A McLaren se surpreendeu com o ritmo obtido ao longo do GP do Japão, além da possibilidade de brigarem por uma vitória. O segundo lugar de Oscar Piastri foi muito produtivo, especialmente em um início de campeonato marcado por desafios.
Embora a Mercedes e sua unidade de potência estejam liderando o campeonato, a McLaren enfrentou um duplo abandono antes do início do GP da China – por conta de um problema elétrico. O time de Woking temia um novo abandono duplo ao chegar no Circuito de Suzuka.
O fim de semana foi repleto de desafios para McLaren apesar das trocas realizadas na unidade de potência. Em boa parte do TL3 Lando Norris ficou preso nos boxes por conta de um problema identificado no ERS (sistema de recuperação de energia) que precisou ser substituído.
Os carros da McLaren são impulsionados pelos motores da Mercedes, mas neste começo de campeonato, a parceria que foi muito bem-sucedida no último regulamento, não se repetiu nesse novo regulamento. A McLaren acusou a Mercedes AMG High Performance Powertrains de falta de transparência sobre alguns dados relacionados a unidade de potência.
Apesar de nos treinos livres a McLaren estar “embolada” com a Ferrari na tabela de tempos ainda não se sabia como seria o rendimento do time na corrida. Após a largada, com a dupla da Mercedes ficando para trás, Oscar Piastri saltou para primeira colocação e permaneceu na liderança até o início da janela de paradas.
Essa foi a primeira corrida do ano que Piastri teve a chance de disputar, já que lidou com dois abandonos precoces nas duas primeiras etapas. O australiano ainda cruzou a linha de chegada na segunda colocação, embora não tenha conseguido ameaçar Andrea Kimi Antonelli pela vitória. Lando Norris foi o quinto colocado.
“Estávamos em condições de começar a corrida com dois carros, o que é inédito este ano, e estávamos em condições de completar a corrida”, disse Stella após o Grande Prêmio de Suzuka.
“Acho que hoje confirmamos o progresso que vimos ontem na classificação, progresso que permitiu a Oscar liderar a corrida após uma largada muito boa. Nós mesmos ficamos surpresos, especialmente no final do primeiro stint, onde não só conseguimos manter Russell atrás, como também abrimos vantagem no final do primeiro stint.”
“Então, pensamos que deveríamos ir primeiro, para que pudéssemos manter a liderança, porque queríamos tentar vencer a corrida.”
Stella comentou a leitura de corrida que a McLaren teve, pois no início da prova Piastri estava em disputa direta com George Russell. Eles escolheram fazer a parada antes, com o intuito de manter o britânico atrás, quando ele fizesse a sua troca de pneus.
A tática da McLaren funcionou, mas o Safety Car provocado pela batida de Oliver Bearman – fez com que Andrea Kimi Antonelli realizasse a sua troca de pneus com a prova neutralizada, enquanto Piastri e Russell pararam anteriormente. O australiano até garantiu a chance de se manter à frente do piloto britânico, mas perdeu para o italiano.
Com pista limpa na relargada, o italiano imprimiu um ritmo consistente e abriu vantagem sobre Piastri na parte final da corrida, cruzando a linha de chegada com uma margem confortável de 14 segundos.
“Nunca saberemos se, sem o Safety Car, teria sido possível [vencer] ou não”, explicou Stella.
“Acho que teria sido possível contra o Russell, porque vimos que ele estava com dificuldades até para ultrapassar a Ferrari. Acho que hoje a McLaren e a Ferrari estavam com um ritmo semelhante.”
“No entanto, Antonelli tinha um ritmo mais rápido do que qualquer outro. Portanto, acho que em algum momento Antonelli teria estado na disputa pela vitória. Então, não saberemos se Oscar poderia ter vencido a corrida ou não.”
“No fim das contas, não faz muita diferença. Acho que hoje devemos apenas focar nos pontos positivos, como eu disse no início.”
Apesar dos desafios iniciais, Stella reconheceu o bom trabalho realizado por Piasti na primeira etapa do ano.
“Acho que há muitos pontos positivos para o próprio Oscar”, continuou Stella. “Ele tem pilotado muito bem neste início de temporada. É uma pena que ele não tenha estado em condições de provar e demonstrar isso. Hoje ele teve a oportunidade e aproveitou.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







