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Max Verstappen fatura a pole para o GP da China. Red Bull domina a primeira fila para a corrida principal

Com grande performance, Red Bull domina classificação na China. Alonso fica com a terceira posição, enquanto dupla da Ferrari é superada pelos pilotos da McLaren

Max Verstappen conquista a 37ª pole da carreira e a 100ª da Red Bull na Fórmula 1. A performance do holandês em pista seca foi sem erros e muito segura, o holandês cravou 1m33s660, eliminando os concorrentes.

Sergio Pérez superou Fernando Alonso na última volta, para completar a primeira fila da Red Bull na China. O mexicano ficou separado por 0s322 do companheiro de equipe.

Alonso teve que se contentar com a terceira posição, anotando 1m34s148 com a Aston Martin. O piloto espanhol dividirá a segunda fila com Lando Norris da McLaren.

Oscar Piastri faturou a quinta posição, mostrando que a McLaren tinha mais ritmo de classificação que a Ferrari neste traçado, o resultado é bem positivo para o time e mais uma oportunidade de obter bons pontos na China.

Charles Leclerc acertou o segundo setor da pista e pode superar Carlos Sainz, para ocupar o exto lugar, à frente do espanhol, que foi o sétimo colocado. Sainz teve sorte, mesmo com a batida no Q2, conseguiu participar do restante da classificação.

George Russell representou a Mercedes na oitava posição, enquanto Lewis Hamilton foi eliminado no Q1.

Nico Hülkenberg faturou a nona posição com a Haas, seguido por Valtteri Bottas em décimo. Desta vez o dono da casa, Zhou Guanyu não conseguiu acompanhar o finlandês até o final da classificação.

A Fórmula 1 retorna nesta madrugada de sábado para domingo, às 4h da manhã (pelo horário de Brasília) para a disputa do GP da China.

Saiba como foi a classificação para o GP da China

Após disputar a prova Sprint no início deste sábado, contando com vitória de Max Verstappen, os pilotos de Fórmula 1 retornaram ao Circuito de Xangai, agora para disputar uma nova classificação.

A sessão tem por objetivo formar o grid de largada da corrida principal que será disputada no domingo.

O tempo estava firme, diferente da primeira classificação do fim de semana. Quando dos carros foram enviados ao traçado, o asfalto estava aferindo 35°C, com 22°C no ambiente.

Q1

Sem a obrigatoriedade de utilizar uma determinada gama de pneus, os competidores seguiram ao traçado usando um conjunto novo de pneus macios. No entanto, na primeira liberação de Carlos Sainz, a Ferrari deixou o piloto com os pneus médios usados instalados.

Os primeiros tempos ficavam na casa de 1m36s ou 1m37s. George Russell apareceu na liderança com a marca de 1m36s436, enquanto outros competidores estavam aquecendo os seus compostos.

Alguns pilotos retornaram aos boxes antes de buscar uma volta cronometrada, como foi o caso de Oscar Piastri e Alexander Albon.

Charles Leclerc foi o primeiro competidor a entrar na casa de 1m35s980, mas a marca do monegasco foi rapidamente superada. Fernando Alonso apareceu na liderança com a marca de 1m35s116, aferida com pneus macios novos.

Sergio Pérez quase acertou Alexander Albon quando estava em volta rápida, o mexicano precisou extravasar os limites de pista para evitar um acidente. O piloto da Williams não encontrou espaço para se livrar do adversário na curva 1 do circuito.

Com ao menos uma volta rápida de cada um dos pilotos, os dez primeiros eram: Piastri, Alonso, Verstappen, Bottas, Albon, Russell, Leclerc, Stroll, Hülkenberg e Zhou.

Sainz conseguiu superar o tempo de Piastri, contando com um jogo de pneus macios, o espanhol cravou 1m34s970, superando a marca de Piastri em 0s044.

