AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Norris comanda TL2 na Holanda em atividade marcada por acidentes

Chuva não atrapalha sessão como o esperado, mas pilotos precisam lidar com as bandeiras vermelhas

O primeiro dia de atividade na Holanda foi encerrada, o TL2 realizado nesta sexta-feira (29) em Zandvoort foi um pouco tumultuado por conta de duas interrupções por bandeira vermelha. Lando Norris se estabeleceu mais uma vez na liderança, separado por apenas 0s087 de Fernando Alonso.

A chuva, que era esperada, ameaçou, mas não caiu. Por fim, os últimos minutos fora, marcados até mesmo pelo sol e uma temperatura no asfalto um pouco mais quente.

Oscar Piastri foi o 3° colocado, com George Russell em 4° com o equipamento da Mercedes. Max Verstappen encerrou o dia como o 5° colocado, enquanto Lewis Hamilton encaixou a Ferrari em 6°. Os pilotos da equipe italiana andaram com um carro mais pesado no TL1, com o intuito de fazer uma verificação relacionada a altura do carro, para entender o limite nesta pista e evitar o desgaste da prancha e uma desclassificação. Dessa forma, o TL1 deles foi mais apagado do que o segundo treino livre do dia.

Yuki Tsunoda foi o 7° colocado com o segundo carro da Red Bull, o japonês busca a recuperação nesta reta final do campeonato. Charles Leclerc ficou com a 8° posição, depois de ser superado pelo companheiro de equipe, quando Hamilton conseguiu buscar uma segunda volta rápida, após o erro cometido na primeira tentativa. Para completar o top-10 estava mais uma vez um carro da Alpine e outro da Sauber, com Franco Colapinto e Nico Hülkenberg, respectivamente.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 6h30 (pelo horário de Brasília).

Saiba como foi o TL2 do GP da Holanda

Assim que o TL2 foi iniciado, as equipes não perderam tempo e liberaram os seus pilotos, pois a chuva era prevista dentro de 14 minutos. A temperatura na pista estava na casa dos 27 °C, com 19 °C no ambiente.

Lando Norris assumiu rapidamente a liderança da tabela, com a marca de 1m12s615. O grid usava em sua maioria os pneus médios, mas a dupla da Sauber, assim como Andrea Kimi Antonelli experimentavam os pneus macios, enquanto a dupla da Ferrari, Williams, Max Verstappen, Liam Lawson e George Russell experimentavam os compostos duros.

Nestes dez minutos de atividade, já era possível notar alguns erros dos competidores, enquanto eles se atrapalhavam ao negociar espaço na pista.

Lance Stroll foi o responsável por implementar o regime de bandeira vermelha ao perder o controle do carro na curva 3. A impressão era que o canadense tinha se assustado com outros dois pilotos que estavam na curva. Stroll deixou o carro sozinho, mas o equipamento ficou bem danificado.

Com a interrupção do TL2, os dez primeiros eram: Bearman, Norris, Bortoleto, Hülkenberg, Verstappen, Lawson, Alonso, Russell, Stroll e Tsunoda.

Um certo tempo foi perdido, pois além da remoção do carro de Stroll, também foi necessário reposicionar as barreiras de contenção.

A chuva ainda não tinha caído, mas restando 35 minutos para o final do TL2, Isack Hadjar encostou o carro, por conta de um problema de falta de potência do motor. O piloto era o único sem tempo registrado, já que passou mais tempo nos boxes, do que os adversários. O problema com o francês rendeu apenas um Virtual Safety Car, para agilizar o desenvolvimento do treino livre.

Quando restavam pouco mais de 20 minutos para a sessão, os pilotos instalaram um jogo de pneus macios, para completar uma volta rápida antes de retomar o processo de simulação de corrida. Foi neste momento que Lewis Hamilton tentou se livrar do final da tabela e comandava o primeiro setor, quando extravasou os limites de pista e ao tocar o pneu na grama, rodou.

Instantes depois foi a vez de Fernando Alonso surgir na liderança com o tempo de 1m09s977 com seu jogo de pneus macios. Norris conseguiu superar o espanhol com a marca de 1m09s890, determinando uma diferença de apenas 0s087 entre os equipamentos da equipe britânica.

A segunda bandeira vermelha do TL2 foi implementada por Alexander Albon que ficou com o carro da Williams atolado na curva 1, depois de cometer um erro. Neste momento de paralisação os dez primeiros eram: Norris, Alonso, Piastri, Russell, Verstappen, Hamilton, Tsunoda, Leclerc, Hülkenberg e Bearman.

Nos boxes, um duelo marcava a sessão. Oscar Piastri errou a equipe de mecânicos que deveria recolher o seu carro e quase bateu em George Russell ao fazer um desvio. A situação será investigada ao final do dia.

O TL2 foi restaurado quando restavam 16 minutos para o final, para que as equipes coletassem um pouco mais de dados dos seus carros. Por conta de uma atividade muito atrapalhada pelas interrupções, as equipes usaram o tempo que foi possível para ao menos fazer um stint mais longo completo.

A McLaren mostrou mais uma vez a sua força nesta atividade, enquanto o desempenho da Aston Martin chama a atenção, por conta da posição de Fernando Alonso na tabela de tempos. A Ferrari conseguiu sua recuperação, mas a equipe ainda precisa de ajustes para o restante do evento.

 

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading