No circuito mais veloz e frio do calendário 2017 da Stock Car o Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), viu o simpático Max Wilson em seu carro azul Del Rey da Eurofarma RC conquistar a pole em um treino complicado para ele, após um furo no pneu traseiro esquerdo no Q1, uma pista que mudou de temperatura de uma hora para outra o que lhe rendeu a 15ª posição no Q2, o piloto da RCM cravou a melhor volta com 1min00seg838 para assegurar a ponta.
“A pole é o melhor lugar para largar, mas precisamos fazer um bom trabalho amanhã. Vou comemorar um pouco com meus amigos e a equipe inteira, mas daqui a pouco vamos começar a pensar na corrida”, comentou o pole.
Atrás, Átila Abreu, piloto da Shell Racing que acabou superado por 0s085 pelo rival do time de Rosinei Campos e Daniel Serra da Eurofarma RC brigaram centésimo por centésimo em uma disputa extremamente acirrada, Átila Abreu ficou em segundo e com apenas dois centésimos de distância de Daniel Serra que largará na terceira colocação.
No Q3 onde apenas os seis melhores se classificam do Q2, as posições foram definidas e vieram na quarta posição Julio Campos da Prati-Donaduzzi, o líder do campeonato Thiago Camilo da Ipiranga Racing ficou em quinto e Ricardo Maurício da Eurofarma RC fechou em sexto após abortar a sua volta rápida.
Antônio Pizzonia da Prati-Donaduzzi ficou em sétimo ao lado de Rubens Barrichello da Full Time Sports, fez um excelente Q1, porém não avançou ao Q3, ficando na oitava posição no grid, seguido pelo multi-campeão Cacá Bueno da Cimed Racing, que apontou a mudança de temperatura repentina na queda de rendimento do carro ficando assim com a nona posição, Galid Osman da Ipiranga Racing finaliza a lista do Top 10.
| Como foi o treino classificatório
Após quatro etapas, chegamos a Cascavel no Paraná para uma prova fria e equilibrada, mostrando com a Stock Car de 2017 reagiu bem as novas regras, em pista os pilotos e equipes apontavam que demorava de 5 a 6 voltas para os pneus atingirem a temperatura ideal, contudo, até chegar a este ponto, a condução deveria ser cautelosa para não desgastar os conjuntos de pneus demasiadamente.
Max Wilson da Eurofarma RC veio a Cascavel com um carro todo azul, um mistério galifreiniano pairou sobre o bólido e a equipe não revelou o motivo, um carro de cor diferente dos demais da equipe é bem comum na Stock Car, porém sem patrocínios, “Isso foi uma decisão da equipe. Não sei exatamente o que eles estão pensando, mas é para alguma coisa boa com certeza”, comentou Max, algo de errado não está certo, vamos esperar para ver ou morreremos de curiosidade.
| Q1 Classe A e Q1 Classe B
Como apontado acima, Cascavel estava fria, a ponto de o asfalto não esquentar levando os pilotos a reclamar da falta de aderência, motivo, falta de aquecimento dos pneus.
Porém com pneus novos, Rubens Barrichello marcou a volta mais rápida, seguido por Galid Osman, Antonio Pizzonia, Daniel Serra, Cacá Bueno, Ricardo Maurício, Thiago Camilo, Átila Abreu, Valdeno Brito, Julio Campos, Marcos Gomes, Felipe Fraga, Rafael Suzuki, Vitor Genz e Max Wilson, vale lembrar que Max Wilson teve o pneu traseiro esquerdo furado, mesmo assim cravou tempo suficiente para ir ao Q2.
