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McLaren encerra sexta-feira na liderança; Norris comanda dobradinha durante TL2 na Bélgica

A McLaren mostrou um bom desempenho nesta sexta-feira, dominando o TL2 com Norris, seguido por Piastri

O TL2 do GP da Bélgica realizado nesta sexta-feira (26) marcou o encerramento das primeiras verificações neste traçado. A sessão não contou com a chuva, desta forma os pilotos trabalharam principalmente com os pneus macios e médios que devem ser os mais usados na estratégia da corrida.

A McLaren antes não se mostrava muito na sexta-feira, mas na Hungria e agora na Bélgica, a equipe fez um bom trabalho e terminou a atividade na liderança. Lando Norris faturou o tempo de 1m42s260 usando os pneus macios, superando Oscar Piastri em 0s215.

Max Verstappen foi o terceiro colocado, ciente que precisará fazer uma boa classificação na Bélgica, pois lida com uma punição que gera a perda de 10 posições no grid de largada, após a substituição do motor de combustão interna realizado pela Red Bull.

A dupla da Ferrari estava logo atrás, com Charles Leclerc se estabeleceu na quarta posição, enquanto Carlos Sainz foi o quinto colocado. A diferença do espanhol para Norris estava na casa de 0s838.

George Russell foi o sexto colocado com a Mercedes, o time alemão não impressionou com o trabalho realizado neste primeiro dia de atividades na Bélgica. Enquanto Esteban Ocon conseguiu colocar a Alpine no sétimo lugar, quando tentou uma volta rápida com os pneus macios, quando os outros competidores já estavam trabalhando na simulação de corrida.

Kevin Magnussen foi o oitavo colocado com a Haas, enquanto Sergio Pérez ficou com a nona posição, distante do seu companheiro de equipe. Lewis Hamilton completou a atividade na décima posição.

A atividade foi sustentada na simulação de corrida e verificação da durabilidade dos pneus médios e macios. A tabela de tempos mostrou uma boa distância do primeiro para o último colocado (Yuki Tsunoda), separados por mais de 2 segundos.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 07h30 (pelo horário de Brasília) para a realização do TL3 e última preparação antes da classificação. O próximo dia pode ser marcado pela presença da chuva.

Saiba como foi o TL2 do GP da Bélgica

Quando o segundo treino livre começou, a temperatura na pista estava na casa dos 36 °C, com 22 °C no ambiente. Novamente as nuvens deixam a atividade bem nublada. O vento também era um ponto de atenção.

Nesta sessão, a maior parte do grid usava os pneus médios no começo da atividade, a exceção era a dupla da McLaren que apostou nos pneus macios, enquanto Zhou Guanyu e Nico Hülkenberg usavam os pneus duros.

Rapidamente Max Verstappen atacava na primeira posição, com a marca de 1m43s456, contra 1m43s571 de Lando Norris. Após seis voltas nos pneus médios, iniciando um segundo stint, Verstappen anotou 1m43s339.

Os pilotos investiam logo na simulação de corrida, após 20 minutos sessão, trocavam os pneus médios por um jogo de compostos macios. Rapidamente Carlos Sainz cravou 1m43s098, melhorando muito no segundo setor. Pouco depois foi a vez de Oscar Piastri entrar na casa de 1m42s475.

Esteban Ocon estava de volta ao traçado neste segundo treino livre, após passar o TL1 recluso nos boxes, por um problema identificado no carro. A Alpine precisou desmontar o motor para acessar a parte defeituosa, realizar o reparo e permitir que o francês retornasse para a pista.

Quando a primeira parte da sessão foi encerrada, os dez primeiros eram: Piastri, Verstappen, Sainz, Russell, Magnussen, Pérez, Stroll, Norris, Hamilton e Ricciardo. Norris, Leclerc e a dupla da Alpine ainda estavam abrindo uma volta rápida no circuito, antes de iniciar a simulação de corrida com os pneus macios.

O monegasco abandonou o décimo terceiro lugar, para ganhar dez posições no grid e ocupar o terceiro lugar com o tempo de 1m42s837. Apenas os três primeiros colocados conseguiram voltas em 1m42s.

Em um ‘duelo’ no final do pelotão. Valtteri Bottas registrou o tempo de 1m44s034.

A McLaren mais uma vez mostrou que estava preparada para fazer um bom trabalho na Bélgica. Norris superou o companheiro de equipe em 0s215, com o tempo de 1m42s260.

A dupla da Alpine abandonou o final do grid, com Esteban Ocon ocupando o sétimo lugar ao obter o tempo de 1m43s401, mas Pierre Gasly ficou um pouco abaixo, sendo apenas o décimo quinto colocado com 1m43s829.

Piastri, Verstappen, Sainz e Pérez retornaram aos pneus médios para um stint mais longo com esse composto. Parte do grid permaneceu com os pneus macios para a simulação de corrida.

A alternativa foi usar a brita em alguns trechos do circuito, para punir os pilotos imediatamente ao extravasar os limites de pista. Ao longo das sessões alguns competidores realmente acabaram sujando os pneus.

Nos últimos três minutos de sessão, Daniel Ricciardo relatou um problema no carro, algo ligado a suspensão, rapidamente o piloto retornou aos boxes para o equipamento passar por uma verificação.

Quando a atividade foi encerrada, os pilotos se encaminharam para o grid para fazer o teste de largada.


 


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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