Nesta terça-feira (22) a McLaren confirma a contratação de Sam Bird, o piloto será companheiro de Jake Hughes na próxima temporada da Fórmula E. Os rumores já indicavam essa movimentação, principalmente após se confirmar a saída de Bird da Jaguar.
Nos últimos dias a McLaren confirmou que René Rast não permaneceria no time, o próximo passo foi confirmar que Hughesseguiria com o time para disputar uma segunda temporada juntos.
Bird é um piloto experiente na categoria elétrica, o britânico corre na Fórmula E desde a primeira temporada. Com 36 anos, Bird já conquistou 11 vitórias, 26 pódios e 6 poles ao longo de nove temporadas. Também foi um postulante ao título e esse é um detalhe que falta em sua carreira. Após três temporadas com a Jaguar, Bird encerrou os seus trabalhos com a equipe e seguiu para a McLaren, equipe que ele já está trabalhando, mesmo antes do anúncio ser efetivado pelo time.
😉 The news you've all been waiting for…
🤝 Welcome to the Team, @sambirdofficial!
— NEOM McLaren FE (@McLarenFE) August 22, 2023
“Estou super empolgado para continuar com a NEOM McLaren. Fazer parte de uma equipe com tanto legado e prestígio como a família McLaren é especial. Sabemos que há algum trabalho para fazer antes da 10ª temporada, para garantir que vamos chegar aonde queremos estar, que é estar na frente do pelotão da Fórmula E. É ótimo fazer parte da equipe e mal posso esperar para começar os preparativos da temporada. Estou supermotivado para ter sucesso com a equipe na 10ª temporada”, afirmou Sam Bird após oficializar a contratação.
Para a 9ª temporada, a McLaren assumiu a estrutura da Mercedes para disputar a Fórmula E. A equipe ocupou a vaga de um time vitorioso no grid da categoria e desde então eles têm trabalhado para ter prestígio na categoria elétrica. A McLaren tem se inserido cada vez em mais categoria, portanto, fez sentido disputar o campeonato elétrico. Para a disputa da 9ª temporada eles contaram com Hughes e Rast, pilotos que tentaram extrair ao máximo do equipamento da McLaren, mas enquanto surpreendiam em classificação, as corridas eram bem mais complicadas.
Bird começou a sua carreira na Fórmula BMW em 2004, chegando ao vice-campeonato em 2005. O britânico competido na Fórmula Renault e disputou a Fórmula 3 e GP2 Series, antes de trabalhar com algumas equipes de Fórmula 1. Desde 2014 ele corre no Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Os destaques incluem a vitória na classe LMP2 em 2014 com a G-Drive Racing e o segundo lugar na classe LMGTE Pro com a AF Corse em 2016.
“É ótimo poder compartilhar a notícia de que Sam se juntará à equipe para a 10ª temporada, ao lado de Jake. Sua experiência e determinação irão alimentar a equipe antes de uma emocionante temporada que está por vir. Assim que o acordo foi fechado, sua primeira pergunta para mim foi quando ele poderia entrar no escritório para começar os preparativos para a 10ª temporada. Isso mostra claramente seu apetite e compromisso em fazer da próxima temporada um sucesso para a McLaren. Ter Sam e Jake a bordo já garantiu confiança na equipe”, disse o chefe de equipe e diretor administrativo da NEOM McLaren Electric Racing.
Por conta do destaque em sua primeira temporada guiando pela McLaren na Fórmula E, Jake Hughes ganhou a oportunidade de disputar mais uma temporada com a equipe. Jake chamou a atenção quando se classificou na terceira posição durante o e-Prix da Cidade do México, prova que o piloto terminou na 5ª posição. Hughes também faturou a pole para a McLaren em sua terceira corrida pelo time, em Diriyah, antes de faturar a segunda pole no e-Prix de Mônaco.
After an impressive first season, we're delighted to announce that Jake will remain with the Team for 2024. 👊
— NEOM McLaren FE (@McLarenFE) August 17, 2023
Jake foi piloto reserva e de desenvolvimento da Mercedes durante a 7ª e 8ª temporadas. A McLaren optou por efetivar o piloto, enquanto lidava com a transição de se tornar McLaren para disputar o seu primeiro Campeonato. Rast após disputar uma temporada completa com a McLaren, mas deixou a equipe para enfrentar novos desafios.
Danke, René. 🧡
We can confirm that @ReneRastRacing will not be racing for the Team in 2024.
After a year of incredible memories, including our first podium in Formula E, everyone associated with the team wishes René the very best in his future endeavours.
— NEOM McLaren FE (@McLarenFE) August 15, 2023