365 Dias
Tendência

Mika Hakkinen enfim Campeão

Série 365: 01 de novembro 1998, Mika Hakkinen Campeão - 01ª Temporada: dia 164 de 365 dias

Mika Hakkinen da McLaren e Michael Schumacher da Ferrari chegavam a etapa final do campeonato de 1998 em Suzuka disputando palmo a palmo o título. A Williams dominante até 1997 havia entrado em declínio, mesmo processo iniciado pela Benetton 2 anos antes. A Ferrari que havia batido na trave no ano anterior precisava derrotar a renascida McLaren na disputa pelos títulos de pilotos e construtores. Após um início dominante dos prateados os vermelhos conseguiram equilibrar a disputa que chegava ao Japão com Hakkinen tendo 90 pontos contra 86 de Schumacher. Para tirar a Ferrari da fila Schumy precisava vencer com Hakkinen sendo no máximo terceiro lugar ou ser o segundo e torcer para o rival finlandês ser no máximo sexto lugar, logo a Ferrari necessitava de uma boa performance do segundo piloto Eddie Irvine. O embate Schumy x Hakkinen já havia ocorrido em 1990 no GP de Macau de F3 com o alemão levando a melhor com uma manobra discutível para cima do rival, mas em desvantagem desta vez o tudesco não poderia repetir as manobras de 1990, 1994 e 1997.

Largada Fonte: @Tumblr

Os ferraristas chegaram confiantes ao oriente, Michael correria até com uma pintura especial no capacete. E a esperança dos tiffosi aumentou ainda mais com a pole do alemão. Hakkinen largaria a seu lado na primeira fila. Os coadjuvantes Coulthard e Irvine estavam na segunda fila. Domingo ensolarado em Suzuka, tudo parecia perfeito para a Scuderia encerrar o jejum de títulos, mas a sorte começou a mudar na saída para a volta de apresentação. O pole Schumacher simplesmente não conseguiu sair do lugar, sendo necessário novo procedimento de largada, porém desta vez o ferrarista partiria da última posição. O alemão partiu possuído do fim do grid, completando a primeira volta na 12. colocação, galgando impressionantes 9 posições em uma única volta. Na volta 5 Schumy já estava em 7º tendo à frente o outrora rival Damon Hill. Irvine estava na posição em que deveria estar, segundo, só que Hakkinen liderava com folga.

Um furo no pneu e o adeus ao título Fonte: @Tumblr

Antes da metade da prova Michael já era o terceiro colocado, na prática o segundo pois quem estava a sua frente era Eddie Irvine. O título ferrarista dependia de um problema na McLaren de Mika. Mas o ritmo alucinante do alemão cobrou seu preço, na volta 31 um furo no pneu traseiro direito acabou com o sonho ferrarista. Mika Hakkinen era campeão de 1998, o primeiro título da McLaren na era pós Senna, a primeira conquista de um finlandês desde Keke Rosberg em 1982, a primeira conquista da Bridgestone e o primeiro triunfo de um motor Mercedes desde 1955. Um justo prêmio para um piloto que 3 anos sofrera um terrível acidente em Adelaide, que por muito pouco não foi fatal ou lhe deixou sequelas graves.

Fonte: @Tumblr

Daí até a bandeira quadriculada nenhum acontecimento digno de nota, Hakkinen venceu com facilidade sendo acompanhado no podium por Eddie Irvine e David Coulthard. Foi a última vez que a McLaren conquistou o título de construtores. Mas o GP nipônico marcou além do título de Mika Hakkinen e da McLaren a despedida de 2 ícones da F1:

– Goodyear deixava a categoria máxima com 493 GPs, 358 poles e 368 vitorias

– Tyrrell deixaria de existir após 430 GPs com 14 poles, 23 vitorias, 1 título de construtores e 2 títulos de pilotos, a equipe seria a BAR a partir de 1999

Tyrrell em sua despedida da F1 Fonte: @Tumblr

lll A Série 365 Dias Mais Importantes do Automobilismo, recordaremos corridas inesquecíveis, títulos emocionantes, acidentes trágicos, recordes e feitos inéditos através dos 365 dias mais importantes do automobilismo.

[powerpress_subscribe]

Mostrar mais

Cristiano Seixas

Wikipédia da Fórmula 1, um dos maiores intelectuais do automobilismo, Cristiano Seixas é um dos mais antigos apoiadores dos produtores de conteúdo e deixa aqui no BP uma pequena porção do seu conhecimento para as futuras gerações!

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading