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Munido por boa estratégia, Norris supera Piastri e Leclerc para vencer na Hungria

Em última corrida antes das férias de verão, Norris consegue vencer prova com boa escolha estratégica, enquanto Ferrari vê não apenas a primeira posição, como o pódio

Lando Norris deixa a Hungria com vitória, o britânico conquistou a 9ª da carreira e a 5ª da temporada. A equipe definiu a estratégia de apenas uma parada e o plano funcionou bem, com o competidor conseguindo superar não apenas Charles Leclerc, como Oscar Piastri.

Próximo ao final da corrida, Piastri quase conseguiu a manobra de ultrapassagem para cima de Norris, mas por uma travagem dos pneus, mas para evitar uma batida com o companheiro de equipe ele precisou recuar. O australiano contou com estratégia de duas paradas, sendo a mesma escolha que a Ferrari fez para Leclerc, mas com uma diferença no momento que as paradas foram realizadas.

Ainda vale mencionar, que a McLaren blefou para cima da Ferrari, conseguindo enviar o monegasco aos boxes, enquanto permaneceu com Piastri por mais alguns giros na pista, antes de fornecer pneus mais novos para o australiano. O ganho da posição acontece com uma manobra de ultrapassagem na pista.

Norris e Piastri fizeram uma prova segura, onde o time estava atento não apenas com o seu desempenho de pista, como a dificuldade que a Ferrari lidava em pista com Leclerc.

O pódio ainda contou com a presença de George Russell, pois o britânico também conseguiu fazer a aproximação e ultrapassagem em Leclerc. O monegasco perdeu performance e mencionou que o carro estava inguiável, depois de ter cantado a bola que eles perderiam a vitória para a McLaren.

Embora Leclerc tenha feito um início de prova muito forte, o desempenho só esteve ao lado da Ferrari no uso de pneus médios. Com os compostos duros e os carros mais leves, a McLaren mais uma vez demonstrou a sua superioridade.

Fernando Alonso ficou com a quinta posição, após um duro embate com Gabriel Bortoleto nas voltas iniciais da prova. O espanhol, que fez um sábado muito forte, conseguiu manter o ritmo no domingo, enquanto se beneficiava de uma pista que é díficil de ultrapassar.

Bortoleto foi o sexto colocado com a Sauber, para obter mais alguns pontos pela equipe suíça. O brasileiro se destaca não apenas pelo resultado, mas pelo embate travado com Fernando Alonso em busca da quinta posição, assim como pela defesa que realizou, evitando uma ultrapassagem de Max Verstappen.

Lance Stroll foi o sétimo colocado com a Aston Martin, cravando o bom desempenho da equipe na Hungria, em um circuito tão travado. Liam Lawson levou mais uma porção de pontos para a Racing Bulls, enquanto tenta recuperar o seu ritmo com a equipe, Max Verstappen por sua vez, foi o nono colocado, por conta de uma corrida, muito, mas muito complicada, tanto em ritmo, como pelo desgaste elevado de pneus.

Para fechar, Andrea Kimi Antonelli completou o top-10, faturando seus primeiros pontos depois do pódio no Canadá.

A Fórmula 1 agora embarca nas férias de verão, com três semanas seguidas sem corrida, enquanto as fábricas estão paralisadas.

Saiba como foi o GP da Hungria

No sábado a pole foi conquistada por Charles Leclerc de uma forma surpreendente. O piloto monegasco conseguiu superar a dupla da McLaren, que anteriormente demonstrava que conseguiria o resultado com uma boa folga. Dessa forma, a largada era aguarda com muita expectativa.

A Red Bull optou por fazer mais alguns ajustes no RB21 guiado por Yuki Tsunoda, após mais uma classificação ruim.

A maior parte do grid optou por pneus médios para o início da prova, mas a Ferrari instalou pneus duros para Lewis Hamilton, essa foi a mesma tática para Pierre Gasly. Com pneus macios estavam Carlos Sainz, Nico Hülkenberg e Alexander Albon, apostando em um início da corrida mais dinâmico.

Já tinha chovido no Hungaroring, dessa forma a temperatura da pista estava na casa dos 32 °C, com 22 °C no ambiente.

Largada autorizada, Leclerc manteve a dianteira, enquanto Norris caiu para a quinta posição, quando escolheu o lado errado da pista e foi superado por Russell e Alonso. Bortoleto então mergulhou para superar Stroll e se torar o sexto colocado logo no início da corrida. Como já era esperado, por conta do uso dos pneus duros, Hamilton e Gasly perderam posição para pilotos que estavam com pneus mais aderentes. Tsunoda por sua vez, permanecia na última posição.

Com o início da terceira volta, Leclerc abriu mais de 1 segundo para Piastri, para evitar o ataque do australiano usando o DRS. O australiano também administrava a distância para Russell, enquanto Norris aproveitou o momento para dar o bote em Alonso e ocupar a quarta posição. Por outro lado, Verstappen apostava em um ritmo mais agressivo no começo da corrida, atacando o brasileiro da Sauber, após ultrapassar Stroll.

O neerlandês atacava constantemente Bortoleto, mas o brasileiro conseguia fazer uma boa linha de defesa, ao mesmo tempo que evitava perder contato com Alonso em busca da quinta posição. Bortoleto era investigado por uma queima de largada, podendo receber uma punição. A mesma investigação recaia em Hülkenberg, companheiro de equipe de Bortoleto.

Hülk foi aos boxes na sétima volta, logo depois de largar com os pneus macios. O alemão instalou os pneus médios.

No início da oitava volta, Leclerc contava com mais de três segundos de vantagem para Piastri. No restante do pelotão, várias disputas aconteciam, mas a grande dificuldade para ultrapassar, se fazia presente.

