Lando Norris e Max Verstappen tiveram mais um embate durante o GP do México, que rendeu duas punições de 10 segundos para o piloto holandês, totalizando 20 segundos. O britânico classificou a manobra do adversário como “não muito limpa”.
O GP dos Estados Unidos gerou vários debates sobre a punição recebida por Norris no evento. Na ocasião, vários pilotos achavam que Verstappen deveria ser o punido, por forçar o adversário para fora da pista. Os comissários tiveram outra interpretação, mas isso não impediu de os pilotos cobrarem uma atitude da FIA para realizar uma mudança na regra sobre ultrapassagem e defesa de posição.
A reunião da GPDA aconteceu na última sexta-feira e neste domingo, mais uma vez Verstappen teve uma abordagem agressiva na pista para evitar uma ultrapassagem. Norris tentou buscar o segundo lugar de Verstappen na curva 4, durante a volta 10, mas foi forçado para fora da pista pelo tricampeão.
Norris cortou a grama na curva 5 e voltou à frente de Carlos Sainz e Verstappen. O piloto da McLaren devolveu apenas a posição para Sainz e seguiu com a sua corrida. Poucos metros depois, Verstappen tentou retomar a posição perdida na curva 8. Os dois competidores saíram da pista, permitindo que Charles Leclerc avançasse para o segundo lugar. O embate entre os pilotos foi anotado pelos comissários e passou a ser investigado.
Verstappen então recebeu duas punições, a primeira de 10 segundos, aconteceu por forçar Norris para fora da pista na curva 4. A segunda punição era referente por ganhar vantagem duradoura na curva 8. As punições foram cumpridas quando o holandês realizou a sua parada obrigatória nos boxes.
Por forçar outro piloto para fora da pista, Verstappen ainda teve 2 pontos na superlicença, formando um total de 6 pontos em 12 meses.
LEIA MAIS: FIA estuda revisão das regras após polêmica com Norris e Verstappen no GP dos EUA
“Eu sabia o que esperar. Eu não queria esperar uma coisa dessas, porque o respeito muito o Max como piloto, mas eu estava pronto para esperar algo assim, e isso não é uma pilotagem muito limpa na minha opinião. Mas eu evitei e foi uma boa corrida”, comentou Norris depois da corrida sobre o incidente com o piloto da Red Bull.
“Estamos fazendo um bom trabalho como equipe, e no fim fomos os mais rápidos. Vamos manter a cabeça baixa e seguir focados em nós mesmos, continuando a pressionar”, concluiu.
Após o embate nos EUA, vários pilotos criticaram a abordagem de Verstappen para manter a posição, quando realiza a suas defesas de posição. Vários pilotos vêm o holandês como um piloto muito agressivo e alguns momentos perigoso, não medindo esforços para manter uma posição e caminha no limite da regra.
Por rádio, conversando com a sua equipe depois da batalha em pista, Norris reforçou que o rival “é perigoso. Vou acabar no muro”. Quando Verstappen foi avisado sobre as punições, ficou um tanto indignado, mas afirmou que não se surpreendia com a conduta dos comissários.
Norris ficou preso atrás de Verstappen até o holandês cumprir a sua punição, o britânico até tentou uma aproximação, mas evitando um novo embate que poderia custar muito mais para ele, deixou a corrida seguir, até a parada do holandês. Com Verstappen fora do seu caminho, Norris conseguiu se aproximar de Charles Leclerc, fazer a ultrapassagem e obter o segundo lugar.
Mesmo com essa punição, Verstappen ainda teve a chance de fazer a sua corrida e terminou a prova ocupando o sexto lugar. O piloto da Red Bull voltou para a pista na 15ª posição, precisando realizar algumas ultrapassagens para escalar o grid.
Com o segundo lugar de Norris, faturou 315 pontos, contra 362 de Verstappen, agora estão separados por 47 pontos, restando quatro etapas para o final do campeonato.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.