A McLaren não tem o título de pilotos definido, apesar do desempenho sensacional de Lando Norris durante o evento em São Paulo. Andrea Stella, afirmou que o time precisa permanecer focado, apesar do que viveram em Interlagos no último fim de semana.
Norris conseguiu duas poles e duas vitórias no circuito, a conquista na corrida principal foi a sétima da temporada e deixa o competidor com 24 pontos de vantagem para Oscar Piastri e 49 para Max Verstappen. Em jogo, são 83 pontos disponíveis até o final da temporada 2025 – com uma última Sprint pela frente.
O britânico conseguiu extrair o melhor da McLaren nesta reta final do campeonato, apesar da crescente da Red Bull. Por outro lado, Oscar Piastri, além de perder a vantagem que tinha para Norris e Verstappen, não sobe ao pódio desde Monza, em setembro.
A McLaren está ciente de que as próximas corridas são importantes para a definição do título, mas está tentando encarar cada corrida de uma vez, e seus desafios separadamente.
“Para mim, a única maneira de encarar a classificação é pensar em uma corrida de cada vez e garantir que maximizemos os pontos que conquistamos”, disse Stella.
“Honestamente, embora falar sobre a Fórmula 1 possa ser um bom exercício, o que é justo, analisar a combinação que existe agora em um campeonato que Lando domina, não o domina completamente.”
A aproximação da Red Bull chamou a atenção nas últimas etapas e isso obviamente foi um fator de atenção dentro da McLaren. Verstappen é um piloto que sabe aproveitar as oportunidades e nesta reta final da temporada, o competidor contará com uma unidade nova unidade de potência, para ter folego nas últimas corridas que restam.
“É algo tão teórico. Do ponto de vista do piloto, do ponto de vista da equipe, precisamos apenas garantir que permaneçamos focados em nós mesmos e em executar os fins de semana como Lando fez aqui no Brasil ou no México.”
“E, por exemplo, com o Oscar, precisamos garantir que nossas oportunidades sejam aproveitadas. Honestamente, quando se trata de pontos, vamos analisar o resultado em Las Vegas e ver onde estamos. E da mesma forma, depois do Catar e de Abu Dhabi.”
Norris faturou a vitória em Interlagos com 10 segundos de vantagem, mas Verstappen conseguiu chegar ao pódio depois da mudança de acerto realizada pela Red Bull. O neerlandês liderou a corrida por quatro voltas, antes de fazer mais uma parada, onde Norris recuperou a ponta.
Na parte final da corrida, a McLaren esperava mais uma parada de Verstappen, algo que facilitaria o trabalho do time britânico, pois Norris não precisaria caçar o rival.
“Em primeiro lugar, eu esperava que [Verstappen parasse nos boxes] porque isso facilitaria um pouco as nossas coisas!”, disse ele.
“Mas, brincadeiras à parte, hoje o nível de degradação foi muito alto. E em algum momento, acho que os pneus simplesmente ficaram sem borracha. Acho que eles sabiam na Red Bull que seria uma aposta bastante arriscada ir até o final com o mesmo jogo de pneus.”
“E considerando que eles tinham um pneu macio novo para colocar, acho que foi a coisa certa a fazer. E acho que, mantendo o foco na Red Bull, hoje eles definitivamente aproveitaram a vantagem de ter pneus novos, pneus médios e macios novos.”
“Mas, ao mesmo tempo, eles mostraram um desempenho e um ritmo na corrida que são significativos, e sem a situação de ontem na classificação, acho que Verstappen teria estado lá para a vitória.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.