A Mercedes confirmou quinta-feira (19) o retorno de Valtteri Bottas à equipe, agora na função de piloto reserva para a temporada 2025. A decisão foi anunciada após o encerramento do campeonato, quando o finlandês encerrou o vínculo com a Sauber.
Os rumores circularam nas últimas semanas, principalmente após o anúncio da saída de Mick Schumacher, que decidiu focar na sua carreira no endurance.
Bottas, que competiu pela Mercedes entre 2017 e 2021 ao lado de Lewis Hamilton, acumulou um total de 10 vitórias e 20 pole positions durante sua passagem pela equipe. Em 2022, ele seguiu para a Sauber — então nomeada Alfa Romeo — quando a Mercedes optou por promover George Russell, depois do britânico pegar experiência na Williams.
Em sua passagem pela equipe suíça, aproveitando a troca do regulamento, Bottas viveu uma temporada melhor em 2022, mas se quer conseguiu pontuar em 2024.
Com a decisão da Sauber de não renovar o contrato de Bottas, optando por uma dupla formada por Nico Hülkenberg e o jovem brasileiro Gabriel Bortoleto, o finlandês iniciou conversas com a Mercedes para assumir uma posição de reserva. O objetivo é manter-se ativo na Fórmula 1 e buscar oportunidades para retornar às pistas como titular em 2026.
A Mercedes por sua vez, conseguiu oferecer o cargo pela saída de Schumacher. Bottas terá o papel de apoiar George Russell, assim como Andrea Kimi Antonelli que realizará a sua estreia no próximo campeonato.
Nesta função o competidor estará presente na maioria dos GPs ao longo do ano, colaborando com o trabalho realizado na pista pelos dois titulares.
“Voltar para casa, para a família Mercedes, como terceiro piloto em 2025 é algo que me deixa extremamente feliz. Quero agradecer ao Toto [Wolff], à equipe de Brackley e a todos na estrela de três pontas por me receberem de volta de braços abertos. Apesar dos desafios dos últimos anos, sei que ainda tenho muito a contribuir para a Fórmula 1. Desde que eu era uma criança crescendo em Nastola, na Finlândia, meu foco sempre foi o sucesso no mais alto nível do automobilismo”, comentou Valtteri Bottas.
“Tive a sorte de viver momentos incríveis em meus 12 anos de carreira na F1 e, ao retornar ao lugar onde muitos desses momentos aconteceram, estou ansioso para usar todo o conhecimento que adquiri para ajudar a equipe a atingir seus objetivos de lutar por campeonatos mundiais.”
This is what’s next! 👊 @ValtteriBottas will return to the Team as our Reserve Driver in 2025
Click the link for more info 👇
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) December 19, 2024
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, também comemorou a volta de Bottas:
“Bem-vindo de volta, Valtteri! É ótimo tê-lo novamente conosco. Seu impacto e contribuições nos cinco anos em que esteve como piloto titular foram imensos. Além das várias vitórias em Grandes Prêmios, ele desempenhou um papel vital em cinco dos nossos títulos no campeonato. Seu feedback técnico e sua colaboração foram essenciais para nosso sucesso.”
“Não é apenas o profissionalismo que nos marcou, mas também sua natureza pessoal. Seu senso de humor e caráter fizeram dele um favorito em Brackley e Brixworth. Em sua função como piloto reserva, todas essas qualidades serão incrivelmente importantes para nos ajudar a competir em campeonatos mundiais e a apoiar George e Kimi na pista.”
Com a saída de Lewis Hamilton, a Mercedes precisou promover Kimi Antonelli, que terá um grande desafio pela frente, pois será o seu primeiro ano em contato com os carros de Fórmula 1, depois de apenas uma temporada competindo na F2, após ser campeão da FRECA.
Embora agora em uma posição de apoio, Bottas deixa claro que seu objetivo é voltar às corridas como titular. A função na Mercedes garante sua presença no paddock e sua relevância no esporte, além de manter viva a esperança de um retorno competitivo em 2026. Por enquanto, a Mercedes se beneficia da experiência e do conhecimento de um veterano que já conhece o time e está pronto para contribuir mais uma vez.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.