| Eliminados no Q1
16. 30 Cesar Ramos 1:01.356
17. 18 Allam Khodair 1:01.409
18. 70 Diego Nunes 1:01.441
19. 5 Denis Navarro 1:01.459
20. 110 Felipe Lapenna 1:01.541
21. 12 Lucas Foresti 1:01.596
22. 3 Bia Figueiredo 1:01.622
23. 25 Tuka Rocha 1:01.634
24. 83 Gabriel Casagrande 1:01.637
25. 117 Guilherme Salas 1:01.695
26. 73 Sérgio Jjimenez 1:01.734
27. 10 Ricardo Zonta 1:01.868
28. 44 Betinho Valério 1:01.888
29. 9 Guga Lima 1:01.988
30. 31 Marcio Campos 1:02.325
| Q2
Aqui entre os 15 pilotos mais rápidos do Q1 disputam as seis vagas do Q3 disputa. Caca roda e sai da pista e retorna ao box, reclamando que a mudança de temperatura fez o carro se tornar instável, Rubinho que foi o mais rápido do Q1 não avança e fica no Q2, assim, nesta fase passaram: Julio Campos que fez o melhor tempo, seguido por Átila Abreu, Ricardo Maurício, Max Wilson, Thiago Camilo e Daniel Serra.
| Eliminados no Q2
7. 1 Antonio Pizzonia 1:01.074
8. 111 Rubens Barrichello 1:01.084
9. 0 Cacá Bueno 1:01.092
10. 28 Galid Osman 1:01.258
11. 8 Rafael Suzuki 1:01.311
12. 80 Marcos Gomes 1:01.405
13. 46 Vitor Genz 1:01.456
14. 77 Valdeno Brito 1:01.511
15. 88 Felipe Fraga 1:01.683
| Q3
Apesar da disputa acirrada, Max Wilson contra todas as previsões, esta que apontavam o seu companheiro Daniel Serra como o mais provável candidato a pole, Max Wilson fez uma volta voadora a ainda destacou sobre a sua conquista:
“O nosso time é uma grande família e estamos a nove anos juntos. Amizades nasceram aqui, por isso temos muito respeito uns pelos outros. Eu e o Ricardo estamos há nove anos juntos e isso é uma coisa que vou poder contar para o meu filho, quando ele estiver um pouquinho mais velho, pois isso transcende a parte esportiva, de competição”.
| Confira como ficou o grid de largada para a quarta etapa, em Cascavel:
| Q3
1. 65 Max Wilson 1:00.838
2. 51 Átila Abreu 1:00.923
3. 29 Daniel Serra 1:00.925
4. 4 Julio Campos 1:00.946
5. 21 Thiago Camilo 1:01.036
6. 90 Ricardo Mauricio sem tempo
| Eliminados no Q2
7. 1 Antonio Pizzonia 1:01.074
8. 111 Rubens Barrichello 1:01.084
9. 0 Cacá Bueno 1:01.092
10. 28 Galid Osman 1:01.258
11. 8 Rafael Suzuki 1:01.311
12. 80 Marcos Gomes 1:01.405
13. 46 Vitor Genz 1:01.456
14. 77 Valdeno Brito 1:01.511
15. 88 Felipe Fraga 1:01.683
| Eliminados no Q1
16. 30 Cesar Ramos 1:01.356
17. 18 Allam Khodair 1:01.409
18. 70 Diego Nunes 1:01.441
19. 5 Denis Navarro 1:01.459
20. 110 Felipe Lapenna 1:01.541
21. 12 Lucas Foresti 1:01.596
22. 3 Bia Figueiredo 1:01.622
23. 25 Tuka Rocha 1:01.634
24. 83 Gabriel Casagrande 1:01.637
25. 117 Guilherme Salas 1:01.695
26. 73 Sérgio Jjimenez 1:01.734
27. 10 Ricardo Zonta 1:01.868
28. 44 Betinho Valério 1:01.888
29. 9 Guga Lima 1:01.988
30. 31 Marcio Campos 1:02.325
A largada da primeira das duas etapas em Cascavel ocorre neste domingo, às 12h30 (horário de Brasília) e será transmitido pelo Sportv 3 e você poderá acompanhar a nossa equipe pela #BPnaStockCar no Twitter e no Facebook.
Foto de capa: Duda Bairros