AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Na Hungria, Antonelli aproveita Safety Car para faturar vitória na corrida Principal da F2

Safety Car aparece em boa hora e Antonelli aproveita pneus "frescos" para buscar liderança e vencer sua primeira corrida principal da F2

Andrea Kimi Antonelli buscou a vitória neste domingo (21), largando da sétima posição, o pupilo da Mercedes faturou a sua primeira vitória em uma corrida principal da Fórmula 2.

O jovem de 17 anos é cotado para ocupar a vaga de Lewis Hamilton em 2025, mas em seu primeiro ano de Fórmula 2, tem lutado junto com a Prema para obter bons resultados.

O italiano aproveitou o Safety Car tardio para instalar um jogo de pneus macios e lutar por uma boa posição, escalando o pelotão após ocupar a quinta posição, faturou a vitória. Victor Martins da ART Grand Prix faturou o segundo lugar, acompanhado por Richard Verschoor da Trident – que foi desclassificado da corrida do sábado.

Saiba como foi a corrida Principal da Fórmula 2 na Hungria

Paul Aron faturou a pole na sexta-feira e precisou aguardar até o domingo para fazer o direito de começar a corrida ocupando a posição de honra. No entanto, na largada Aron não foi tão bem como o esperado, a partida lenta forçou o competidor a cometer um erro, desta forma caiu para a sétima posição.

Victor Martins que começou a corrida ocupando a quinta posição, saltou para a ponta. Enzo Fittipaldi por sua vez, tentou buscar o líder da corrida duas voltas depois, mas Martins fez uma boa defesa, para bloquear as investidas do brasileiro. Gabriel Bortoleto era o terceiro colocado com o carro da Invicta, perseguindo os competidores.

Isack Hadjar deveria estar na terceira posição para a largada, mas por conta de problemas no carro foi forçado a começar a corrida do pit-lane.

Zane Maloney e Kimi Antonelli investiram nos pneus duros para o início da prova e o italiano foi rapidamente instruído para se livrar de Maloney e começar a ganhar o grid. Motivado pela equipe, o competidor arriscou na curva 9 para fazer a ultrapassagem.

Pouco depois foi a vez da presença do Safety Car se fazer necessária, quando Aron tentou uma investida em Hauger e com muita velocidade na curva 2, bateu na traseira de Maloney, fazendo que ambos rodassem e ficassem parados na pista.

Vários pilotos que começaram a corrida com os pneus macios e já sabiam que os compostos não durariam muito, aproveitaram esse momento de neutralização da prova, para mergulhar aos boxes. Foi a vez de Martins, Bortoleto, Fittipaldi, Hauger, Zak O’Sullivan, Oliver Bearman e Hadjar instalarem os compostos duros, cumprindo a troca obrigatória.

Como as trocas aconteceram dentro da janela de paradas esperada, a prova seguiu. Na volta 8 a corrida teve o seu ritmo normal recuperado, com Antonelli liderando, seguido por Verschoor, Kush Maini, pilotos que ainda não tinham feito suas trocas por estarem em uma outra estratégia.

O italiano dominava a corrida, com uma vantagem de mais de 3 segundos para Verschoor na volta 13. Logo atrás estava Martins ocupava o quarto lugar, contando com um pneu duro melhor do que os adversários.

O piloto da ART subiu para o terceiro lugar durante a décima quinta volta, em uma ultrapassagem por dentro para superar Gabriel Bortoleto. Na sequência, Martins tinha em sua mira Richard Verschoor e por conta do DRS, o piloto foi buscar a ultrapassagem na volta 18, fazendo a manobra na curva 1, para obter o segundo lugar.

Quando Martins estava em perseguição, tentando reduzir os mais de seis segundos para Antonelli, o Safety Car pintou na pista, pois Amaury Cordeel bateu na curva 4. O italiano e sua equipe viram a oportunidade de substituir os pneus, enquanto a corrida foi neutralizada. Restando 14 voltas para o final, Antonelli estava em uma estratégia privilegiada, pois não precisaria percorrer tantas voltas com os pneus macios.


O ritmo normal da prova foi retomado na 27 volta, Martins liderava, com Bortoleto na segunda posição, mas foram rapidamente pressionados por Antonelli. O italiano deixou para trás, Hauger e Fittipaldi para buscar os líderes da prova.

Antonelli continuou na volta seguinte, escolhendo a melhor forma de recuperar as posições perdidas.

A direção de prova optou por encerrar a corrida por tempo, depois da ação do Safety Car. Antonelli mergulhou e conseguiu com auxílio do DRS ultrapassar Martins. Na volta final, o italiano contava com 12 segundos de vantagem para faturar a sua primeira vitória em uma corrida principal da F2.

No último giro, Verschoor superou Bortoleto, para ficar com o P3, Fittipaldi ocupou o quinto lugar, terminando à frente de Hauger.

O Campeonato

Isack Hadjar permanece na liderança, chegando aos 140 pontos. A liderança foi reduzida para 18 pontos, contra Paul Aron. Gabriel Bortoleto assume a terceira posição com 110 pontos. Zane Maloney caiu para o quarto lugar e permanece com os 101 pontos do início da rodada, pois não pontuou na Hungria. Franco Colapinto é o quinto colocado com 96 pontos, contra 85 conquistados por Andrea Kimi Antonelli que subiu para o sexto lugar.

Antonelli vence Fórmula 2 – Resultado da corrida principal da F2 na Hungria – Foto: reprodução Fórmula 2
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo