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Norris joga seguro em Abu Dhabi e conquista o título da temporada 2025

Sob pressão máxima, Norris entrega o necessário e conquista o campeonato

Lando Norris fez uma corrida protocolar em Abu Dhabi para conquistar o título da temporada 2025. Chegando para o último evento do ano, o britânico carregava a grande pressão de não cometer nenhum erro em busca de ser coroado o novo campeão da Fórmula 1. O competidor fez o possível para terminar no pódio, deixando Max Verstappen faturar mais uma vitória, enquanto Oscar Piastri garantia o segundo lugar na corrida em Yas Marina.

Iniciando o evento da segunda colocação, Norris decidiu não partir para o ataque e roubar a primeira colocação de Verstappen. Instantes depois ele foi ultrapassado por Piastri e precisou lidar com Charles Leclerc que estava logo atrás, tentando um último pódio pela Ferrari.

As primeiras voltas foram um tanto agitadas para Norris, o piloto buscou administrar a distância para o monegasco e evitar uma ultrapassagem, pois a sua participação no pódio já garantia o título. Com o desenrolar da corrida, Leclerc precisou recuar e Norris foi completando as voltas, esperando pela bandeirada.

Na primeira parada de pneus, o piloto da McLaren viveu mais um momento conflituoso, pois retornou no trânsito e precisou lidar primeiro com Liam Lawson e depois com Yuki Tsunoda. O japonês mudou de direção na pista por mais de uma vez, além de jogar Norris para fora da pista, mas o britânico se manteve confiante e concluiu a ultrapassagem. Tsunoda estava determinado, tentando ajudar o companheiro de equipe, mas foi penalizado pela atitude.

Norris lidou com tudo o que surgiu na corrida, para fechar o ano dono do seu primeiro título na Fórmula 1. No final das contas, apenas dois pontos separaram Norris de Verstappen na conquista do título. Por conta de alguns resultados ruins depois do retorno das férias, Piastri não conseguiu manter o vice.

Charles Leclerc assegurou a quarta posição após uma corrida sólida, encerrando a prova cerca de sete segundos atrás de Lando Norris. Logo atrás do monegasco veio George Russell, que garantiu bons pontos para a Mercedes, seguido por um competitivo Fernando Alonso, que voltou a mostrar força com a Aston Martin. Esteban Ocon, de Haas, e Lewis Hamilton, da Ferrari, completaram o grupo de pilotos envolvidos na disputa direta por posição nas voltas finais.

A prova também marcou um forte desempenho de Nico Hülkenberg. O piloto da Sauber avançou diversas posições e celebrou sua 250ª largada na Fórmula 1 com um nono lugar. Lance Stroll completou o top-10, garantindo o último ponto disponível mesmo após receber uma punição por condução perigosa.

Oliver Bearman foi outro piloto a ser penalizado, desta vez por realizar mais de uma mudança de direção durante uma disputa com Stroll. O britânico terminou em 12º, logo atrás de Gabriel Bortoleto. Carlos Sainz fechou em 13º com a Williams, enquanto Yuki Tsunoda cruzou em 14º após receber cinco segundos de penalidade por uma defesa considerada irregular contra Norris no meio da corrida.

Na sequência apareceu Kimi Antonelli, da Mercedes, seguido por Alex Albon, que perdeu tempo devido a uma punição por exceder a velocidade no pit lane. Os dois carros da Racing Bulls vieram logo depois: Isack Hadjar caiu posições após uma parada precoce, enquanto Liam Lawson foi punido por um toque em Bearman.

A Alpine encerrou o dia como já virou rotina em 2025, novamente na parte final do grid. Pierre Gasly terminou logo à frente do companheiro Franco Colapinto, apesar de também ter recebido uma penalidade por exceder os limites de pista.

Saiba como foi o GP de Abu Dhabi

A tarde começou com Verstappen largando da pole após superar a dupla da McLaren na classificação. Quando as luzes se apagaram, o holandês manteve a liderança, enquanto Norris e Piastri tentavam se estabilizar atrás dele. Mas ainda na primeira volta, o australiano protagonizou uma das grandes manobras da temporada: por fora na curva 9, superou Norris mesmo com pneus mais duros, deixando o pit-wall da McLaren em alerta logo no início.

