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Norris comanda dobradinha da McLaren no TL3 do GP da Hungria

Em sessão usada para analisar as voltas de classificação, dupla da McLaren se destaca, mas duelo promete ser acirrado

Neste sábado (20) os pilotos da Fórmula 1 retornaram ao circuito para trabalhar no TL3. As equipes usaram essa sessão para treinar principalmente as voltas de classificação, aproveitaram as temperaturas um pouco mais amenas, diferente do cenário que enfrentaram no dia anterior. Lando Norris encerrou mais uma atividade na liderança, anotando 1m16s098, com os pneus macios.

Após essa sessão, podemos esperar uma classificação contendo um duelo apertado, por conta da proximidade dos pilotos. Oscar Piastri foi o segundo colocado, separado por apenas 0s044 do companheiro de equipe.

Max Verstappen ficou com a terceira posição, em mais uma sessão do fim de semana figurando entre os primeiros colocados com o carro atualizado. George Russell fechou a sessão ocupando o quarto lugar com a Mercedes, depois de liderar parte da sessão. Carlos Sainz foi o quinto colocado com a Ferrari, seguido de perto por Daniel Ricciardo da Racing Bulls.

Alexander Albon encaixou a Williams no sétimo lugar e deve tentar avançar na classificação para ter a chance de obter um resultado melhor para a equipe, já que neste circuito é difícil ultrapassar. Nico Hülkenberg representou a Haas na oitava posição, acompanhado por Yuki Tsunoda e Lewis Hamilton. Leclerc foi empurrado para o décimo primeiro lugar, em mais uma atividade marcada por vários erros.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 11h (pelo horário de Brasília) para a definição do grid de largada do GP da Hungria.

Saiba como foi o TL3 do GP da Hungria

Após o encerramento das atividades de sexta-feira, a Mercedes que estava otimista depois do GP da Grã-Bretanha, não sentiu que tinha um bom ritmo e acerto para uma pista tão quente. Mesmo Lando Norris com a McLaren sentia que era possível extrair um pouco mais do equipamento.

A Red Bull levou atualizações para o carro e usou a sexta-feira para comparar o desempenho de Max Verstappen e Sergio Pérez, para ver se as mudanças foram efetivas.

Depois da batida de Charles Leclerc no treino livre 2, a Ferrari precisou instalar o câmbio antigo para o piloto completar o fim de semana.

Quando a sessão foi iniciada, a temperatura da pista estava na casa dos 48 °C, com 27 °C no ambiente. Rapidamente Sergio Pérez foi encaminhado para o traçado usando os pneus duros, após registrar 1m19s159. Na sequência Max Verstappen anotou a marca de 1m18s897, também trabalhando com os compostos duros.

Nos primeiros dez minutos, apenas a dupla da Red Bull rodava com o carro na pista. O holandês melhorou a marca ao anotar 1m18s312, o mesmo acontecia com o mexicano que cravou 1m18s749.

Sozinho na pista, Verstappen já tinha chegado na oitava volta com os pneus duros. Foi apenas com quase 20 minutos de sessão que a dupla da Alpine, acompanhados pelos pilotos da Aston Martin, Williams e Valtteri Bottas foram para o traçado. Neste momento apenas Fernando Alonso e Lance Stroll usavam os pneus médios, contra o restante do pelotão trabalhava com os pneus macios.

Alexander Albon saltou para a ponta no trabalho com os pneus macios, o competidor da Williams registrou 1m17s646. Aos poucos outros competidores exploravam as voltas com os pneus macios, aproveitando a pista com temperaturas mais amenas. Lando Norris foi o primeiro piloto a chegar na marca de 1m16s931, contra 1m17s428 de Oscar Piastri.

Aos poucos os competidores buscavam melhorar as suas marcas no circuito. Leclerc cometeu um erro, extravasando os limites de pista, além de cometer um erro na mesma parte do circuito que bateu no dia anterior. Restando 36 minutos para o final, os dez primeiros eram: Norris, Ricciardo, Tsunoda, Piastri, Hamilton, Russell, Albon, Hülk, Sainz e Magnussen.

Na Alpine, Gasly comandava um teste aerodinâmico, usando o flow-vis na asa traseira do carro.

Com pouco tempo de contato com a pista, George Russell melhorou o seu tempo para 1m16s826, para superar o tempo de Lando Norris. Seguidos pela dupla da Ferrari, com Carlos Sainz obtendo o tempo de 1m17s289, contra 1m17s301 de Leclerc.

Ao longo da sessão foi possível observar vários erros dos competidores, por conta do nível de dificuldade originado pelo traçado sinuoso da Hungria.

Nos últimos 20 minutos de sessão, a dupla da Mercedes foi liberada para o traçado usando pneus macios novos. Russell então anotou 1m16s564 se dedicando as voltas em modo de simulação de classificação, enquanto Hamilton estava separado por apenas 0s222 do companheiro de equipe, abandonando o nono lugar para ser o segundo colocado.

Os pilotos aproveitavam o final do treino livre para então usar um novo jogo de pneus macios e investir nas voltas de classificação, pois era o último momento para preparar os carros para as sessões decisivas do fim de semana. Novamente a dupla da McLaren voltou a superar os pilotos da Mercedes, cravando 1m16s098 com Norris, contra 1m16s142 de Oscar Piastri.

Nico Hülkenberg saltou para o quinto lugar com o tempo de 1m16s696, Hamilton era empurrado mais para baixo na tabela.

Restando apenas 10 minutos, os dez primeiros pilotos eram: Norris, Piastri, Verstappen, Russell, Ricciardo, Albon, Hülk, Hamilton, Bottas, Sargeant. A dupla da Ferrari ainda estava fechando a sua volta rápida, com Carlos Sainz estabelecendo a marca de 1m16s639, enquanto Leclerc era apenas o décimo colocado com 1m16s803.

Hamilton ainda cometeu um erro ao perder a traseira do W15, se livrando de uma batida na curva 11.

A atividade foi encerrada com uma porção de testes, aproveitando o momento para mais uma simulação de corrida, antes do cronômetro zerar. Embora Alonso tenha experimentado os pneus macios no final da sessão, obteve apenas o décimo nono lugar, em outro foco com a Aston Martin. No entanto, o espanhol conseguiu obter o décimo quarto lugar com o tempo de 1m17s001, superando Lance Stroll.

Zhou foi instruído para retornar aos boxes após o carro apresentar mais um problema.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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