AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula EPost
Tendência

Nissan é a primeira equipe a comprometer-se com a Fórmula E até 2030 e a era Gen4

Durante os preparativos para o e-Prix de Tóquio, Nissan reafirma o seu compromisso com a Fórmula E e a próxima geração de carros da categoria

Às vésperas do e-Prix de Tóquio, na corrida na casa a Nissan confirmou nesta quinta-feira (28) o seu comprometimento com a Fórmula E. A montadora confirma a sua presença na era Gen4 e permanência até 2030.

Durante uma coletiva de imprensa realizada em Tóquio, antes das primeiras atividades em pista, o diretor-geral e chefe de equipe da Nissan na categoria elétrica, Tommaso Volpe, assinou o documento oficial de registro para fabricantes de automóveis do Campeonato Mundial da Fórmula E, acompanhado pelo diretor sênior de esportes do Circuito da FIA, Marek Nawarecki, além da presença de Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.

“Estamos muito felizes na Fórmula E por ver a Nissan prolongar o seu envolvimento na categoria até 2030. A Nissan partilha os nossos valores de promoção da sustentabilidade em todo o mundo, esforçando-se pelo melhor desempenho automóvel por meio de soluções elétricas. Ter uma marca verdadeiramente global como a Nissan, com grande presença em todos os países que visitamos e mais além, é vital para nós, ajudando a promover a categoria junto de um público mais amplo e diversificado, como também contribui enormemente para promover a tecnologia EV em todo o mundo”, declarou Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.

LEIA MAIS: McLaren e Nissan trabalham de forma colaborativa na busca por mais vitórias e pódios na Fórmula E

O novo acordo estende o compromisso atual da Nissan por mais quatro anos. A marca tinha firmado um acordo com a categoria ao menos até a 12ª temporada, 2025/26, que agora vai até a 16ª temporada, 2029/30.

Portanto, a Nissan se torna a primeira fabricante a se comprometer com a Fórmula E para a nova geração de carros, durante o que será a era Gen4.

“Estou muito satisfeito por confirmar o nosso futuro a longo prazo na Fórmula E como fabricante. Também estamos orgulhosos de sermos a primeira empresa a aderir até 2030, que é um grande ano para a Nissan, pois pretendemos igualar ou superar as metas estabelecidas. A Fórmula E é um campo de testes incrível para novas tecnologias elétricas, e mal podemos esperar para continuar a desenvolver e competir até pelo menos o final da 16ª Temporada. A equipe está em uma trajetória ascendente e nossa nova sede contribuirá enormemente para o crescimento, com instalações avançadas que nos ajudam a desenvolver o nosso carro para as temporadas futuras” comentou Tommaso Volpe, chefe da equipe Nissan na Fórmula E.

O novo acordo dá ênfase a uma parceria que tem por objetivo o avanço da eletrificação, além da demonstração que a Nissan em conjunto com a Fórmula E, FIA estão comprometidos em ultrapassar os limites da mobilidade elétrica e da inovação em um cenário global.

Na era Gen4, a Fórmula E mais uma vez busca avanços na eficiência energética, desempenho de corrida e inovações de segurança. Também estão previstos recursos de ponta, como a capacidade de regeneração de até 700 kW, aumento de potência de até 600 kW, significando um grande avanço na tecnologia voltada para corrida de veículos elétricos.

A Nissan atualmente é fornecedora de powertrain da McLaren, juntos eles têm trabalhado para melhorar o desempenho e conquistar mais vitórias e pódios, como mencionamos em uma matéria no Boletim do Paddock.

Sendo uma das equipes mais bem-sucedidas e antigas na Fórmula E. Desde a sua entrada na 5ª temporada, substituindo a Renault, a Nissan expandiu continuamente as suas operações, como a recente mudança da sede da Nissan Formula E Team para Paris. Este movimento estratégico foi mais uma forma de reafirmar o compromisso com a competição.

Na última edição do e-Prix de São Paulo, Oliver Rowland, piloto da Nissan, conquistou o seu segundo pódio consecutivo durante a 10ª temporada. Enquanto a vitória de Sam Bird com a McLaren, impulsionado pelo powertrain da Nissan mostra que as equipes conseguiram dar um salto com relação ao ano passado.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo