A McLaren confirmou nesta terça-feira (02) os próximos passos do seu programa de desenvolvimento para pilotos. O time de Woking fez a contratação de Leonardo Fornaroli, Richard Verschoor e Christian Costoya.
Com a saída de Alex Dunne, a McLaren decidiu por adicionar mais três novatos ao time; um deles é o atual campeão da Fórmula 2, o italiano Fornaroli que conseguiu matematicamente deixar o Catar em posse do título. A campanha do competidor foi forte, contando com quatro vitórias e cinco pódios entre corridas principais e sprint. Tal performance, fez o competidor ser apenas o terceiro piloto a conquistar títulos consecutivos na Fórmula 2 e Fórmula 3, assim como Oscar Piastri e Gabriel Bortoleto.
Como parte do seu desenvolvimento no programa, Fornaroli assumirá uma função de teste e desenvolvimento dentro da Fórmula 1, assim como acontecerá com Rafael Câmara na Ferrari.
“Estou extremamente orgulhoso de ingressar no Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren após mais um ano de sucesso nas pistas. Conquistar os títulos da Fórmula 3 e da Fórmula 2 da FIA foi um passo importante na minha trajetória, e estou motivado para dar o próximo passo no meu desenvolvimento por meio do programa, enquanto trabalho para alcançar meu objetivo final de competir no mais alto nível”, falou o piloto italiano.
“Sou muito grato à McLaren por esta oportunidade e a todos que me apoiaram ao longo da minha carreira até agora. Estou ansioso para começar e trabalhar em estreita colaboração com o resto da equipe.”
Por sua vez, Verschoor vencedor do GP de Macau, conta com boa experiência nos monopostos. Atualmente o holandês é o terceiro colocado no Campeonato de Fórmula 2 de 2025, antes da última etapa ser disputada em Abu Dhabi no próximo fim de semana.
“Estou muito feliz por fazer parte do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren. É um momento especial e sou grato pelo apoio da McLaren, que me permite continuar meu desenvolvimento dentro do programa. Estou ansioso para começar e trabalhar duro com a equipe nos próximos meses”, comentou Verschoor.
Welcoming Leonardo Fornaroli, Richard Verschoor and Christian Costoya to our Driver Development Programme 🧡
Super excited to see what we can achieve together 🙌
— McLaren (@McLarenF1) December 2, 2025
Christian é o mais novo entre os três selecionados, aos 15 anos o piloto natural de Silleda, na Espanha, se torna parte do programa da McLaren, com várias vitórias em campeonatos e troféus de kart no seu currículo – incluindo a conquista no Campeonato Europeu de Kart da FIA de 2025. Ele também foi coroado vice-campeão tanto do Campeonato Mundial de Kart da FIA em 2023, como do Campeonato Europeu de Kart da FIA de 2024.
“Estou muito animado por me juntar ao Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren e fazer parte de sua linha de talentos. É ótimo ter o apoio da equipe e estar em um ambiente conhecido por formar grandes pilotos. Meus agradecimentos à equipe McLaren por esta grande oportunidade”, falou o espanhol.
Costoya fará sua estreia em monopostos no Campeonato do Oriente Médio de Fórmula 4 em 2026, no Circuito de Yas Marina, em evento que acontecerá entre os dias 16 e 18 de janeiro.
“A McLaren Racing tem o prazer de dar as boas-vindas a dois dos principais pilotos da Fórmula 2 da atualidade: o campeão deste ano, Leonardo Fornaroli, e o ex-candidato ao título e também piloto de ponta, Richard Verschoor, além do experiente campeão de kart, Christian Costoya, ao Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren Racing”, falou Alessandro Alunni Bravi, diretor comercial da McLaren.
“Os três talentosos pilotos demonstraram grande habilidade em corridas, conquistando várias vitórias nesta temporada, além de uma série de desempenhos impressionantes em seus respectivos campeonatos. Com a chegada de Christian ao programa, juntamente com o veterano Dries Van Langendonck, agora também contamos com dois dos pilotos mais promissores do kartismo.”
“É uma prioridade fundamental que continuemos a desenvolver nosso programa de formação de talentos para oferecer opções a todas as nossas equipes de corrida em expansão. Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com todos os nossos pilotos em 2026, enquanto eles continuam seu desenvolvimento individual em vários estágios de suas carreiras, com o apoio do programa por meio de uma ampla gama de testes e oportunidades de progressão em todas as nossas categorias de corrida.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.