Michael Andretti deixou o comando da Andretti Global e nesta terça-feira (08) foi a primeira vez que realizou uma declaração sobre o seu afastamento. O bastão foi passado para Dan Towriss, seu parceiro de negócios.
Nos últimos meses Michael Andretti entrou em disputa com a Fórmula 1 para adentrar na categoria, com a gana de participar da competição. Embora tenha conseguido o aval da FIA, após um longo processo de análise, o sonho de participar da categoria foi barrado pela própria F1 e por suas equipes. Na Indy ele e sua família construíram uma história formidável, além de conseguir expandir o nome da Andretti para outras competições.
Em carta aberta, Andretti disse: “Eu nasci piloto. Desde cedo, eu não conhecia nada diferente da vida na pista. Ser o ‘filho de’ – mesmo que orgulhoso – veio com um alto padrão e, uma vez que eu pisei no acelerador, eu nunca olhei para trás. Não parei por nada para encontrar o sucesso. Eu pilotei pela paixão e amor pelo esporte, mas venci pelo medo de perder. O sonho de infância do meu pai se tornou meu destino e juntos, nós construímos um legado e um negócio familiar.”
“Quando meus dias de pilotagem diminuíram, eu me concentrei em criar um espaço que inspirasse futuros pilotos a irem mais rápido do que eu. Acredito que, junto com a ajuda de muitos membros da equipe muito qualificados e apaixonados, fui capaz de fazer exatamente isso. Nas últimas duas décadas, nossa equipe viu os maiores altos e os menores baixos. Crescemos em um nível global e vimos alguns dos melhores talentos das corridas usarem orgulhosamente o emblema da Andretti.”
“Muitas das minhas melhores memórias vieram ao volante desta organização, e estou muito orgulhoso do que construímos. Mas décadas de corrida a todo vapor não vêm sem sacrifício e, depois de muito pensar e refletir nos últimos meses, tomei a decisão de dar um passo para trás. Tenho uma função operacional diária desde antes mesmo de sair do carro de corrida, e agora é a hora de passar o bastão para o meu parceiro e amigo Dan Towriss.”
“Ao tomar essa decisão por mim, minha família e este time, sei que isso é um choque para muitos, especialmente vocês, os fãs, minha família estendida. Para muitos de vocês, vocês me viram crescer, ou cresceram ao meu lado, e não importa quais movimentos fizemos como um time, vocês ficaram ao nosso lado em cada momento. Não me passou despercebido que as gerações de fãs da Andretti são as melhores no ramo. Estou honrado em ser considerado um favorito dos fãs, um modelo e um amigo. E agradeço a vocês por uma vida inteira de apoio e, em alguns casos, sua honestidade brutal.”
“Mas eu não vou embora – estarei servindo como consultor da equipe e estarei disponível para ajudar onde puder. Embora você possa me ver menos nas pistas de corrida, saiba que minha paixão pelo esporte e meu apoio à nossa equipe e seu pessoal permanecerão inabaláveis.”
“Minha esperança é que vocês, fãs da Andretti, continuem apoiando nosso time com o mesmo entusiasmo e lealdade que gentilmente demonstraram a mim e à minha família ao longo dos anos.”
“Estou animada com a oportunidade de passar mais tempo com minha linda família, incluindo meus gêmeos de 10 anos, abraçar meu novo título de Nonno e explorar coisas novas em um nível pessoal e com meus outros negócios. Então, isso não é um adeus. É apenas o virar da página. Com meus sinceros agradecimentos e apreço, Michal Andretti.”
A saída de Andretti é um grande evento, principalmente depois da sua trajetória de piloto para coproprietário e chefe do time, com comando absoluto.
O projeto da Fórmula 1 volta a ser comentado com essa saída, principalmente por Michael estar liderando essa entrada na categoria, além de nutrir o desejo da Andretti voltar a ter o seu nome na competição.
Atualmente a equipe segue com uma operação voltada para a categoria, com uma sede ativa para lidar com as demandas da competição.
Com a saída de Andretti dos holofotes, depois de ter confrontado a categoria, acredita-se que uma nova porta seja aberta para futuras negociações, já que com ele no comando, avançaram apenas as conversas com a FIA, mas a FOM não concordou com a entrada do time. A imagem ficou um tanto desgastada por conta dos desdobramentos que aconteceram após a candidatura.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.