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McLaren admite falha no Catar e entrega vantagem a Verstappen na luta pelo título

Decisão de não parar durante o Safety Car comprometeu a estratégia da equipe, favorecendo Verstappen e levando a disputa pelo título para a última etapa

No decorrer do GP do Catar, ficou claro que a McLaren tomou uma decisão errada para a estratégia dos seus dois pilotos quando optou por não parar nenhum deles durante o Safety Car. O CEO Zak Brown admitiu o erro do último domingo que permitiu a vitória de Max Verstappen.

Os pilotos da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, conquistaram a primeira fila do GP do Catar na classificação realizada no sábado, mas perderam a chance de vitória ao não jogar o mesmo jogo que os demais e fazer o básico.

Na largada, Norris perdeu rapidamente a segunda colocação, antes do momento crucial da corrida acontecer na 7ª volta, quando Nico Hülkenberg ficou parado na curva 1, após um embate mais duro com Pierre Gasly. A entrada do Safety Car motivou uma onda de paradas nos boxes, mas a McLaren ficou com os dois pilotos em pista. Lembrando, que essa corrida por determinação da Pirelli e da FIA necessitava de duas paradas para ser concluída, já que cada conjunto de pneus só poderia rodar por 25 voltas.

Norris que poderia deixar o Catar com o título definido, mas irá para Abu Dhabi com uma diferença de apenas 12 pontos para Max Verstappen, com Piastri atrás do neerlandês, separado por 4 pontos.

“Tomamos a decisão errada. Me sinto péssimo por Oscar e Lando”, disse Brown à F1 TV após a corrida.”Oscar esteve absolutamente impecável durante todo o fim de semana, então nós o decepcionamos. Ganha-se e perde-se como equipe, mas definitivamente não foi um bom momento. Nossa avaliação sobre a entrada do Safety Car naquela volta estava claramente incorreta, então vamos rever isso, estudar o ocorrido, não há nada que possamos fazer agora.”

“Estamos liderando o campeonato, mas com o Oscar em desvantagem, deixamos alguns pontos na mesa, então faremos o nosso melhor em Abu Dhabi. Fomos muito fortes lá no ano passado.”

A McLaren decidiu não tomar partido por nenhum dos dois pilotos, deixando que ambos disputassem o título de pilotos em 2025. No entanto, algumas escolhas feitas pela equipe ao longo das últimas etapas, fizeram não apenas Piastri perder pontos importantes, como Lando Norris; por consequência, Max Verstappen se aproximou dos competidores.

Apesar da desclassificação dupla em Las Vegas, a McLaren poderia priorizar a corrida de Norris neste evento. Mas ao chegar no Catar, o time confirmou que nada mudaria para a prova, com eles livres para continuar competindo. O australiano fez um evento muito forte e também tinha tudo para vencer no domingo, se não fosse a primeira parada tardia que a equipe Papaya fez.

A McLaren tomou a sua decisão no início da corrida e optou por não mudar a estratégia, sobre isso Brown disse: “Não, não queríamos mudar o que havíamos decidido fazer antes da corrida. Acho que é sempre perigoso ficar repensando a própria estratégia.”

Para completar o combo do fim de semana, o chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella, admitiu que a equipe e não os pilotos, precisavam melhorar o desempenho. Neste momento decisivo do campeonato, a McLaren também lidou com pit-stops ruins, que deixaram eles encurralados por conta das “Regras Papaya”.

Também vale destacar que, embora a McLaren permita que seus pilotos disputem as corridas de forma independente, nenhuma das duas laterais da garagem adotou estratégias distintas. A equipe tem trabalhado para fornecer exatamente os mesmos recursos e oportunidades a ambos, garantindo igualdade total na disputa pelo título.

“Estamos desapontados porque estamos perdendo muitos pontos nas duas últimas corridas”, disse Stella à F1 TV. ” Nossos pilotos estão fazendo um ótimo trabalho e, se há algo que precisa ser aprimorado, é a equipe, garantindo que nossos pilotos tenham a possibilidade de capitalizar em cima de suas excelentes habilidades de pilotagem.”

“Por outro lado, precisamos olhar para frente, absorver todo o aprendizado que as corridas nos proporcionam, mas, ao mesmo tempo, precisamos pensar no futuro, nos preparar e manter a confiança.”

“Temos um carro rápido, temos dois ótimos pilotos, precisamos usar todas as informações para garantir que tenhamos um fim de semana de corrida perfeito. Acho que temos todos os ingredientes para sermos bem-sucedidos, ainda está em nossas mãos, mas precisamos fazer um trabalho melhor do que fizemos nas duas últimas corridas.”

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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