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Max Verstappen fatura pole na Arábia Saudita com sobra

Em performance impressionante, Verstappen demonstra que pode extrair ainda mais do carro e não deixa espaço para os rivais

Nesta sexta-feira (08) Max Verstappen conquistou a segunda pole da temporada 2024. Demonstrando que tinha um ritmo muito superior, o holandês anotou 1m27s472. Bastou a primeira volta rápida do Q3 para definir o piloto da Red Bull na primeira posição.

Charles Leclerc tentou melhorar a sua performance e da quarta posição, ficou com o segundo lugar, separado por 0s319 do pole. O monegasco conseguiu impedir uma primeira fila da Red Bull, desta forma Sergio Pérez começará a prova ocupando a terceira posição.

Fernando Alonso brigou para estar na primeira fila, mas ficou com o quarto lugar. Ao menos nota-se uma Aston Martin com uma performance melhor em Jeddah, quando comparado com o desempenho do Bahrein.

A próxima fila é apenas da McLaren, Oscar Piastri ficou com o quinto lugar, enquanto Lando Norris ocupou a sexta posição. Na sequência estão George Russell e Lewis Hamilton. O dono do carro #63 até perseguiu as primeiras posições, mas com a evolução da pista, a Mercedes foi derrotada.

Yuki Tsunoda representou a RB, ocupando o nono lugar, enquanto Daniel Ricciardo foi apenas o décimo quarto colocado. Vale lembrar que na última corrida os pilotos se estranharam, principalmente por conta de uma ordem de equipe do time que não valia se quer um duelo por pontos.

Lance Stroll completou o top-10 ocupando a décima posição.

Sem Carlos Sainz em pista, Oliver Bearman realizou a sua primeira classificação na Fórmula 1. O piloto inglês faturou a décima primeira posição com a Ferrari.

A F1 retorna neste sábado (09) às 14h (pelo horário de Brasília) para a disputa da segunda corrida da temporada 2024.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 1 na Arábia Saudita

Nesta classificação, a atenção está voltada principalmente para Oliver Bearman, após o piloto ter faturado a chance de participar do restante do fim de semana da Fórmula 1.

Carlos Sainz foi operado após identificarem uma apendicite. O piloto espanhol agora passa por recuperação para retornar na Austrália.

Q1

Quando o Q1 teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 32°C, com 25°C no ambiente.

Aos poucos os competidores eram liberados para o traçado com um jogo de pneus macios novos instalados nos carros. No entanto, a dupla da Mercedes foi liberada com pneus médios, para preservar os compostos mais velozes do fim de semana para o restante da sessão.

Os primeiros tempos foram obtidos na casa de 1m29s, mas Fernando Alonso apareceu na ponta da tabela ao cravar 1m28s876.

Hülkenberg e Sargeant se estranharam na pista, pois o piloto da Haas estava em volta rápida e não conseguiu ultrapassar o norte-americano. A situação era avaliada.

O espanhol da Aston Martin foi se mantendo na ponta até que Oscar Piastri anotou 1m28s755, seguido por Lando Norris, com os companheiros de equipe separados por 0s050. O piloto australiano deu uma leve tocada no muro de contenção enquanto conseguia a marca.

Bearman foi se mantendo no traçado ganhando confiança, o inglês saltou para o quarto lugar com a marca de 1m28s984, superando Charles Leclerc na tabela de tempos – que até então era o quinto colocado.

Restando sete minutos para o final da atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Alonso, Piastri, Pérez, Norris, Bearman, Magnussen, Albon e Stroll. O holandês da Red Bull tinha a marca de 1m28s491. A classificação estava bem parelha.

Na zona de eliminação estavam: Gasly, Sargeant, Bottas, Ocon e Zhou. O piloto chinês da Sauber foi liberado para o traçado nos últimos dois minutos, pois a equipe ainda estava trabalhando na reparação do equipamento, após Zhou bater no TL3.

Por conta da proximidade dos competidores na tabela de tempos, a opção foi liberar novamente os pilotos para a pista, pois era esperada uma evolução.

Leclerc então saltou para a ponta com 1m28s318, em uma diferença de 0s173 para Verstappen, porém, o holandês tinha mais para mostrar e cravou 1m28s171. Lance Stroll impressionou ao tomar o segundo lugar do monegasco da Ferrari.

Bearman conseguiu avançar para o Q2 ocupando a nona posição.

Zhou não conseguiu abrir volta rápida, ficando sem nenhum tempo e, portanto, ocupando a última posição do grid.

Os comissários da FIA investigavam a questão envolvendo o delta de velocidade, que pode não ter sido respeitado por alguns competidores, atrapalhando o fluxo da classificação.

Eliminados

16) Valtteri Bottas – 1m29s179
17) Esteban Ocon – 1m29s475
18) Pierre Gasly – 1m29s479
19) Logan Sargeant – 1m29s526
20) Zhou Guanyu – Sem Tempo

Q2

Com a pista liberada uma segunda vez, apenas Bearman, Albon estavam com pneus macios já usados, o restante tinha a liberdade de trabalhar com compostos novos.

Restando 11 minutos para o final do Q2, Nico Hülkenberg provocou uma bandeira vermelha, após lidar com uma perda de potência do motor. O piloto precisou encostar o carro na curva 8 e não pode participar do restante da atividade.

O carro da Haas não demorou para ser encaminhado para uma área externa, portanto, a atividade pode ser reestabelecida rapidamente.

Apenas Russell, Norris, Hamilton, Piastri e Magnussen eram os únicos com tempo na tabela quando a sessão passou pela interrupção.

Verstappen anotou 1m28s078, o holandês quase foi superado por Fernando Alonso, mas a volta do espanhol foi prejudicada no terceiro setor. O piloto da Aston Martin estava separado por apenas 0s044 do piloto da Red Bull.

Charles Leclerc aparecia na terceira posição com 1m28s179. A Ferrari deu a oportunidade para Bearman usar um novo conjunto de pneus macios, enquanto buscava a sua primeira volta rápida no Q2.

O estreante da Ferrari extravasou os limites de pista e estava abusando um pouco mais do carro no Q2, mas com um erro ficou apenas na décima primeira posição, com a marca de 1m28s915.

Com o cronômetro zerado, foram eliminados: Bearman, Albon, Magnussen, Ricciardo e Hülkenberg. Bearman ainda melhorou a sua marca, mas não foi suficiente para seguir ao Q3.

Lewis Hamilton quase foi eliminado, mas conseguiu ficar com a décima posição.

Eliminados

11) Oliver Bearman – 1m28s642
12) Alexander Albon – 1m28s980
13) Kevin Magnussen – 1m29s020
14) Daniel Ricciardo – 1m29s025
15) Nico Hülkenberg – sem tempo

Q3

O Q3 começou agitado, Max Verstappen logo destruiu os oponentes anotando 1m27s472, superando a marca de Sergio Pérez (1m27s807) e Fernando Alonso (1m27s988).

Charles Leclerc trabalhou em duas voltas de aquecimento dos pneus, antes de faturar a quarta posição com 1m28s272. George Russell representava a Mercedes na quinta posição, com a marca de 1m28s316.

Restando menos de quatro minutos para o final, os competidores eram mais uma vez liberados para a pista, com os pneus macios novos marcando o encerramento da sessão.

Usando o vácuo do carro de Hamilton, Fernando Alonso abriu a sua última volta rápida no traçado, mas precisou se contentar com o quarto lugar.

Max Verstappen não melhorou a sua marca no final, mas Charles Leclerc assumiu a segunda posição, separado por 0s319 do holandês, desta forma o monegasco quebrou a primeira fila que seria formada apenas por carros da Red Bull.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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