O atual campeão da Fórmula 1, Max Verstappen, defendeu seu pai, Jos, após este ter se pronunciado sobre a polêmica envolvendo o diretor Christian Horner, que tomou os holofotes no início da nova temporada da Red Bull.
O pai do tricampeão criticou a decisão da Red Bull de manter Horner em seu cargo, expressando preocupações de que “a equipe está correndo o risco de se desintegrar” em meio a alegações de comportamento inadequado por parte do chefe da escuderia em relação a um membro da equipe, declarou Verstappen à Reuters antes do Grande Prêmio da Arábia Saudita deste fim de semana:
Conhecendo meu pai, ele é muito direto e honesto, isso é certo
Porém, Max Verstappen aparece não se abalar com escândalos, não demonstrando interesse também na solução do caso em seu ano de busca pelo tetracampeonato, um futuro conturbado na equipe poderá atrapalhar ele na briga pelo título.
Após os comentários de Jos Verstappen, a Red Bull emitiu um comunicado à imprensa na segunda-feira (4), afirmando: “Essa afirmação não corresponde à realidade. Estamos unidos como equipe e focados nas corridas.”
Na semana passada, Horner foi inocentado de quaisquer irregularidades e negou categoricamente as acusações, após supostas mensagens vazadas circularem entre membros da comunidade da Fórmula 1 em um arquivo no Google Drive. A autenticidade dessas mensagens não pôde ser corroborada pela CNN.
Em resposta ao email em massa, a Red Bull comunicou à imprensa:
Trata-se de um assunto privado, portanto, seria inadequado para a Red Bull fazer qualquer comentário a respeito
Em entrevista ao jornal holandês De Telegraaf, Jos Verstappen negou ser a fonte das mensagens vazadas, indagando:
Por que eu faria isso? Max tem contrato com a Red Bull até 2028, está apresentando um ótimo desempenho e se sente em casa aqui. Não tenho nenhum interesse nisso
Após a vitória de Verstappen na corrida de abertura da temporada no Grande Prêmio do Bahrein, onde Horner estava presente com sua esposa Geri Halliwell, o pai de Verstappen afirmou ao Daily Mail que “há uma tensão enquanto ele permanece na posição”.
Ele complementou:
Isso não pode continuar assim. A situação vai explodir. Ele está se vitimizando, quando na verdade é ele quem está causando os problemas