Enquanto isso, Leclerc e Alonso travavam duelo pelo quarto lugar, e Russell, após uma largada complicada e problemas no freio, tentava se recuperar no grupo da frente.

Com a maioria dos pilotos apostando em uma estratégia de apenas uma parada, o ritmo inicial era crucial. Norris tentava acompanhar Leclerc enquanto administrava a diferença para Piastri e Verstappen. Mais atrás, penalidades começaram a surgir, por infrações na largada ou conflitos na pista – mas que a transmissão não mostrou as imagens.

A primeira leva de paradas trouxe Russell, Hadjar e Bearman aos boxes, enquanto McLaren e Ferrari hesitavam. Norris, Leclerc e Alonso finalmente pararam na volta 16, com o britânico conseguindo retornar à frente de Russell, mas preso no trânsito — o que se tornaria um ponto decisivo na corrida.

A vida de Norris após o pit-stop foi tudo menos tranquila. Ele precisou ultrapassar Antonelli, Stroll e Lawson antes de chegar em Yuki Tsunoda, que defendeu posição de maneira dura. O japonês quase empurrou Norris completamente fora para a pista na aproximação da curva 6/7, gerando forte expectativa de punição. A ultrapassagem veio, os comissários analisaram e confirmaram que Tsunoda receberia cinco segundos por direção errática; Norris não seria investigado, pois a sua manobra foi consequência da postura do adversário em pista.

O alívio no box da McLaren foi visível com a penalidade descartada, o britânico seguia firme no caminho rumo ao título.

Verstappen estendeu seu stint inicial e parou na volta 24, mantendo Piastri na liderança provisória. Com pneus duros novos, o holandês passou a reduzir rapidamente a diferença para o australiano, que começava a sentir desgaste acentuado nos pneus, mas mantinha o plano da McLaren.

Quando Verstappen alcançou a janela de DRS, a ultrapassagem foi inevitável. Logo depois, Piastri fez sua parada e voltou com pneus médios, partindo para uma perseguição tardia ao piloto da Red Bull. Mesmo reduzindo a diferença pela metade, não havia tempo suficiente. Verstappen, novamente impecável, encaminhava sua vitória.

Com Verstappen disparando na frente e Piastri tentando recuperar terreno, toda a tensão se voltou para Norris. O britânico precisava terminar em terceiro para ser campeão — e, após lidar com o tráfego e afastar Leclerc, consolidou uma vantagem segura na segunda metade da prova.

Leclerc fez sua segunda parada e tentou pressionar, mas Norris resistiu, mantendo sempre mais de cinco segundos de folga, sem erros e sem se envolver em disputas arriscadas. No entanto, tentando cobrir qualquer problema, Norris conseguiu fazer uma segunda parada, mantendo o seu ritmo forte até o final.

Atrás do trio da frente, Russell, Alonso e Ocon travaram duelos intensos pelo top 10. Ocon superou Hamilton no fim e garantiu o sétimo lugar, enquanto Hulkenberg, em sua 250ª corrida, terminou em nono. Stroll completou a zona de pontuação, apesar de mais uma penalidade.

No fim do grid, as penalidades continuaram: Bearman caiu para 12º, Tsunoda terminou apenas em 14º após seu incidente com Norris, e a dupla da Racing Bulls teve um domingo difícil.

Verstappen cruzou a linha de chegada com autoridade, encerrando a temporada em alta nesta que foi a última corrida deste regulamento. Piastri veio em segundo, após uma corrida corajosa. E, 15 segundos depois, Lando Norris completou a volta que o levava ao lugar mais alto de sua carreira: o novo campeão mundial de Fórmula 1.

O britânico comemorou com zerinhos na reta principal, subiu no carro e saudou o público que lotou Yas Marina. Um fim perfeito para uma temporada marcada por rivalidade, evolução e amadurecimento.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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