AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

McLaren domina sexta-feira em Ímola, com Piastri comandando mais uma atividade

Em sessão movimentada e marcada pelos testes de simulação de corrida, McLaren é novamente o destaque da sessão

O primeiro dia de avaliações em Ímola foi bem movimentado, a segunda sessão de treinos livres deu uma ideia melhor sobre o cenário que as equipes vão enfrentar no restante do fim de semana. Oscar Piastri faturou novamente a liderança, com a marca de 1m15s293, acompanhado de perto por Lando Norris em uma diferença de apenas 0s025.

A McLaren demonstrou que tinha capacidade de ir além no ritmo de classificação, mas ficaram mais contidos. O time optou mais uma vez por fazer testes individuais nos setores do circuito.

Pierre Gasly ficou com a terceira posição, acompanhado por George Russell em quarto. Depois de brigar muito com o carro nesta sexta-feira, Max Verstappen completou a sessão na quinta posição. Por falar em brigar com o equipamento, Charles Leclerc e Lewis Hamilton reclamaram dos freios e do seu aquecimento, tornando a sessão mais dura para os competidores; o monegasco foi apenas o sexto colocado, com Hamilton em décimo primeiro.

Isack Hadjar figurou entre os dez primeiros, com o sétimo lugar, enquanto Yuki Tsunoda foi o oitavo com o segundo carro da Red Bull. A dupla da Williams ocupou o nono lugar com Alex Albon e décimo com Carlos Sainz.

Franco Colpainto foi apenas o décimo terceiro colocado, em seu primeiro dia de contato direto com o carro da Alpine – que guiará pelas próximas cinco corridas. Como as coisas “voltaram ao normal”, Gabriel Bortoleto perdeu terreno, ficando com a décima sexta posição.

A sessão foi marcada principalmente pelo trabalho em modo de simulação de corrida, para compreender melhor o funcionamento dos pneus médios e macios. Também foi possível observar que os pilotos aproveitaram a pista cheia para andar próximo dos outros carros, para tornar a simulação de corrida mais real. Os compostos duros não foram ainda usados pelos competidores.

A Fórmula 1 retorna no sábado às 7h30 (pelo horário de Brasília) para a realização do TL3. No mesmo dia os pilotos enfrentarão a classificação para definir o grid de largada para o GP da Emilia-Romagna.

Saiba como foi o TL2 do GP da Emilia-Romagna

Oscar Piastri foi o responsável por liderar a primeira sessão de treinos livres, na tabela o piloto australiano esteve acompanhado por Lando Norris e Carlos Sainz. A atividade foi bem movimentada, pois as equipes buscavam entender o funcionamento no pneu C6 que estreia neste evento.

Quando o TL2 foi iniciado, a temperatura na pista estava na casa dos 38 °C, com 20 °C no ambiente.

Gabriel Bortoleto bateu no final da sessão anterior, perdendo o controle do carro no final do circuito. Os reparos foram realizados e o brasileiro voltou normalmente ao traçado.

Apenas Fernando Alonso foi liberado com um jogo de pneus macios no início, pois o restante do pelotão usava os pneus médios, para aferir os dados. Lando Norris cravou a marca de 1m16s074 com os pneus médios, superando Max Verstappen por 0s345. Piastri era o terceiro colocado com 1m16s526.

Em mais uma sessão Alonso foi atrapalhado enquanto estava em volta rápida, o incidente aconteceu com Franco Colapinto que estava no meio da pista lento. O espanhol completou o giro apenas na 17ª posição, já se encaminhando para o trabalho com stint mais longo.

Após quinze minutos de sessão, os dez primeiros eram: Norris, Sainz, Albon, Piastri, Leclerc, Gasly, Verstappen, Russell, Tsunoda e Hadjar. Cinco minutos depois, a pista ficou mais vazia e George Russell aproveitou este momento de calmaria para instalar um jogo novo de pneus macios e cravar 1m15s693 para se tornar o líder.

Com os outros pilotos retornando para a pista com os pneus macios instalados, a sessão ficou mais uma dinâmica, ocorrendo as trocas de posição na tabela de tempos. Oscar Piastri voltou para a ponta, repetindo o feito do TL1 com a marca de 1m15s293, contra 1m15s318.

Ambos os pilotos da Ferrari reclamavam dos freios dos carros e da dificuldade para gerenciar os carros. Charles Leclerc era apenas o 6° colocado, com Lewis Hamilton em 10°. A dupla estava brigando com o equipamento, a situação é preocupante por essa pista ser muito sinuosa e combinar curvas fluidas, com outras que exigem muito dos freios.

Na McLaren foi possível observar Lando Norris avaliando o carro nos diferentes setores, separadamente. O piloto tinha plenas condições de superar Piastri, mas dava continuidade ao trabalho que a equipe costuma desempenhar nos treinos livres, deixando algo escondido nas mangas.

Restando 20 minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Gasly, Russell, Verstappen, Leclerc, Hadjar, Tsunoda, Albon e Sainz. Os pilotos começaram a investir nas voltas em modo de simulação de corrida e chegar não apenas a durabilidade dos pneus médios, mas também dos macios que apareceram na sessão.

Minutos antes da sessão ser encerrada, uma bandeira vermelha atrapalhou os pilotos. Isack Hadjar bateu na Tamburello, quando perdeu o controle do equipamento na saída da curva. O francês passou pela área de brita e foi se chocar na barreira de pneus, o carro não aparentava danos, mas o competidor não conseguiu retornar para a pista, pois ficou atolado. O regime de bandeira vermelha foi instaurado, assim como no final do TL1.

Com o trabalho de pista executado rapidamente, a direção de prova permitiu o retorno dos pilotos para a pista, para os testes de largada.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo