ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Norris ironiza punição à Red Bull por tentativa de remover fita usada pela McLaren no grid

Tentativa frustrada da Red Bull de remover a fita da McLaren virou motivo de risada para Norris, que admitiu nem ter usado o marcador durante a largada em Austin

Lando Norris levou com bom humor o episódio envolvendo a Red Bull no GP dos Estados Unidos. A equipe austríaca foi multada em 50 mil euros, com metade do valor suspenso, após um de seus integrantes acessar o grid de forma indevida durante a volta de apresentação, com o objetivo de retirar uma fita colocada pela McLaren na posição de largada do britânico.

O material servia como referência para ajudar Norris a alinhar o carro corretamente nos colchetes do grid — um procedimento adotado pela equipe desde o GP do Bahrein, quando o piloto recebeu uma punição de cinco segundos por ultrapassar os limites da posição de largada.

O funcionário da Red Bull acarretou uma multa ao time, por desrespeitar um procedimento de segurança pouco antes da largada.

Em Austin, na corrida principal, Lando Norris largaria da segunda posição do grid. A fita em questão foi colocada próxima ao portão do pit-wall — área utilizada pelos membros das equipes para acessar o circuito durante a preparação dos carros antes da largada, e também no encerramento das atividades na pista.

No entanto, sabendo que a faixa poderia ser retirada – já que nada no regulamento impede essa modificação, a McLaren já estava usando uma faixa que deixa uma marcação no muro ao ser removida – como os adesivos preparados para os carros de F1. Norris comentou o assunto que gerou muita polêmica nos últimos dias.

“Bom trabalho deles, porque podem fazer isso. Mas não faz diferença, eu nem usei a fita, então foi ainda mais engraçado porque eu não precisava dela, só colocamos ali por precaução. Então ficou ainda mais engraçado eles levarem punição por isso e eu nem precisar.”

LEIA MAIS: Red Bull tenta interferir no marcador de grid de Norris e recebe multa

Em Austin, não foi a primeira vez que a Red Bull tentou interferir na marcação deixada ao piloto britânico, o time fez o mesmo em Singapura. Mas a McLaren já esperava isso na ocasião, deixando um recado para os rivais: “mais sorte na próxima vez” embaixo da fita no Circuito de Marina Bay. Norris também confirmou que a Red Bull tentou algo parecido durante o GP da Itália.

Fita prata usada por Lando Norris como demarcação para posição no grid de largada – Foto: reprodução BandSports

As fitas para referência dos pilotos são um auxílio comum no grid, mas as equipes trabalham de diferentes formas com os seus pilotos. O seu uso se dá pela visão restrita dentro do carro, por conta da posição do piloto no cockpit, além do halo e do próprio tamanho do sidepode. Norris, por sua vez, disse que usa esse auxílio apenas em casos extremos.

“Eu nem usei, porque só usei a linha do grid. Disse que usaria caso a fita estivesse um pouco para a direita ou algo assim e você não consiga ver a linha. É só um plano B, se eu precisar.”

“Usei por um tempo e eles já tentaram remover em Monza ou em alguns outros lugares. Por isso fizemos ela tipo os adesivos da F1 que você nunca consegue tirar da janela”.

“Foi engraçado tentar ver eles tirando e não dando certo. Vou continuar usando. Às vezes nem uso porque fica quase longe demais. Às vezes uso, mas em 95% das corridas agora uso a marcação do grid. Então acho que por isso foi ainda melhor”.

A disputa entre McLaren e Red Bull segue intensa no campeonato de 2025. Oscar Piastri lidera a tabela, 14 pontos à frente de Norris, enquanto Max Verstappen ocupa o terceiro lugar, 40 pontos atrás do australiano, restando ainda cinco etapas para o fim da temporada – além de duas provas Sprint.

@oficialboletimdopaddock

Respondendo a @. Uma simples fita adesiva prateada virou o centro da polêmica na Fórmula 1! A McLaren usa o truque para ajudar Lando Norris no grid — e a Red Bull até tentou removê-la 😳 Mas afinal… isso é esperteza ou falta de habilidade? 🏎️ Entenda a história completa e descubra se Norris é realmente ruim de largada! #F#F1L#LandoNorrisR#RedBullM#McLarenfyp

♬ som original – BPCast

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

 


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading