AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Norris critica Verstappen por manobra “não muito limpa” no GP da Cidade do México

Após novo embate de Max Verstappen com Lando Norris, britânico ressalta o quanto o adversário é "perigoso"

Lando Norris e Max Verstappen tiveram mais um embate durante o GP do México, que rendeu duas punições de 10 segundos para o piloto holandês, totalizando 20 segundos. O britânico classificou a manobra do adversário como “não muito limpa”.

O GP dos Estados Unidos gerou vários debates sobre a punição recebida por Norris no evento. Na ocasião, vários pilotos achavam que Verstappen deveria ser o punido, por forçar o adversário para fora da pista. Os comissários tiveram outra interpretação, mas isso não impediu de os pilotos cobrarem uma atitude da FIA para realizar uma mudança na regra sobre ultrapassagem e defesa de posição.

A reunião da GPDA aconteceu na última sexta-feira e neste domingo, mais uma vez Verstappen teve uma abordagem agressiva na pista para evitar uma ultrapassagem. Norris tentou buscar o segundo lugar de Verstappen na curva 4, durante a volta 10, mas foi forçado para fora da pista pelo tricampeão.

Norris cortou a grama na curva 5 e voltou à frente de Carlos Sainz e Verstappen. O piloto da McLaren devolveu apenas a posição para Sainz e seguiu com a sua corrida. Poucos metros depois, Verstappen tentou retomar a posição perdida na curva 8. Os dois competidores saíram da pista, permitindo que Charles Leclerc avançasse para o segundo lugar. O embate entre os pilotos foi anotado pelos comissários e passou a ser investigado.

Verstappen então recebeu duas punições, a primeira de 10 segundos, aconteceu por forçar Norris para fora da pista na curva 4. A segunda punição era referente por ganhar vantagem duradoura na curva 8. As punições foram cumpridas quando o holandês realizou a sua parada obrigatória nos boxes.

Por forçar outro piloto para fora da pista, Verstappen ainda teve 2 pontos na superlicença, formando um total de 6 pontos em 12 meses.

LEIA MAIS: FIA estuda revisão das regras após polêmica com Norris e Verstappen no GP dos EUA

“Eu sabia o que esperar. Eu não queria esperar uma coisa dessas, porque o respeito muito o Max como piloto, mas eu estava pronto para esperar algo assim, e isso não é uma pilotagem muito limpa na minha opinião. Mas eu evitei e foi uma boa corrida”, comentou Norris depois da corrida sobre o incidente com o piloto da Red Bull.

“Estamos fazendo um bom trabalho como equipe, e no fim fomos os mais rápidos. Vamos manter a cabeça baixa e seguir focados em nós mesmos, continuando a pressionar”, concluiu.

Após o embate nos EUA, vários pilotos criticaram a abordagem de Verstappen para manter a posição, quando realiza a suas defesas de posição. Vários pilotos vêm o holandês como um piloto muito agressivo e alguns momentos perigoso, não medindo esforços para manter uma posição e caminha no limite da regra.

Por rádio, conversando com a sua equipe depois da batalha em pista, Norris reforçou que o rival “é perigoso. Vou acabar no muro”. Quando Verstappen foi avisado sobre as punições, ficou um tanto indignado, mas afirmou que não se surpreendia com a conduta dos comissários.

Norris ficou preso atrás de Verstappen até o holandês cumprir a sua punição, o britânico até tentou uma aproximação, mas evitando um novo embate que poderia custar muito mais para ele, deixou a corrida seguir, até a parada do holandês. Com Verstappen fora do seu caminho, Norris conseguiu se aproximar de Charles Leclerc, fazer a ultrapassagem e obter o segundo lugar.

Mesmo com essa punição, Verstappen ainda teve a chance de fazer a sua corrida e terminou a prova ocupando o sexto lugar. O piloto da Red Bull voltou para a pista na 15ª posição, precisando realizar algumas ultrapassagens para escalar o grid.

Com o segundo lugar de Norris, faturou 315 pontos, contra 362 de Verstappen, agora estão separados por 47 pontos, restando quatro etapas para o final do campeonato.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo