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Mercedes encerra sexta-feira na liderança com dobradinha comandada por Russell em Suzuka

Em uma sessão de 1h30, os pilotos e equipes aproveitaram para coletar dados dos carros nesta pista molhada. Russell estabeleceu o melhor tempo, mas foi seguido de perto por Hamilton

A chuva e a pista molhada mais uma vez estiveram presentes no TL2, desta forma os testes da Pirelli não aconteceram. Os pilotos e equipes usaram a sessão para coletar dados e preparar os carros para o domingo, quando a chuva deve estar presente mais uma vez.

Diferente do TL1, logo a Mercedes invadiu a pista e começou a avaliação dos seus carros, George Russell e Lewis Hamilton foram duelando pela primeira posição e no final da atividade terminaram na ponta. Russell foi o único piloto que entrou na casa de 1m41s935, tempo obtido a marca quando trabalhava com os pneus intermediários. Hamilton ocupou a segunda posição, separado por 0s235 do seu companheiro de equipe.

Conforme a sessão foi avançando, os tempos melhoraram, principalmente no momento que os pilotos abandonaram o uso dos pneus de chuva extrema e instalaram os compostos intermediários. O grid ficou mais uma vez misturado, por conta das condições de pista e dos trabalhos individuais de cada equipe.

Max Verstappen completou a atividade na terceira posição, acompanhado por Sergio Pérez com o segundo carro da Red Bull. Kevin Magnussen com a Haas surgiu na quinta posição ao final da atividade, pois o piloto tinha instalado em seu carro um pneu intermediário novo e cravou 1m43s187. A Ferrari brigou um pouco com o carro, Charles Leclerc foi o piloto com mais dificuldade, principalmente por conta dos freios. Carlos Sainz ocupou a sexta posição, enquanto o monegasco foi o décimo primeiro colocado.

Diferente do TL1 onde Fernando Alonso terminou a sessão como líder, o espanhol foi o sétimo colocado no TL2. A Alfa Romeo apareceu mais uma vez no TL2, onde Valtteri Bottas ocupou o oitavo lugar, seguido por Esteban Ocon e Zhou Guanyu que completaram o top-10.

Mesmo com Lando Norris ocupando o décimo sexto lugar e Daniel Ricciardo sendo o décimo sétimo colocado, a McLaren encerrou a sua presença na pista antes do esperado, declarando que tinha obtido todos os dados que eram necessários, não se arriscando mais no traçado traiçoeiro.

A Fórmula 1 retorna à meia noite deste sábado (pelo horário de Brasília), para a realização do TL3.

Saiba como foi o TL2 da Fórmula 1 em Suzuka

A Pirelli tinha reservado o TL2 no Japão para os testes dos pneus de 2023, porém, com a chuva, a avaliação dos compostos foi abortada. A meia hora adicional da sessão foi mantida, mesmo que os times não fossem utilizar para a avaliação dos compostos. Os testes vão acontecer no GP dos Estados Unidos e no México.

Mick Schumacher ficou impossibilitado de participar da atividade, depois da batida no TL1, o chassi do seu carro ficou danificado e por conta da troca, o piloto não teria tempo de participar da atividade. Schumacher escapou da pista quando a sessão estava com o cronômetro zerado, mas o incidente aconteceu depois que o piloto perdeu o controle da traseira do seu carro.

Quando a atividade teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 19°C e 16°C no ambiente. A pista seguia molhada e a chuva caia de forma leve no traçado.

Nicholas Latifi foi o primeiro piloto a seguir para a pista, o piloto utilizava os pneus de chuva extrema usado. O piloto da Williams abriu a tabela de tempos ao anotar 1m56s471. A sessão começava marcada pela calmaria com pouca ação na pista, um dos motivos foi por conta da quantidade de jogos de pneus de chuva disponíveis. As equipes estavam poupando os seus compostos, pois estão contando com chuva para o domingo e por consequência, precisam de pneus novos. Além disso, ninguém queria danificar os seus carros, como aconteceu com Schumacher.

