou do britânico o segundo lugar conquistado na pista, como também reduziu sua vantagem na tabela: agora são 24 pontos de vantagem para Oscar Piastri e Max Verstappen.
Antes da desclassificação, com Norris fechando a corrida, Las Vegas em segundo e Piastri em quarto, o britânico tinha 42 pontos de vantagem para Verstappen, enquanto o australiano ficaria com 12 à frente do piloto da Red Bull.
Mesmo assim, a liderança continua em suas mãos e o Catar é uma etapa muito importante nesta busca pelo título. Após a desclassificação, a pergunta que todos fazem é: Norris ainda tem chance de ser campeão neste fim de semana?
Restam 58 pontos em jogo:
- 25 no GP do Catar
- 8 na Sprint
- 25 no GP de Abu Dhabi
Nesta temporada não temos o ponto da volta mais rápida, por conta dos problemas que aconteceram em 2024.
A conta é bem simples, no caso de Norris, o britânico precisa terminar o domingo do GP do Catar com 26 pontos ou mais de vantagem e o campeonato é decidido.
O detalhe mais importante desta disputa pelo título de 2025, é que mesmo se vencer a corrida Sprint, com Piastri e Verstappen zerando, Norris até chegaria ao domingo com 32 pontos – mas até a bandeirada da corrida principal, são 50 pontos em jogo (já que a corrida principal vale 25 pontos para o vencedor).
Os Cenários do evento no Catar
- Se Norris superar Piastri e Verstappen por pelo menos 2 pontos no total do fim de semana, ele garante o título. Ao atingir 26 pontos, já é superior à pontuação que um piloto recebe com a vitória.
- Vários cenários são possíveis, mesmo sem o abandono de Piastri e Verstappen. Terminando até sexto colocado na Sprint e uma vitória no domingo, ele consegue a vantagem em pontos para não precisar brigar pelo título em Abu Dhabi.
Se Verstappen ou Piastri conquistem a vitória tanto na Sprint quanto na corrida principal, acumulando os 33 pontos disponíveis no fim de semana. Nesse caso, o vencedor chegaria aos 399 pontos, e Norris precisaria garantir ao menos nove pontos no Catar para seguir na disputa pelo título.
Com esse desempenho máximo surja de Piastri, o australiano retomaria a liderança do campeonato graças ao número de vitórias, ele chegaria a oito triunfos, superando Norris por um. Já se Verstappen fosse o responsável por esse domínio no Catar, ele empataria com Lando tanto na pontuação quanto no total de vitórias, deixando a decisão completamente aberta. Assim, chegando a Abu Dhabi, bastaria a Norris terminar à frente do rival direto para garantir o título mundial.
Mesmo abrindo vantagem, Norris pode viajar para Abu Dhabi ainda ameaçado:
- Se superar Piastri por apenas um ponto sem vencer, o australiano segue vivo.
- Se superar Verstappen por um ponto, mas Max vencer a corrida, o holandês continua na disputa pelo critério de número de vitórias.
Ou seja, o título só será decidido no Catar se Norris tiver um fim de semana quase perfeito, mas o piloto pode evitar correr riscos e se preocupar em pontuar de forma regular, como já tem feito, pois os 24 pontos de vantagem, aliviam um pouco a pressão.
Enquanto Oscar Piastri tem vivido tempos difíceis, sem participar do pódio desde o GP da Itália, o piloto australiano deve enfrentar um pouco mais de dificuldade para ser o real desafiante ao título.
Verstappen, por outro lado, tem marcado presença no pódio e com vitórias; o neerlandês ainda conta com um motor novo para reta final da temporada, podendo ser aquele elemento que ajudará ele na conquista por vitórias.
Piastri está no ponto de perder até mesmo a vice-liderança do mundial para Max Verstappen. A diferença entre o australiano e Max, chegou a ser de 104 pontos, mas como Piastri “sumiu” da disputa, agora os rivais estão empatados.
No caso, para que um dos dois conquiste o título, é necessário que Norris não pontue em ambas corridas, assim eles teriam a chance de chegar aos 424 pontos (máximos). O britânico, se vencer Sprint e as próximas duas corridas, pode atingir 448 pontos, dando uma certa folga para ele, já que os adversários não podem desperdiçar nenhuma chance. Mesmo se Verstappen vencer todas as próximas corridas e Norris terminar em segundo, o britânico ainda será campeão.
Os cálculos seguem durante a Sprint do Catar.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.