Com dez voltas, os dez primeiros eram: Leclerc, Piastri, Russell, Norris, Alonso, Bortoleto, Verstappen, Stroll, Lawson e Bearman. Hülk foi punido com cinco segundos pela largada falsa, enquanto nenhuma atitude foi necessária para Bortoleto. Verstappen recuou, por conta do desgaste elevado dos seus pneus médios.

Quatro voltas depois, Franco Colapinto se encaminhou aos boxes para substituir os seus pneus médios, por compostos duros. Instantes depois foram a vez de Esteban Ocon e Alexander Albon fazerem as suas trocas de pneus, apostando nos pneus duros e médios, respectivamente. No giro 26, Sainz fez a troca de pneus, deixando a décima segunda posição, para ser o décimo sétimo.

Os ponteiros não davam sinal que parariam nesse começo da corrida, pois uma parte das equipes estava apostando na estratégia de apenas uma parada. No entanto, Verstappen que já tinha reclamado dos pneus, saltou aos boxes para instalar um jogo de pneus duros, na volta 18.

Apostando em um possível Undercut, mas precisamente com o intuito de retornar mais perto de Leclerc, Piastri fez a sua troca de pneus na volta 19. No carro do australiano foram instalados pneus duros, já usados. Respondendo à troca de composto do australiano, Leclerc fez a sua troca de pneus, o monegasco conseguiu se manter à frente do adversário, mas a diferença deles caiu para 1,2 segundos para travarem novamente um duelo pela primeira posição.

Rapidamente Leclerc foi avistado cometendo um erro, quando travou os pneus do lado direito. Os dez primeiros na volta 22 eram: Norris, Leclerc, Piastri, Alonso, Russell, Bortoleto, Stroll, Lawson, Bearman e Hadjar.

Russell passou um tempo atrás de Alonso, depois da sua troca de pneus, até conseguir a ultrapassagem na volta 26. Alonso respirava aliviado, já que Bortoleto estava separado por mais de 8 segundos do espanhol.

No trigésimo giro, Verstappen que estava perdendo tempo atrás de carros mais lentos por ser devolvido no tráfego, empurrou Hamilton para fora da pista e fez a ultrapassagem, na sequência o neerlandês também se livrou de Hadjar, enquanto a posição de Bearman foi obtida com o piloto da Haas partindo para a troca obrigatória de pneus.

Norris então fez a sua troca de pneus na volta 32, retornando na quarta posição. A tática na McLaren para o britânico era parecida com Piastri, já que os pneus estavam com pneus duros, cozidos de forma controlada no TL3.

Com 35 voltas, Hadjar parou, deixando o top-10, quando caiu para a décima nona posição. Neste momento da prova os dez primeiros eram: Leclerc, Piastri, Russell, Norris, Alonso, Bortoleto, Stroll, Lawson, Verstappen e Hamilton.

Stroll então foi aos boxes, para fazer a sua substituição de pneus médios, pelos compostos duros, deixando momentaneamente a sétima posição. Enquanto na pista, Norris cometia um breve erro, extravasando os limites de pista, enquanto passava pela brita, carregando sujeira para o traçado.

Alexander Albon fez a sua segunda parada no giro 40, pouco depois foi a vez de Fernando Alonso partir para a sua troca obrigatória. Na volta 41, Leclerc precisou recorrer à segunda parada de pneus, foi neste exato momento que Bortoleto e Lawson também fizeram as suas trocas de pneus. A substituição de Leclerc aconteceu logo depois da McLaren mencionar a parada – que não foi realizada pela equipe britânica.

Na volta 44, Hamilton cumpriu a sua parada obrigatória, para instalar os pneus médios e seguir até o final. Por sua vez, Russell também fez a sua troca de pneus, para instalar um jogo novo de duros. Neste momento da prova os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Leclerc, Russell, Verstappen, Alonso, Bortoleto, Stroll, Lawson e Sainz.

Duas voltas depois foi a vez da McLaren fazer mais uma troca de pneus em Piastri. O australiano retornou atrás de Leclerc, separado por mais de 5 segundos do monegasco. Norris então liderava a corrida, com uma tática diferente dos adversários.

Conforme a prova avançava para o final, Piastri se aproximava de Leclerc, diminuindo a distância que separava eles para menos de 2 segundos com 50 giros. Verstappen fez uma nova troca de pneus, para a instalação dos pneus duros novos, retornando para o traçado na nona colocação.

Ainda na volta 50, Piastri já estava separado por menos de um segundo e a ultrapassagem no monegasco foi inevitável. Pouco depois da manobra de conquista do segundo lugar, o australiano abriu mais de 4 segundos de vantagem para Leclerc.

Russell então começou a aproximação em cima de Leclerc, para buscar um novo pódio para a Mercedes. No giro 58 o britânico entrou na zona de ativação do DRS.

Por fim, na volta 62, Russell fez a manobra de ultrapassagem, mesmo com o monegasco tentando mudar de direção. Norris na liderança, enfrentava o tráfego, enquanto Piastri tentava a aproximação para buscar a vitória.

No penúltimo giro, Piastri cometeu um erro, quando tentava a manobra para cima do companheiro de equipe.

Leclerc ainda recebeu cinco segundos de punição, pela forma como se movimentou na pista quando Russell buscou a ultrapassagem. Por Alonso estar muito distante do monegasco, a punição não mudou o resultado para o monegasco.

Norris então recebeu a bandeirada na liderança, conquistando a sua nona vitória da carreira, após a equipe apostar na estratégia de apenas uma parada de pneus, para superar não apenas Leclerc, como Piastri.

 

Gabriel Bortoleto conquistou a sexta posição com a Sauber, faturando bons pontos neste evento.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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