Na zona de eliminação, estavam: Ricciardo, Norris, Hamilton, Magnussen e Pérez. O mexicano estava deixando os boxes outra vez, na tentativa de obter ao menos uma volta rápida, após ser atrapalhado por Albon. Pérez experimentou uma pista mais livre. O mexicano conseguiu apenas o sétimo tempo com a marca 1m35s457.

Norris estabeleceu 1m34s842 para deixar a zona de eliminação, para ocupar a ponta. Restando três minutos para o término do Q1, os pilotos que estavam mais pressionados na classificação, seguiram mais uma vez ao traçado.

Hülkenberg se livrou da zona de eliminação. Verstappen assumiu a liderança com 1m34s742. Hamilton, que brigou pela pole na sexta-feira, foi eliminado no Q1, por um errinho no final da volta.

A bandeira amarela que pintou no final da sessão, foi provocada por erro de Logan Sargeant.

Eliminados
16) Zhou Guanyu – 1m35s505
17) Kevin Magnussen – 1m35s516
18) Lewis Hamilton – 1m35s573
19) Yuki Tsunoda – 1m35s746
20) Logan Sargeant – 1m35s358

Q2

O Q2 estava com o cronômetro em regressiva, mas os pilotos aguardavam um pouco mais de tempo para se lançar ao traçado.

Os primeiros tempos começaram a aparecer na tabela, quando restavam cerca de nove minutos para o final. Nico Hülkenberg cravou 1m34s979 com a Haas.

Carlos Sainz perdeu o controle do carro na última curva do circuito, após passar com o carro na brita. O espanhol foi parar do outro lado da pista encostando na barreira de proteção. A classificação foi levada para a bandeira vermelha.

O espanhol colocou o carro para funcionar e conseguiu retornar aos boxes.

Restavam 06m44s para o final da classificação. Os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Piastri, Alonso, Pérez, Hülkenberg, Bottas, Stroll, Leclerc e Ricciardo. Na zona de eliminação estavam: Albon, Ocon, Gasly, Sainz e Russell.

Na liderança, Verstappen tinha 1m33s946.

Quando a sessão foi reestabelecida, Verstappen foi liberado ao traçado, assim como Russell, já que o piloto da Mercedes ainda não tinha tempo registrado na tabela de tempos.

Verstappen melhorou o seu tempo para 1m33s794. Russell faturou o terceiro lugar com 1m34s609. Sainz tinha apenas uma tentativa para se livrar da eliminação.

Bottas retirou Stroll do Q3. Sainz saltou para a terceira posição com 1m34s368.

Eliminados
11) Lance Stroll – 1m34s838
12) Daniel Ricciardo – 1m34s934
13) Esteban Ocon – 1m35s223
14) Alexander Albon – 1m35s241
15) Pierre Gasly – 1m34s463

Q3

Nesta última fase da classificação, grande parte dos pilotos já usava logo de cara os pneus macios novos, Russell e Hülkenberg precisaram trabalhar com pneus macios usados.

Verstappen logo assumiu a liderança com 1m33s977, seguido por Alonso com 1m34s371. O espanhol superou Pérez que era o terceiro colocado. A dupla da McLaren estava à frente dos pilotos da Ferrari, Norris era o quarto colocado e mesmo com um erro de Oscar Piastri, o australiano obteve a quinta posição. Sainz superou Leclerc para ser o sexto colocado. Hülk, Russel e Bottas completavam o top-10.

Os pilotos se preparavam para mais uma saída, restando mais de cinco minutos para o final. Apenas Bottas ainda não tinha uma volta rápida, pois contava com apenas um jogo de pneus para buscar a volta rápida no Q3.

Mesmo com a Ferrari melhorando os seus tempos, a dupla da McLaren voltou a superar os pilotos do time italiano. Verstappen cravou 1m33s660 ficando com a pole do GP da China.

Sergio Pérez completou com Verstappen a primeira fila. Alonso foi empurrado para a terceira posição com o tempo de 1m34s148.

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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