Carlos Sainz foi o segundo piloto a surgir na pista, o espanhol rapidamente anotou 1m46s615, também trabalhando com os pneus de chuva extrema. Ricciardo superou Latifi para ficar com o segundo lugar, ao anotar 1m50s736. O canadense cometeu um erro quando estava voltando aos boxes, o piloto pegou uma área de escape que antecede a entrada do pit-lane.

Se a Mercedes tinha demorado para enviar os seus pilotos à pista no TL1, ainda nos primeiros 20 minutos de atividade, Russell seguiu para o traçado, dando continuidade às suas avaliações. A ação na pista ainda acontecia de forma tímida, com poucos competidores completando voltas, o asfalto seguia bem molhado e com a passagem dos poucos carros, o spray também era observado durante toda a passagem dos competidores no traçado.

Com a conclusão da primeira meia hora de treinos, os dez primeiros eram: Hamilton, Sainz, Norris, Gasly, Ricciardo, Zhou, Russell, Albon, Latifi e Magnussen. Apenas dez pilotos tinham entrado no traçado neste início de sessão. George Russell foi o primeiro piloto a trabalhar com os pneus intermediários – eles também eram compostos usados do TL1.

Hamilton tinha aparecido na ponta com 1m49s489 usando os pneus de chuva extrema, mas na sequência foi a vez de Russell com os pneus de faixa verde à anotar 1m46s891. A sessão seguiu e com a evolução da pista, mais pilotos se arriscaram no traçado. Hamilton retornou à ponta ao anotar 1m44s298, seguido por Russell com 1m45s197.

Os erros foram acontecendo com mais frequência, com os pilotos testando os limites. Yuki Tsunoda extravasou a pista, enquanto Charles Leclerc perdeu o ponto de freada e usou a área de escape com brita do traçado, mas o monegasco encontrou uma forma de retornar à pista sem precisar de ajuda.

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A sessão começou a ficar mais dinâmica com mais competidores em pista. As posições se alternavam rapidamente por conta da evolução do traçado. Hamilton voltou a ocupar a ponta anotando 1m43s536, superando Verstappen em 0s035. Russell era o terceiro colocado, seguido de perto pela dupla da Alfa Romeo, com Bottas e Zhou na sequência.

Com 45 minutos de atividade, os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Hamilton, Sainz, Ocon, Leclerc, Bottas, Latifi, Zhou e Albon. Russell registrou 1m42s968, enquanto Ocon entrou no top-5 com 1m43s884. Neste momento da atividade, Russell e Hamilton instalaram pneus intermediários novos, abandonando o seu jogo de pneus usados.

Russell foi o primeiro piloto a adentrar na casa de 1m41s935, enquanto os pilotos da Ferrari estavam brigando com os pneus intermediários usados e mais degradados.

Quando os times adentravam na última meia hora de atividade, os dez primeiros eram: Russell, Hamilton, Verstappen, Pérez, Sainz, Alonso, Ocon, Zhou, Bottas e Leclerc. Pérez que ocupava a quarta posição, também foi um dos pilotos a cometer um erro na sessão e extravasar os limites de pista na curva 11 depois de perder o ponto de freada.

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A parte final da sessão foi voltada para as simulações de corrida, além de uma verificação mais precisa sobre a durabilidade dos pneus ficando mais preparados para o domingo. Charles Leclerc enfrentava problemas com os freios, sendo um problema grande para o piloto que ficou lutando com o carro no traçado.

Próximo do encerramento da sessão, Magnussen que ocupava a décima terceira posição, saltou para o quinto lugar com a Haas, pois tinha instalado pneus intermediários novos para os últimos quatro minutos da sessão. Alguns pilotos retornaram ao traçado, aproveitando o momento para treinar a largada.

A pista não apresentava mais uma boa evolução, principalmente para os pilotos que trabalhavam com pneus de faixa verde que já estavam degradados.

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Programação para o GP do Japão – Foto: Ale Ranieri / BP
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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