A McLaren confirmou nesta quinta-feira (02) o encerramento do contrato com Alex Dunne, o competidor fazia parte do programa de desenvolvimento de pilotos. O Irlandês está fazendo um movimento semelhante ao de Gabriel Bortoleto.
Dunne foi adicionado ao programa de jovens pilotos da McLaren em maio de 2024. Atualmente ele compete em sua primeira temporada da Fórmula 2 com a Rodin Motorsport, mas tem chamado a atenção. Ao longo de 2025 ele foi convidado para fazer duas sessões de treinos livres pela McLaren, na primeira oportunidade que aconteceu na Áustria, ele andou próximo de Oscar Piastri. Na Itália foi a vez de ele guiar o carro do australiano, ajudando o time para cumprir o regulamento.
No entanto, por meio de uma publicação, a McLaren confirmou a saída do competidor, na declaração o time disse: “A McLaren Racing encerrou seu contrato com o membro do Programa de Desenvolvimento e Pilotos da McLaren, Alex Dunne. Desejamos a Alex tudo de melhor em sua carreira daqui para frente.”
McLaren Racing has ended its contract with McLaren Driver Development Programme member Alex Dunne.
It has been a pleasure to work with Alex over the last year and to contribute to his growth as a driver.
We wish Alex all the best for his career going forward.#McLaren pic.twitter.com/Ll46rVgF8l
— McLaren (@McLarenF1) October 2, 2025
O competidor também fez uma publicação, após o anúncio de sua saída: “A partir de hoje, decidi mutuamente me separar do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren.”
“Gostaria de agradecer a todos na McLaren que me ajudaram a me desenvolver e melhorar como piloto. Ter a minha primeira oportunidade de pilotar um carro de F1, seguida de duas sessões de TL1, é algo que sempre guardarei no coração. Desejo a todos o melhor para o futuro. Obrigado, família Papaya.”
“Ainda faltam duas rodadas importantes para focar neste ano, estou muito animado com o que está por vir.”
Alguns rumores apontam que a decisão foi tomada para seguir o mesmo caminho de Bortoleto. O brasileiro também precisou deixar o Programa de Desenvolvimento da McLaren quando foi convidado pela Sauber para defender o time nesta temporada.
Com o time de Woking comprometido com Oscar Piastri e Lando Norris até 2027, não existem oportunidades para jovens pilotos. Embora a McLaren esteja em outras competições, como a Indy, os agentes de Dunne não concordavam com essa movimentação para a carreira do piloto.
Acredita-se que ele pode assumir uma vaga dentro da família Red Bull, já que o time austríaco está com um certo problema na sua academia de pilotos. Do lado especulativo, Yuki Tsunoda pode estar de partida da equipe. A próxima movimentação pode ser colocar Isack Hadjar como companheiro de Max Verstappen para o próximo ano.
Na Racing Bulls eles poderiam promover Arvid Lindblad e contar com os trabalhos de Dunne na equipe B. Dunne provavelmente esteve conversando com Marko sobre uma oportunidade; anteriormente, no caso de Bortoleto, o brasileiro contava com uma cláusula em seu contrato que liberava ele da McLaren se conseguisse uma vaga na Fórmula 1.
Restando duas etapas para o final do campeonato da Fórmula 2, Dunne é o quinto colocado com 130 pontos, enquanto Arvid tem 109 pontos e ocupa a sétima posição. A Fórmula 2 retorna apenas no fim do ano, para os eventos no Catar e Abu Dhabi.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
