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Max Verstappen sobra em classificação e fatura pole para o GP da Áustria

Primeira fila da Sprint se repete com presença com Max Verstappen pole e Lando Norris ocupando a segunda posição. Oscar Piastri tem volta deletada no final do Q3

Neste sábado (29) Max Verstappen faturou a 40ª pole da carreira. A Red Bull conseguiu melhorar ainda mais o carro do holandês depois da realização do conjunto da Sprint e desta vez a distância para a McLaren foi muito maior do que a observada na classificação da sexta-feira.

O holandês registrou a marca de 1m04s314, contra 1m04s718 obtido por Lando Norris, una diferença de 0s404. Este será o segundo embate entre Verstappen e Norris no fim de semana, depois de um duelo intenso travado nas primeiras voltas da Sprint. O piloto da McLaren terá mais uma chance de brigar com o holandês, mas dependerá muito do quanto a Red Bull conseguiu avançar entre as sessões.

George Russell herdou o terceiro lugar, após Oscar Piastri ter a sua volta deletada ao final do Q3. O britânico da Mercedes dividirá a segunda fila com Carlos Sainz.

Lewis Hamilton foi o quinto colocado, acompanhado por Charles Leclerc que se estabeleceu na sexta posição depois de cometer um erro em sua última tentativa de volta rápida. Piastri caiu para a sétima posição depois da volta deletada, seguido por Sergio Pérez que ficou separado por mais de 1 segundo do companheiro de equipe.

Nico Hülkenberg e estabeleceu na nona posição, mas pode sofrer uma penalidade por não seguir a regra do fest-lane. Esteban Ocon representou a Alpine na décima posição.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 10h (pelo horário de Brasília), para a disputa do GP da Áustria.

Saiba como foi a Classificação do GP da Áustria

Depois da disputa da Sprint da Áustria, que contou com vitória de Max Verstappen. Os pilotos retornaram para a pista, partindo para a definição do grid de largada da corrida principal.

A temperatura da pista estava na casa dos 47 °C, com 32 °C no ambiente.

Q1

Desta vez os pilotos não têm uma regra para seguir na classificação, podendo usar os pneus macios desde o início da sessão. Quando a pista foi liberada, Max Verstappen invadiu o traçado, a Red Bull optou por instalar pneus macios usados, pensando no restante da sessão.

Rapidamente outros competidores iniciaram a preparação para a classificação. Apenas a dupla da Haas, Williams e Sauber usavam pneus novos desde o começo.

Verstappen abriu a tabela com 1m6s054, contra 1m06s201 de Sergio Pérez. A dupla da Mercedes aguardou nos boxes, enquanto a primeira volta rápida era obtida pelo restante do pelotão, desta forma, os dez primeiros eram: Leclerc, Norris, Piastri, Tsunoda, Sainz, Verstappen, Magnusen, Pérez, Ricciardo e Hülk.

Quando a dupla da Mercedes fechou a sua primeira volta rápida, Lewis Hamilton assumiu sétima posição com a marca de 1m05s946. George Russell roubou a ponta que era de Leclerc anotando 1m05s614, com uma vantagem de 0s287 estabelecida.

Na zona de eliminação estavam: Bottas, Sargeant, Alonso, Gasly e Stroll. Na sequência o pelotão instalava pneus macios novos para melhorar as posições, na tentativa de fugir da eliminação.

Com os pneus macios novos, Sainz cravou 1m05s263, para se tornar o líder, em uma diferença de apenas 0s073 para Verstappen, na segunda tentativa de volta rápida do holandês.

Restavam ainda seis minutos para o final da sessão, os pilotos tentavam melhorar as suas marcas. A Mercedes foi perdendo terreno conforme as voltas eram registradas. Russell era o sexto colocado, com Hamilton em décimo sexto.

Os competidores do time alemão passaram para os boxes em busca de preparar o carro para a segunda saída.

Nos últimos dois minutos, ocorreu uma nova saída dos boxes, foi neste momento que Hamilton tentou se livrar da eliminação. O inglês da Mercedes passou a ocupar a sétima posição com 1m05s541. Magnussen por sua vez conseguiu o quinto lugar.

Alonso escapou da eliminação, possibilitando que uma das Aston Martin participasse do Q2, enquanto a dupla da Williams e Sauber teve sua participação restrita ao Q1.

Eliminados
16) Alexander Albon – 1m05s736
17) Lance Stroll – 1m05s819
18) Valtteri Bottas – 1m05s847
19) Logan Sargeant – 1m05s856
20) Zhou Guanyu – 1m06s061

Q2

A classificação seguiu, com a dupla da Alpine e Ferrari dando início ao Q2. Esteban Ocon abriu a tabela com o tempo de 1m05s582, contra 1m05s657 de Pierre Gasly e a marca de 1m05s745 de Sainz. Leclerc por sua vez saltou para a ponta com o tempo de 1m05s532.

Conforme os pilotos invadiam o traçado, os tempos obtidos no começo do Q2 eram brutalmente superados. Verstappen foi o primeiro piloto a entrar na casa de 1m04s577. Mesmo Russell que era o segundo colocado, ficou separado por 0s491 do piloto da Red Bull.

Com risco de serem eliminados, a Ferrari aproveitou a pista vazia para melhorar as suas marcas. Sainz saltou para o segundo lugar com o tempo de 1m05s016, mas ainda distante de Verstappen. Leclerc passou a ocupar o sexto lugar com 1m05s104.

Restando quatro minutos para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Russell, Piastri, Norris, Leclerc, Pérez, Hamilton, Ocon e Ricciardo. Enquanto Gasly, Tsunoda, Hülk, Magnussen e Alonso estavam na zona de eliminação.

Hülk será investigado ao final da classificação por não respeitar a regra do fest-lane para a saída dos boxes.

Nos últimos dois minutos o pelotão retornou para o traçado em busca de avançar ao Q1. Verstappen melhorou ainda mais a sua marca para 1m04s469, se mantendo na liderança.

Desta vez a dupla da Racing Bulls, Gasly, Magnussen e Alonso foram eliminados.

Eliminados
11) Daniel Ricciardo – 1m05s289
12) Kevin Magnussen – 1m05s347
13) Pierre Gasly – 1m05s359
14) Yuki Tsunoda – 1m05s412
15) Fernando Alonso – 1m05s639

Q3

No início do Q3, apenas Leclerc, Pérez, Ocon e Hülk não usaram pneus macios novos. Quando a primeira volta rápida foi registrada, Max Verstappen sobrava com a marca de 1m04s426, contra 1m04s787 de Lando Norris.

Russell aparecia na terceira posição com o tempo de 1m04s954, em mais uma performance da Mercedes à frente da Ferrari. Lewis Hamilton foi liberado para o pit-lane com a mangueira do exaustor conectada e essa liberação era investigada pelos comissários. O inglês não teve a sua volta atrapalhada, obtendo o sexto lugar.

Sergio Pérez ficou com a oitava posição, com 1m05s504, separado por mais de 1 segundo de Verstappen.

Restando cerca de três minutos para o final, os pilotos apostavam em outro jogo de pneus para buscar uma volta rápida. Verstappen melhorou ainda mais o seu tempo com 1m04s314, conquistando a pole para o GP da Áustria.

Norris ficou com o segundo lugar (1m04s718) para começar mais uma prova ao lado do holandês. Piastri teve a sua volta rápida deletada, caindo para a sétima posição. Russell foi provido para o segundo lugar, acompanhado por Sainz e Hamilton. Leclerc extravasou os limites de pista cometendo um grande erro em sua última tentativa de volta rápida.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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