Nesta terça-feira (05) a McLaren confirmou que Callum Ilott disputará a etapa de St.Petersburg, piloto guiará o Chevrolet nº6 ao longo do fim de semana. O britânico está substituindo David Malukas que se recupera de uma cirurgia no pulso esquerdo.
Ilott disputou duas temporadas completas com a Juncos (2022 e 2023), time onde o competidor realizou a sua estreia em 2021. No entanto, no começo deste ano foi anunciado o rompimento do contrato em comum acordo entre as partes. O britânico ficou sem vaga no grid de 2024 da Indy Car.
No total, Ilott participou de 36 provas, terminando cinco vezes entre os dez primeiros colocados. Ilott também tem experiência na Fórmula 1, após trabalhar como piloto de testes para a Ferrari e Alfa Romeo em 2021. O piloto é vice-campeão da temporada 2020 da Fórmula 1.
Arrow McLaren IndyCar team announces Callum Ilott to drive the No. 6 Chevrolet in the Grand Prix of St. Petersburg.
— Arrow McLaren IndyCar Team (@ArrowMcLaren) March 5, 2024
Atualmente Ilott está no WEC, disputando na classe dos Hypercars com a Jota. O time faturou a segunda posição na corrida de abertura do campeonato, os 1812 km do Catar.
Confirmado para disputar a temporada integral da IndyCar, Malukas sofreu um acidente de mountain bike no início de fevereiro. O piloto passou por uma cirurgia por conta da lesão no ligamento no punho esquerdo. Malukas está passando por uma recuperação que deve durar em torno de seis semanas após a retirada dos pontos – que deve ocorrer no dia 22 de fevereiro. Provavelmente o norte-americano ficará de fora da corrida All-Star em Palm Springs programada para o dia 24 de março.
Através do comunicado para o anúncio de Ilott, a McLaren afirmou que “segue avaliando as opções para sua escalação de pilotos para testes e corridas futuras enquanto David se recupera”.
A abertura do campeonato da Indy Car 2024 acontece neste fim de semana, 10 de março, com a largada para o GP de St. Petersburgo.