A McLaren confirmou que o abandono de Lando Norris no GP da Holanda de 2025 foi causado por um problema no chassi do MCL39, isentando a fornecedora de unidades de potência Mercedes de qualquer culpa pelo incidente.
O britânico foi forçado a abandonar a prova no circuito de Zandvoort, após relatar pelo rádio ao seu engenheiro, Will Joseph, que havia fumaça entrando no cockpit, antes do motor desligar. Inicialmente, pelas imagens geradas pela transmissão, acreditava-se que o carro estava com um problema na unidade de potência.
A Mercedes ao longo do ano sofreu alguns reveses com o seu motor, na sequência das provas em Ímola, Mônaco e Barcelona. Até então, a única cliente que tinha sentido um problema foi a Aston Martin, mas Williams e McLaren seguiam bem.
A falha no carro da equipe britânica no GP da Holanda também levantou suspeitas sobre a confiabilidades, mas Andrea Stella, esclareceu após a corrida que o problema não estava relacionado ao motor.
“Identificamos um problema no chassi e faremos uma revisão completa antes de corrermos novamente em Monza”, disse o chefe de equipe da McLaren.
“Este é o primeiro problema técnico da equipe depois de uma longa sequência de confiabilidade impecável.”
Stella preferiu não detalhar a natureza exata da falha, mas destacou que a McLaren analisará profundamente o ocorrido para evitar novas quebras e permitir que o campeonato siga o seu curso.
“A confiabilidade tem sido um ponto forte na McLaren há muito tempo. Tivemos o que parece ser um problema técnico de confiabilidade, o que é decepcionante. Toda a equipe processará o ocorrido, tentará absorver o aprendizado e revisar o problema, corrigi-lo e garantir que isso não seja mais um fator para o futuro, não apenas para o restante do campeonato, mesmo que obviamente esse seja o foco principal no momento.”
O abandono de Norris teve peso significativo no campeonato. Até então, a diferença para seu companheiro de equipe Oscar Piastri era de apenas 9 pontos, mas após a vitória do australiano em Zandvoort, a vantagem subiu para 34 pontos, restando nove corridas para o fim da temporada.
Questionado sobre o impacto do problema na disputa interna, Stella ressaltou que o foco deve estar no trabalho conjunto.
“Temos algumas indicações iniciais com base nos dados. Mas, para ser justo, não temos provas cabais do que aconteceu com o carro de Lando. Portanto, eu me absteria de fazer qualquer especulação sobre se o problema está no chassi ou no motor.”
“Para ser justo, não faz muita diferença em termos de resultado. Mesmo em termos de como isso é percebido, quero aproveitar a oportunidade para lembrar que vemos apenas chassi e motor — é uma única equipe. Então, veremos tecnicamente onde está o problema, consertaremos e tentaremos novamente.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.