AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula EPost

McLaren deixará a Fórmula E após a temporada 2024/25

Com a entrada no Mundial de Endurance da FIA, a McLaren passa por "revisão estratégica" e deixará a Fórmula E ao final da temporada vigente

A McLaren anunciou nesta sexta-feira (25) que encerrará sua participação no Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA ao final da atual temporada 2024/25. Os rumores sobre o encerramento das operações na categoria elétrica começaram a circular ao final do último dia, mas a equipe não prolongou o anúncio. A decisão, segundo o time britânico, faz parte de uma revisão estratégica do seu portfólio de competições no automobilismo mundial.

Apesar da saída, a McLaren ressaltou sua dedicação à inovação e excelência no esporte, destacando que a experiência na Fórmula E foi uma parte importante da sua trajetória recente. A equipe afirmou estar comprometida com a performance até a última corrida da temporada, celebrando inclusive o desempenho promissor do jovem Taylor Barnard — que se tornou o mais jovem pole position da história da Fórmula E no E-Prix de Jeddah, em março.

A McLaren manifestou o interesse de participar da Fórmula E ainda em 2020, mas o time só ingressou na competição na temporada 2022/23, quando assumiu as operações da Mercedes.

“Estamos imensamente orgulhosos do que conquistamos na Fórmula E, e a categoria desempenha um papel fundamental no cenário geral do automobilismo, mas é o momento certo para explorar outras oportunidades que se alinhem mais com a direção estratégica da McLaren Racing, incluindo a nossa entrada no Campeonato Mundial de Endurance da FIA em 2027”, declarou Zak Brown, CEO da equipe.

Brown também reforçou o foco da equipe em sua entrada no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) em 2027. Com a saída da Fórmula E, a McLaren ainda é um time que se compromete com grandes categorias do automobilismo marcando presença simultaneamente na Fórmula 1, na IndyCar e no WEC. A equipe também segue com o destaque de ter conquistado a Tríplice Coroa do automobilismo — com vitórias no GP de Mônaco (F1), nas 500 Milhas de Indianápolis (Indy) e nas 24 Horas de Le Mans (Endurance).

“Por enquanto, estamos focados em preparar esta grande equipe para o sucesso futuro, trabalhando para garantir um novo proprietário. A equipe teve um início de ano forte e pretendemos terminar a temporada em alta. Gostaria de agradecer à equipe, à Fórmula E, aos nossos parceiros e aos nossos fãs pelo apoio contínuo”, seguiu Brown.

Ian James, chefe de equipe da McLaren, também se pronunciou sobre a saída: “Temos trilhado uma jornada incrível como equipe até agora e estamos orgulhosos de nossas conquistas. Esta equipe é incomparável em termos de talento – talento que proporcionou enorme sucesso no passado e continuará a fazê-lo no futuro”, afirmou.

James ainda destacou que, mesmo com o fim da parceria com a McLaren, já estão em andamento conversas para garantir a continuidade da estrutura da equipe na Fórmula E a partir da 12ª temporada.

“Embora nosso capítulo na McLaren Racing esteja chegando ao fim, reconhecemos o valor e o poder da Fórmula E como Campeonato Mundial e plataforma para mudanças positivas à medida que o esporte se fortalece cada vez mais. O trabalho está em andamento para explorar as melhores oportunidades para a equipe continuar competindo além da 11ª Temporada. Enquanto isso, daremos o nosso melhor para garantir que terminemos o capítulo atual da nossa aventura na Fórmula E com estilo.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo