ColunistasDestaquesFórmula 1Post

McLaren sobra com Oscar Piastri seguido por Lando Norris no TL3 da Hungria

Após simulação de classificação Piastri e Norris mostram a superioridade da equipe em Budapeste

O início do sábado (02) na Hungria foi bem movimentado, com as equipes fazendo os ajustes finais antes da sessão classificatória. Oscar Piastri comandou a atividade, superando Lando Norris por uma diferença mínima de 0s032.

Grande parte das equipes teve foco principal nos pneus macios, trabalhando não apenas a durabilidade, mas a volta de classificação no final da sessão. Piastri como líder registrou o tempo na casa de 1m14s916, com Norris sendo o único outro piloto com marca na casa de 1m14s948.

Charles Leclerc mais uma vez ficou pairando próximo dos pilotos da McLaren, mas ainda com um abismo entre eles, já que o monegasco anotou 1m15s315. Lewis Hamilton ficou com a quarta posição, com o tempo de 1m15s684.

A Mercedes ainda estava se entendendo com o equipamento, mas Andrea Kimi Antonelli foi o piloto que representou o time na quinta posição, superando a Aston Martin que aparecia na sequência da tabela com Fernando Alonso e Lance Stroll. George Russell foi o oitavo colocado, acompanhado por Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg.

A surpresa nesta sessão ficou por conta da dupla da Sauber que conseguiu encontrar o caminho para o top-10, embora ainda fosse uma surpresa, já que não foram bem no dia anterior.

A Fórmula 1 retorna às 11h (pelo horário de Brasília) para definição do grid de largada.

Saiba como foi o TL3 do GP da Bélgica

Sendo a última sessão de treinos livres antes da classificação, as equipes já discutiram o que eles julgam ser ideal para o restante do fim de semana. A McLaren apresentou um desempenho superior, enquanto Charles Leclerc fez o possível para acompanhar Lando Norris e Oscar Piastri.

Sexta-feira foi um dia difícil para Max Verstappen, com o competidor fazendo uma série de reclamações sobre o equipamento. A Mercedes, por sua vez, optou por substituir a suspensão traseira, pela anterior, depois que o W16 se mostrou tão instável na pista.

A temperatura na pista estava na casa dos 47 °C, com 27 °C no ambiente.

Assim que a pista foi liberada, a McLaren permitiu que a seus pilotos partissem ao circuito para uma volta de verificação. A Aston Martin fez algo semelhante, mas os seus pilotos estavam preparando os pneus duros e médios para o restante do fim de semana, fazendo um aquecimento controlado para “cozinhar” os compostos.

O primeiro tempo na tabela foi anotado por Franco Colapinto com a marca de 1m18s006, usando os pneus macios. Com quase 15 minutos de sessão, mais pilotos começaram a rodar no circuito, com o intuito de verificar o seu ritmo de corrida, antes de se preparar para a simulação de classificação. Os tempos neste começo eram obtidos na casa de 1m17, usando os pneus macios ou médios disponíveis neste evento. Yuki Tsunoda liderava com a marca de 1m17s022.

Após 20 minutos de sessão, Max Verstappen liderava com a marca de 1m16s547, contra 1m16s759 de Lewis Hamilton. Estavam neste momento com os pneus médios, além da dupla da Aston Martin, os pilotos da Racing Bulls, Haas e Williams, ocupando o final do pelotão, por rodar um pouco mais lento que os ponteiros.

Por conta da pista cheia, os competidores se encontravam no circuito e por consequência um atrapalhava o outro, como foi o caso da reclamação feita por Yuki Tsunoda sobre Esteban Ocon.

Com meia hora de sessão, os dez primeiros eram: Piastri, Hamilton, Leclerc, Verstappen, Norris, Bortoleto, Russell, Antonelli, Gasly e Stroll. O australiano contava com o tempo de 1m15s871, separado por 0s144 de Hamilton neste primeiro stint com os pneus macios. Norris progrediu para 1m16s115, contra 1m16s137 do monegasco.

A pista estava dois graus mais quente, desta forma o foco neste começo de sessão era entender a durabilidade dos pneus macios em um stint mais longo.

O destaque da sessão neste momento, era Bortoleto mais uma vez no top-10, distante do seu companheiro de equipe que era apenas o décimo primeiro colocado. O brasileiro fez um excelente trabalho na Bélgica, especialmente na classificação, quando levou o carro ao Q3.

Os últimos 15 minutos foram marcados por uma sessão mais dinâmica, com Oscar Piastri atingindo 1m14s916, com o novo conjunto de pneus macios. Norris se encaixou na segunda posição, separado por 0s032 do companheiro de equipe. Leclerc faturou a terceira posição, com a marca de 1m15s315, contra 1m15s684 de Hamilton.

Para finalizar a sessão, um duelo mais intenso foi tavado entre Mercedes e Aston Martin, com Andrea Kimi Antonelli ficando com a quinta posição, seguido por Fernando Alonso e Lance Stroll. Isack Hadjar foi avistado rodando, com a equipe Racing Bulls permanecendo no final do pelotão.

A Sauber demonstrava certa surpresa com o desempenho dos carros no TL3, pois ficaram bem apagados na sexta-feira, mas Bortoleto e Hülkenberg conseguiram o top-10 nesta sessão.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading