A McLaren arriscou na Áustria, mesmo com uma Sprint em curso, fornecendo atualizações para o carro de Lando Norris. Apenas o piloto inglês recebeu o pacote, a McLaren contou com o primeiro treino livre do fim de semana para verificar as mudanças e preparar o carro para o restando do fim de semana.
Para o GP da Inglaterra, os dois carros serão atualizados e receberão uma versão aprimorada do pacote. Em três das quatro provas que serão disputadas em julho, a McLaren fornecerá novas peças para os carros, desta forma par ao GP da Hungria mais mudanças estão previstas. Essa foi a maior atualização da McLaren até agora, mas sabendo que precisava promover mudanças no MCL60 desde o início da temporada, o time foi levando novas peças em doses homeopáticas, antes de finalmente a introdução dessas novas peças no Red Bull Ring.
Nestas mudanças eles investiram em uma revisão dos sidepod e da carroceria, assim como o assoalho – que segundo a McLaren tem bordas e forma do difusor revisadas. O espelho retrovisor e a carenagem do halo também foram atualizadas, buscando a otimização do fluxo de ar para a parte traseira do carro.
O fim de semana do time no Red Bull Ring foi proveitoso, mesmo com Lando Norris enfrentando o problema na curva 3 e o anti-stall foi acionado na corrida Sprint. No sábado a McLaren ficou fora dos pontos, depois do um início promissor, mas eles analisaram os dados para se preparar para a corrida do domingo.
É claro que ainda é um pouco difícil afirmar se a McLaren ganhou terreno com as atualizações, pois os outros times também estão trabalhando com mudanças, mas foi importante superar a Mercedes e a Aston Martin. Sabemos que os carros dessas duas equipes não se adequam a todos os circuitos, mesmo com as mudanças que foram realizadas pela Mercedes, eles ainda têm lidado com falta de ritmo em alguns traçados. A Aston Martin pode ter se aproximado da Red Bull em aparência, mas na Áustria sofreram um apagam, quando Fernando Alonso esperava ser mais competitivo.
“Fiquei um pouco surpreso por temos o ritmo de corrida que tínhamos, e foi ótimo lutar conta as Ferraris e Red Bulls. Mais importante, vencemos as Aston Martin e a Mercedes, que era nosso objetivo principal hoje. No geral um bom dia com bons pontos”, comentou Lando Norris no pós-Corrida do GP da Áustria.
Com a chuva de punições que atingiu o grid, principalmente Carlos Sainz, o piloto inglês herdou a posição de chegada do espanhol. O quarto lugar rendeu à Norris 12 pontos. A McLaren não foi atingida com as punições por limites de pista, por mais que fosse difícil se manter no traçado.
“Tem sido um resultado positivo aqui em Spielberg. Não apenas os pontos valiosos do P5 [P4, pois Lando herdou a posição], mas também vendo o MCL60 lutando na frente. Isso é bom para a equipe. Sabemos que está pista é um pouco Lando-Special, e ele foi excelente novamente hoje, mas certamente parte desse resultado se deve ao pacote aerodinâmico atualizado instalado em seu carro”, comentou Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren.
O time está confiante com as mudanças que foram realizadas, mas ainda não se iludiu completamente, afinal, esse é um circuito que geralmente Lando Norris consegue imprimir um ritmo forte. Novas avaliações serão realizadas em Silverstone, quando eles contarão com três treinos livres para avaliar melhor o equipamento.
“Foi uma quantidade colossal de trabalho na fábrica para obter essa atualização aqui e um bom esforço na pista para obter desempenho”, seguiu Stella.
Norris não fez a melhor largada no domingo, sendo ultrapassado por Lewis Hamilton na curva 1, mas com a corrida seguindo o seu curso, o inglês conseguiu ritmo para ultrapassar o piloto da Mercedes e retomar a posição perdida. Tiveram algumas outras batalhas por conta das trocas de pneus que foram realizadas, mas certamente o duelo mais interessante foi com Lewis.
Nessa corrida enquanto muitos pilotos abordavam os limites de pista, Norris comentou várias vezes com o time sobre Hamilton estar indo além do que era permitido no traçado. Isso rendeu uma investigação dos comissários que aplicaram uma punição de cinco segundos para Hamilton. Mais tarde o piloto da Mercedes recebeu mais dez segundos de punição.
LEIA MAIS: Resultado do GP da Áustria sofre alteração. 8 pilotos são punidos por exceder os limites de pista
“Faz uma grande diferença lutar contra alguns dos carros mais rápidos e as equipes maiores e não apenas isso, mas lutar pelo P5, acho que fez uma grande diferença. É muito emocionante pra mim, provavelmente para todos que estão assistindo, para todos os fãs da McLaren e para todos que trabalham na equipe, é claro que é mais emocionante”, comentou Lando Norris.
“Você sente que está sendo recompensado e isso faz uma grande diferença, muito feliz com o desempenho de todos, o progresso que fizemos, mas claramente há mais a ser feito”, seguiu.
É importante lembrar que a McLaren estava lutando para estar nos pontos nas outras corridas, além disso, o time foi superado pela Alpine que está habitando a zona de pontuação com mais frequência. Em algumas classificações a McLaren até estava fazendo uma graça, mas não conseguia manter o ritmo ao longo da corrida, principalmente quando a troca de pneus era realizada.
Desde o começo da temporada o time tem passado por mudanças, tentando aprimorar o departamento técnico em busca de mais eficiência. Seria interessante para a McLaren entrar nas férias de verão vendo realmente algum progresso no carro, principalmente para alimentar ainda mais a disputa do meio do pelotão.