A “permissão” para entrar nos testes de pré-temporada, foi dada quando a Fórmula 1 optou por divulgar o que ocorre nesses dias de atividade na pista, são oito horas de trabalho intenso e equipes testando diversos componentes, desta forma também serviu para descobrir o que eles testam de novo.
Nesta manhã o olhar foi direcionado para o carro da Mercedes, o W11 guiado por Lewis Hamilton apresenta um ajuste no volante, o inglês foi visto fazendo o movimento de vai-e-vem com o volante e desta forma as possibilidades passaram a ser comentadas.
Este sistema pode servir para reduzir o stress dos pneus, resfriando-o em retas longas, o que daria vantagem para o time em pistas especificas e ajudaria a sanar o problema que eles podem ter com os compostos. Alguns falam na convergência da suspensão, para melhorar o ataque do time nas curvas.
En este vídeo de @f1 se ve perfectamente como Hamilton mueve el volante hacia él y lo aleja antes y después de la frenada. Solo puedo pensar que también mueve la cremallera de dirección y con eso cambia el reglaje de convergencia (toe) de la suspensión. Si es así, es bestial. pic.twitter.com/86qaA0QcA1
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) February 20, 2020
F1 secrets: Lewis Hamilton hoje em Barcelona a puxar o volante para si na entrada da reta. Inside info de dentro da Mercedes confirmam que com isto está a acionar um sistema onde reduz camber, caster e toe, ou seja menos convergência nas rodas da frente…(continua) #f1eleven pic.twitter.com/oShfR9mcB7
— D. Felix da Costa (@dfelixdacosta) February 20, 2020
Nos próximos dias o sistema e sua atuação devem ficar mais claros, no entanto se ele for realmente o que se especula daria uma vantagem muito maior para a Mercedes. O próximo passo vem quanto a verificação do sistema, para atestar se ele é legal ou não, além disso existe o fator segurança que poderia barrar a sua utilização.
<
p style=”text-align: justify;”>Como o regulamento de 2019 para 2020 não teve uma modificação tão grande faz com que as equipes encontrem brechas para levar alguma vantagem. O regulamento de 2021 ainda está trabalhando e pode sofrer alterações caso seja encontrado brechas, eles ainda querem dar mais autonomia para a FIA e Fórmula 1, possibilitando a mudança do regulamento ao longo do ano, para evitar que equipes maiores possam levar vantagem em cima das outras.