Após a conquista do pódio por Andrea Kimi Antonelli no Canadá, o jovem piloto está enfrentando mais um momento difícil na categoria. O italiano perdeu a confiança no carro, dessa forma tem se tornado mais difícil de obter bons resultados ou terminar nos pontos. Andrew Shovlin, chefe de engenharia do time alemão, acredita que parte dos problemas é por conta das últimas atualizações.
“O que você está vendo nas últimas classificações, é que George está se apoiando em seus muitos anos de experiência em um carro de Fórmula 1, para tentar tirar o máximo de proveito de um carro difícil”, comentou Shovlin depois do GP da Bélgica.
A Mercedes entende que o W16 é um carro que tem se mostrado “difícil”, desta forma a equipe precisou fazer uma análise, para tornar o equipamento mais agradável para guiar ao longo de um fim de semana de corrida.
Era esperado que em Spa, a equipe alemã tivesse um desempenho melhor, por conta do clima frio, mas a situação foi oposta.
“Kimi não tem essa possibilidade, e é provavelmente por isso que os resultados dele mudaram um pouco recentemente. Mas, mais uma vez, isso remete ao fato de que temos de resolver esse problema, pois ainda há um longo caminho para percorrer este ano”, seguiu Shovlin.
“É bem provável que seja algo que tenhamos mudado no carro e precisamos voltar a uma base em que ele esteja operando mais normalmente. Kimi teve alguns finais de semana difíceis, mas ele está recebendo muito apoio do Bono e dos engenheiros daquele lado dos boxes.”
George Russell acredita que a dificuldade para guiar o carro, está relacionada com a instabilidade da traseira nas entradas de curva. O britânico identificou que o ponto de virada do carro, se deu após a alteração da asa dianteira, para ficar em conformidade com os novos testes da FIA, com o intuito de coibir o uso de asas flexíveis.
“Nós, como equipe, estamos cientes de que precisamos nos concentrar nos pontos fracos do carro, não nas partes em que Kimi está tendo dificuldades. E, como eu disse, o fato é que George está se apegando em toda a sua experiência, boa parte dela dirigindo carros difíceis, para obter as voltas de classificação. Estamos encontrando bastante tempo durante a sessão.”
“Kimi está em uma curva de aprendizado acentuada e ele vai melhorar como piloto”, acrescentou Shovlin. “O fato de seus desempenhos iniciais terem sido melhores do que os atuais é quase certo de que o carro não é tão competitivo, e você pode ver isso refletido nos resultados de Geo
A Mercedes realizou uma reunião, antes do início deste fim de semana, em busca de encontrar soluções efetivas para o seu desempenho ruim. No entanto, o carro não sofrerá mudanças embasadas na dificuldade que Antonelli está apresentando para guiar o carro, e sim na tentativa de não deixar o equipamento tão instável. O time pretende estar melhor preparado para o retorno após as férias de verão.
“Também já vimos isso muitas vezes antes. Quando um piloto jovem chega e está em um carro muito bom, ele pode impressionar muito. Quando um jovem piloto chega e está em um carro difícil, é muito complicado conseguir se manter firme semana após semana. Já vimos o suficiente de Kimi para saber que ele tem muito talento”.
“Mas o que ajudará George também ajudará Kimi, e provavelmente ajudará Kimi ainda mais”.
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