ColunistasDestaquesFórmula EPost

Na vanguarda do automobilismo moderno Fórmula E ainda detém o Certificado de Eventos Sustentáveis ISO 20121

A ABB FIA Formula E Championship, manteve o padrão-ouro como a única dentro das corridas a receber o certificado ISO 20121, pela prática sustentável em eventos esportivos.

Quando as categorias passam de país por país existe a preocupação sobre o quanto de lixo é produzido, mas a Fórmula E por ser uma categoria que já trabalha com uma energia limpa, também está preocupada com todo o ecossistema, reciclar e reduzir a quantidade de resíduos produzido no local é de suma importância para eles.

“Realizamos eventos com sustentabilidade em primeiro plano e a certificação ISO 20121 renovada mostra nosso compromisso com essa causa e atua como um lembrete do que alcançamos e também nossa ambição de continuar inovando nessa área”, disse Julia Pale, consultora de sustentabilidade da F-E.

A Fórmula E mais uma vez atendeu aos rígidos critérios para manter o alto nível de certificação para os eventos. O programa de reciclagem de baterias e parceria com especialistas do setor da Umicore, permitindo que as células de íons de lítio sejam recuperadas e reutilizadas, com fim de uso prolongado.

A série trabalha lado a lado com fornecedores globais, a CSM desenvolveu uma nova marca sustentável de sinalização de pista, ela foi introduzida na corrida de Roma, usando material reciclável e inovador.

“Trabalhando em conjunto com auditores da SGS, especialistas em meio ambiente e nossos parceiros, nos esforçamos para aprimorar os esforços em testar novas tecnologias e lançar iniciativas lideradas de maneira sustentável, a fim de reduzir ainda mais nossa pegada ambiental” – completou Julia Pale.

Promovendo uma competição com carros elétricos o objetivo da categoria é trazer isso para as ruas, auxiliando na aceleração de veículos elétricos sendo utilizados no mundo e assim ajudar a reduzir a poluição do ar em algumas cidades mais superpovoadas de todo o globo.

”O conceito da Fórmula E foi criado com o objetivo principal de acelerar a adoção de veículos elétricos e promover práticas sustentáveis, conscientizando os benefícios da condução elétrica e como a mobilidade limpa pode combater as mudanças climáticas” – informou Pale.

Para acelerar a mudança para o setor elétrico e fazer com que mais pessoas adotem a energia limpa, a Fórmula E construiu um programa de sustentabilidade, com eventos sustentáveis com impacto significativo em cada cidade-sede e o uso da plataforma global para promover a utilização dos carros elétricos no combate à poluição do ar.

Estamos continuamente buscando implementar as soluções mais inovadoras disponíveis no mercado para melhorar todos os aspectos de nossos eventos e esperamos que isso inspire outros esportes e organizações a adotar uma abordagem semelhante no futuro

O esforço é grande e por isso existem parceiros e fornecedores para tornar o certificado ISO 20121 possível, a categoria aumentou o número de inciativas para melhorar o gerenciamento de resíduos. A estação de hidratação Allianz, produz bolsas de água para acabar com as garrafas plásticas, elas são reutilizáveis e recicláveis e são entregues gratuitamente aos espectadores e funcionários em cada evento realizado.

Imagem foto reprodução Fórmula E

No início da temporada passada, foi introduzido os ‘guardas florestais’ em áreas com grande movimentação para ajudar a educar as equipes, funcionários e os espectadores sobre melhorar ao máximo os métodos de reciclagem.

O ISO 20121 é o padrão internacional de sustentabilidade em eventos e começou após as Olimpíadas de Londres em 2012 e implementa três metas principais: reduzir a pegada ambiental individual dos eventos, criar um modelo financeiro de sucesso para o crescimento e tornar-se mais socialmente responsável.

O Campeonato ABB FIA de Fórmula E também se junta a outros grandes eventos internacionais para obter o certificado ISSO 20121, como os Jogos Olímpicos de Verão Rio 2016, o campeonato Europeu da UEFA de 2016, na França, e o Aberto de Tênis Roland Garros Open, também na França.

“A Fórmula E vem incorporando sustentabilidade desde o início – explorando novas iniciativas, interagindo com comunidades e fornecedores locais e aplicando avaliações de impacto robustas” – Explicou Ana Inácio, da SGS e completou – “Está assumindo a liderança no esporte a motor sustentável e estabelecendo uma nova referência para a indústria”.

Para saber mais sobre o Campeonato de Fórmula E da ABB FIA, descubra onde assistir os destaques da corrida e comprar ingressos, visite www.fiaformulae.com ou baixe o app de iOS ou Android.

 

[powerpress_subscribe]

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo