AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

McLaren define Leonardo Fornaroli como piloto reserva em 2026 e mantém Pato O’Ward na função

Italiano assume papel estratégico nos bastidores da equipe a partir de 2026, em meio à consolidação do programa de jovens pilotos da McLaren

A McLaren confirmou nesta quinta-feira (15) que o campeão da Fórmula, Leonardo Fornaroli, passará a integrar a equipe McLaren como piloto reserva a partir de 2026. O italiano seguirá também desempenhando funções como piloto de testes e desenvolvimento, dentro do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da equipe britânica.

O time também aproveitou o momento para confirmar que Pato O’Ward por mais um campeonato, também terá a função de piloto reserva na Fórmula 1, enquanto participa de mais uma temporada da IndyCar.

Fornaroli passou a integrar a McLaren ainda no ano passado, quando foi adicionado ao programa de desenvolvimento de pilotos. Ao longo da temporada 2026, enquanto Oscar Piastri e o campeão Lando Norris atuam como os pilotos titulares na Fórmula 1, o italiano ficará responsável pelas atividades nos bastidores, incluindo fazer o trabalho de simulador – que ajuda os companheiros de equipe em pista.

O mais jovem reserva celebrou a sua participação na McLaren: “Estou muito feliz por assumir um papel mais importante na equipe McLaren como piloto reserva, como parte do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren. É um próximo passo empolgante na minha trajetória e estou ansioso para contribuir com uma equipe tão vitoriosa e campeã nesta temporada. Um grande agradecimento a Zak, Andrea e Alessandro por esta oportunidade.”

A McLaren também confirmou o nome de todos os competidores que vão integrar o programa de desenvolvimento do time em 2026: Christian Costoya, Matteo De Palo, Leonardo Fornaroli, Ella Häkkinen, Ella Lloyd, Pato O’Ward, Ella Stevens, Dries Van Langendonck e Richard Verschoor.

O programa é liderado pelo diretor de assuntos comerciais, Alessandro Alunni Bravi, cujo objetivo é ajudar os jovens pilotos a progredirem rumo à Fórmula 1, IndyCar e futuramente a participação no Mundial de Endurance da FIA (WEC).

“A equipe tem o prazer de confirmar a formação do seu Programa de Desenvolvimento de Pilotos, juntamente com os programas de corrida e testes para 2026. Dentro disso, é ótimo para Leonardo assumir o papel de Piloto Reserva da McLaren como parte de seu desenvolvimento conosco, com Pato O’Ward também continuando nessa função”, falou Bravi”

“Selecionamos um grupo incrivelmente talentoso de nove pilotos, o que demonstra a qualidade do nosso programa de desenvolvimento de talentos. Estamos todos entusiasmados para acompanhar o desenvolvimento deles nesta temporada, enquanto formamos pilotos profissionais em todas as modalidades do automobilismo, rumo à Fórmula 1, à IndyCar e à futura participação da equipe no Campeonato Mundial de Endurance.”

Os jovens membros do programa de desenvolvimento da McLaren

Richard Verschoor competirá na European Le Mans Series com a equipe DUQUEINE na categoria LMP2, além de participar de um programa de testes em todo o portfólio da McLaren Racing, enquanto a equipe se prepara para sua entrada no Campeonato Mundial de Endurance.

Matteo De Palo fará sua estreia na Fórmula 3 da FIA com a Trident Motorsport, subindo um degrau na hierarquia da Fórmula 1 após uma temporada de sucesso em 2024 como vice-campeão do Campeonato Europeu de Fórmula Regional.

Ella Lloyd continuará na F1 Academy com a McLaren e a Rodin Motorsport, dando continuidade à sua temporada de estreia incrivelmente bem-sucedida, na qual conquistou o prêmio de Estreante do Ano.

Ella Stevens também representará a equipe na F1 Academy com a Rodin Motorsport, pilotando o McLaren Oxagon da F1 Academy. No final de 2025, a equipe anunciou que reforçaria seu compromisso em abrir caminhos para mulheres no automobilismo, adicionando um segundo carro à categoria em parceria com a NEOM.

Após um programa bem-sucedido de testes na Fórmula 4 em 2025, Dries Van Langendonck fará sua estreia oficial nos monopostos, competindo no Campeonato Britânico de Fórmula 4 e na Fórmula Winter Series com a equipe Rodin Motorsport.

Christian Costoya também passará do kart para um programa de Fórmula 4, competindo no Campeonato Italiano de Fórmula 4, no Campeonato Euro 4 e no Campeonato de Fórmula 4 do Oriente Médio na temporada de 2026.

Ella Häkkinen participará de um programa intensivo de testes em monopostos na Fórmula 4 como preparação para a temporada de 2027, enquanto continua seu desenvolvimento dentro de nossa estrutura de formação.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading