Nesta quinta-feira (01) a McLaren confirmou a permanência de Andreas Stella na equipe. O chefe de equipe assinou um contrato de múltiplos anos, para dar continuidade ao forte trabalho que tem realizado com o time.
O italiano ingressou na McLaren m 2015 como chefe de operações de corrida e diretor de desempenho, assumindo o cargo de diretor-executivo de corrida em 2019. Com a saída de Andreas Seidl no final de 2022, Stella assumiu o cargo de chefe de equipe da McLaren.
Desde então, liderando a equipe, ele deu continuidade ao trabalho para o levantamento do time britânico, que agora voltou a disputar pódios e vitórias com regularidade. O seu impacto na organização da McLaren é incontestável, sob o seu comando estamos observando uma melhora gradativa do desempenho da equipe.
A McLaren impressionou muito em 2023, se tornando uma das equipes que mais cresceu no grid e conseguiu sustentar esse posto. Stella tem inspirado a confiança e a dedicação dos cerca de mil funcionários da McLaren que acreditam na possibilidade de a equipe recuperar o posto de campeã.
Na atual temporada, a McLaren está em uma sequência impressionante de 10 pódios consecutivos e ocupa a segunda posição no mundial de construtores, separados por apenas 42 pontos atrás da Red Bull (atual líder). O marco é considerável, pois no momento que Stella assumiu a equipe, a McLaren tinha terminado a temporada ocupando a 5ª posição, em 2023 eles foram o 4º colocados no Mundial e neste ano subiram mais duas posições, mas estão em busca de superar a Red Bull até o final da temporada.
“É um privilégio fazer parte da equipe McLaren de Fórmula 1, e estou honrado em continuar em meu papel como chefe de equipe”, disse Stella. “Fizemos grandes progressos no último ano e meio e ainda temos muito trabalho a fazer para lutar consistentemente na frente do grid, o que representa um desafio emocionante.”
“O sucesso vem por meio do trabalho em sinergia da equipe, e estou gostando do meu papel, que me permitiu ajudar a desbloquear talentos individuais e capacitar as pessoas a trabalharem juntas em direção aos objetivos da nossa equipe.”
“Meus agradecimentos vão para Zak por sua confiança em mim como líder, para toda a minha equipe de liderança e todos os meus colegas na equipe, por sua colaboração e apoio contínuos. Estou animado com o que podemos continuar a alcançar juntos.”
A extensão de contrato de Stella é confirmada no momento que a Fórmula 1 passa pelo período de férias de verão, afirmando que eles confiam no trabalho do italiano que seguirá como chefe de equipe no momento que a temporada for retornada. Stella tem muita experiência, trabalhando ao lado de Michael Schumacher, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso durante a sua passagem pela Ferrari.
Em um momento que a F1 lida com tantas mudanças, a McLaren tem buscado cada vez mais segurança e equilíbrio. Também é uma preocupação do CEO da McLaren, Zak Brown manter a estabilidade e a continuidade do time, tendo já garantido a permanência de Lando Norris e Oscar Piastri. Com a extensão do contrato de Stella, a McLaren está bem-posicionada para continuar sua trajetória ascendente e desafiar seriamente a Red Bull pelo título mundial.
“Estou muito feliz em confirmar que estendemos o contrato de Andrea como nosso diretor de equipe de F1 por vários anos. Sua excelente liderança, experiência e o respeito que ele tem dentro da equipe e da Fórmula 1 significam que não poderíamos ter uma pessoa melhor para continuar a busca pela luta consistente na frente do grid”, afirmou Brown.
“Seu impacto na McLaren F1 em seu papel como diretor de equipe foi profundo, não apenas por meio de nossos resultados na pista e da trajetória da equipe, mas também no desenvolvimento de nossa cultura e mentalidade.”
“Com extensões de vários anos já acertadas com Lando, Oscar e agora Andrea, podemos continuar confiantes em nossa busca para nos tornarmos Campeões Mundiais. Estamos todos ansiosos pelos anos que virão sob a liderança de Andrea.”