AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Max Verstappen quebra recorde com vitória dominante no Grande Prêmio de São Paulo

Prova é marcada por abandono de Leclerc, batida de Magnussen e Albon, além de ritmo absoluto de Verstappen

Max Verstappen não deixou espaço para os adversários e fez valer a conquista da pole, para consolidar sua 17ª vitória na temporada de 2023. O piloto da Red Bull liderou a corrida do início ao fim, confirmando seu favoritismo, combinado ao desempenho do carro.

Ainda não era nem corrida, mas começou com drama. Na volta de formação, Charles Leclerc da Ferrari viu a sua corrida acabar alí mesmo, com um abandono precoce do monegasco que foi para a barreira de contenção.

Largada autorizada, Verstappen fez uma largada limpa, para conservar a ponta, mas na sequência ocorreu uma batida forte entre Alex Albon e Kevin Magnussen, levando a corrida para o regime de bandeira vermelha, paralisando a prova e resultando na saída imediata dos dois pilotos.

Depois da limpeza na pista e tudo acertado, os competidores foram encaminhados para a relargada. Com a prova reiniciada outra vez, Verstappen demonstrou sua habilidade ao defender a liderança diante do avanço de Lando Norris, que largou da sexta posição rapidamente estava em segundo. O britânico da McLaren seguiu firme até o final da prova, para consolidar o segundo pódio do fim de semana, enquanto Fernando Alonso, da Aston Martin, travou uma batalha emocionante com Sergio Perez, da Red Bull, para ficar em terceiro

Outro destaque foi Lance Stroll, que terminou em quinto, atrás de Perez, e à frente do único piloto da Ferrari na pista, Carlos Sainz, que cruzou a linha de chegada em sexto. Pierre Gasly, da Alpine, foi o sétimo, seguido por Lewis Hamilton, da Mercedes, que enfrentou um dia difícil e terminou em oitavo. Yuki Tsunoda e Esteban Ocon completaram o top-10.

Apesar de uma corrida movimentada, vários pilotos tiveram que abandonar. Além de Leclerc, George Russell, da Mercedes, foi forçado a parar devido a problemas técnicos, assim como Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, ambos da Alfa Romeo. Os incidentes com Albon e Magnussen logo no início também marcaram a prova, deixando ambos fora do duelo.

Com essa vitória no Brasil, Verstappen entra para a história, batendo o recorde de maior número de vitórias em uma única temporada, ampliando sua liderança, mesmo após faturar o campeonato.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo