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McLaren domina o único treino livre no Catar com Piastri à frente de Norris

Com apenas um treino no fim de semana, pilotos forçam o limite, McLaren volta a impressionar e Aston Martin e Racing Bulls se destacam

A dupla da McLaren inicia o fim de semana no Catar na liderança, nesta sexta-feira (28) Oscar Piastri anotou 1m20s924, quando instalou os pneus macios e fez uma segunda volta rápida no circuito. O australiano superou o companheiro de equipe por 0s058.

A disputa pelo título continua, com todos os olhos voltados para as McLaren’s e o seu desempenho. Após a desclassificação, os fãs estão curiosos para ver a capacidade deles de superar o revés. A atividade em Lusail chamou a atenção, pois a equipe de Woking estava novamente rodando baixo com os carros, mas o time já prometeu um ajuste na suspensão, para evitar uma nova desclassificação.

Fernando Alonso roubou a cena e encaixou o carro da Aston Martin na terceira posição, com o tempo de 1m21s310, muito próximo de Carlos Sainz que foi o quarto colocado (1m21s404). A quinta colocação ficou com Isack Hadjar e mais uma performance forte do francês com a Racing Bulls. Max Verstappen se encaixou em sexto, com Alexander Albon em sétimo.

Para fechar o top-10, Charles Leclerc ficou com a oitava colocação, acompanhado por Lance Stroll e Andrea Kimi Antonelli. Parte da sessão foi marcada por erros de vários pilotos, com eles tentando compreender os limites de pista e o ritmo neste circuito.

A Fórmula 1 retorna às 14h30 pelo horário de Brasília, para definição do grid de largada da Sprint no Catar.

Saiba como foi o Treino Livre do GP do Catar

A Fórmula 1 desembarca no Catar logo depois da passagem pelos Estados Unidos, para disputa do GP de Las Vegas. A tensão acontece entre a dupla da McLaren e Max Verstappen, pela disputa do título mundial de pilotos da temporada 2025. Após a desclassificação de Lando Norris e Oscar Piastri, os pilotos chegam neste circuito separados por 24 pontos, com o australiano empatado com o neerlandês.

No entardecer, os pilotos invadiram o circuito de Doha, com a temperatura na pista na casa dos 33 °C, com 27 °C no ambiente. Faz calor no Catar, mesmo com a aproximação da noite, essas condições ajudam no desgaste dos pneus.

Os pneus duros eram usados neste início de evento, sendo um dos compostos mais importante nesta corrida. Os primeiros tempos que surgiram na tabela eram altos, mas George Russell liderava com a marca de 1m24s790, com apenas cinco minutos de atividade.

Após dez minutos de sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Lawson, Piastri, Hadjar, Russell, Hamilton, Alonso, Tsunoda e Stroll. A sessão teve o seu andamento e os tempos continuaram evoluindo, como foi o caso de Russell e Carlos Sainz que atingiram a marca de 1m22s962, separado por 0s032 do espanhol da Williams.

Com cerca de 11 voltas no conjunto de pneus duros, os pilotos passavam pelos boxes para algumas verificações. Max já tinha reclamado tanto da direção do carro, como do desgaste dos pneus. Neste momento de pausa, Lando Norris era o último colocado da tabela, enquanto, Russell liderava com a marca de 1m22s165, acompanhado por Verstappen com 1m22s372, seguido por Hadjar, com uma diferença de 0s367 para o líder. O top-5 ainda contava com Fernando Alonso (0s423) e Alexander Albon (0s457).

Norris enfrentava um erro na pista, extravasando os limites de pista na curva 10. No entanto, o competidor britânico tentava, junto com o seu engenheiro, encontrar na pista o local (curvas 7 e 10) que ele precisava melhor, para avançar no grid. Com 12 voltas, Norris se tornou o 11° colocado, mas duas voltas depois estava no 4° lugar com o tempo de 1m22s544, fazendo uso dos pneus duros do começo da sessão.

Por ser um treino livre e o único do fim de semana, as equipes estavam se dedicando a simulação de corrida, com os carros andando rentes ao solo. No caso da McLaren, depois da desclassificação no GP de Las Vegas, o carro da equipe chamava a atenção pelo assoalho raspando tanto no solo, mas o time precisa ter uma estimativa do desgaste. Além disso, não apenas o treino livre, como o evento Sprint, dará uma projeção do que realizar no domingo. Por fim, a McLaren também contará com um ajuste da suspensão, para evitar nova desclassificação.

Restando 13 minutos para o final, os competidores retornavam ao traçado com os pneus macios. Oliver Bearman pegou o elevador, depois de ocupar a 20ª colocação, assumiu o 3° lugar com o tempo de 1m22s394. Isack Hadjar roubou a ponta momentaneamente com 1m21s819, superando o tempo de Charles Leclerc no treino livre do ano passado.

Yuki Tsunoda foi o piloto que mais demorou para instalar os pneus macios e abandonar o uso dos compostos duros. Para preservar os pneus médios para o restante do evento, os pneus macios tiveram vez nesta atividade.

Lando Norris, que não tinha liderado a sessão até este momento, conseguiu cravar 1m20s982, com uma diferença de 0s369 para o companheiro de equipe. Tão cobrado por uma reação, Piastri trocou de posição com o companheiro de equipe, quando atingiu o tempo de 1m20s924.

A sessão terminou com vários pilotos escapando de pista e cometendo erros, enquanto forçavam o carro na simulação de classificação e redescobriam os limites de pista.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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